Terrugem

Depois de sairmos de Alter do Chão ao final da tarde, partimos com rumo a Terrugem, com passagem por Monforte e Elvas.
A seguinte paragem para pernoita foi em Terrugem, onde existe uma estação de serviço para ACs, localizada no Parque de Feiras de Santo António, junto à Praça de Touros (Coordenadas GPS: N: 38º 50' 44'' - W: 07º 20' 55'').

Mesmo em frente da área de serviço existe um picadeiro, onde no dia seguinte ali vimos treinar os seus cavalos, a toureira tauromáquica Ana Batista.

A nossa chegada a Terrugem pela hora de jantar, foi o pretexto para que se procurasse o belíssimo restaurante “A Bolota”, de D. Júlia Gaspar Vinagre, cuja arte culinária e o bom gosto sobressai, num poiso privilegiado para os bons apreciadores da gastronomia alentejana. É um lugar onde senhoras vestidas com o trajo regional trabalham com apuro e servem com esmero.
É um restaurante onde a consulta da carta dá vontade de comer um bocadinho de tudo. E isso é possível, quando se opta como nós, pelo o menu-degustação, servido em quantidades sensatas e com pratos de confecção apurada.

Depois, utilizamos a mesma estratégia para as sobremesas, onde para além de alguns doces da rica e variada doçaria conventual alentejana, foram degustados os sorvetes feitos com frutos frescos. Uma maravilha a não perder!...

Terrugem é uma povoação de casas branquinhas a menos de meio caminho entre Borba e Elvas, a escassos metros ao sul da estrada n.° 4, nas faldas do Monte de Santo António, em cujos cimos a dar vistas para Vila Boim, teve seu assento o antigo povoado da época romana e visigótica.

Meio escondida entre o arvoredo parece negar aos estudiosos a sua pequenina história que procurámos indagar.

Sobre a fundação desta aldeia existe uma memória muito antiga da família Soto Maior, que diz ter vindo das Astúrias, João Foreiro com quatro irmãos no tempo de D. Afonso Henriques, quando este ainda não era rei.

Parece que estes quatro irmãos, expulsaram os mouros de S. Romão, Fatalão e da Terrugem de que eles e seus descendentes ficaram senhores. No fim do séc. XVIII, por memória estes possuíam uma herdade em cada uma das referidas terras.

Em documentos antigos aparece o nome desta freguesia com as seguintes grafias: Taruga, Tarruja, Tarrugem, Terruge e Terrugem. Derivado dela é muito natural ser o apelido Torrujo que aparece na região nos séculos passados.

Esta típica aldeia alentejana tem como base económica tanto a agricultura de sequeiro como o trabalho em curtumes, obra da cerca de uma dezena de indústrias que ainda laboram nesta aldeia, sendo estas a fonte empregadora de cerca de uma centena de habitantes.

Administrativamente pertence ao concelho de Elvas e ao distrito de Portalegre. Dos seus edifícios apenas a igreja data do século XVIII.

Fonte: http://www.jfterrugem.pt/

Restaurante A Bolota - Watch a funny movie here

Visita à Coudelaria de Alter e Convento do Crato


A 4 quilómetros a Noroeste de Alter do Chão fica a Coudelaria de Alter, rodeada de 300 hectares de terras aráveis, cuja fundação pertence ao rei D. João V, da Casa de Bragança, no ano de 1748. Este rei, ansiando por cavalos de raça lusitana, importou éguas da Andaluzia, e foi nesta Coudelaria que se produziram cavalos de raça lusitana para a Picaria Real.
A coudelaria prosperou até às invasões francesas (1807-15), mas depois sofreu um longo período de declínio. Nos nossos dias, foram necessários anos de dedicação para a sua recuperação e a Escola Portuguesa de Arte Equestre, está ali para demonstrar os excelentes resultados obtidos.

A Coudelaria de Alter tem sido uma das instituições mais importantes para a divulgação do nome de Alter do Chão e para a continuidade e preservação da raça equestre, expressa no desejo do rei em “Que se conserve sempre pura esta raça".

Oriundo da Coudelaria de Alter era o famoso cavalo "Gentil", modelo de cavalo da estátua de D. José no Terreiro do Paço em Lisboa.

Até ao início do século XIX a Coudelaria de Alter viveu um período áureo, que foi desde aí perturbado por períodos complicados da sua existência, renascendo agora com outro fôlego, vontade e dinamismo.

A Coudelaria é hoje em dia constituída por diversas valências, nos seus 300 hectares de paisagem de grande beleza, onde impera a paz de espírito.
A Quinta de Alter onde se encontra a Coudelaria é enorme e desde a entrada, tem que se percorrer alguns quilómetros até às “Casas Brancas”, onde se encontra a recepção e bilheteira.

A visita guiada foi iniciada pelas cavalariças, um edifício novo, construído de forma a manter um enorme azinheiro, que faz as delícias dos visitantes e com as condições adequadas para acolhimento dos cavalos, separados por cores, sexo e ano de nascimento. Ao longe podemos visualizar a “éguada” na pastagem, no entanto foi pena não podermos observar ninguém a exibir a arte equestre com o belo Cavalo Lusitano.

De seguida iniciou-se um percurso pelas instalações da Falcoaria, aonde podemos ver todas as aves ali existentes. A Falcoaria é uma actividade muito antiga, e com raízes na caça medieval. Os falcões ainda hoje são usados nos aeroportos, para espantar outras aves, para que sejam evitados acidentes causados nos reactores dos aviões. A demonstração foi muito bonita, com três aves a exibirem-se em voo.

Outra fase da visita foi a exposição de atrelados, carruagens com 2 ou 4 rodas, para aparelhar em cavalos. Uns mais recentes, outros mais antigos, mas sempre muito interessantes! …Gostei! Depois vimos uma exposição de selas de cavalos, da América, México e Ásia, também muito interessante.
Hoje em dia ali funciona a Escola Profissional de Agrícola de Alter do Chão, a Escola Portuguesa de Arte Equestre, um pólo da Universidade de Évora, núcleos de investigação, de selecção e melhoramento da raça, infra-estruturas hípicas e desportivas, a falcoaria, entre outras valias, como a Casa do Arneiro, um espaço reservado ao alojamento de professores e conferencistas.

A Coudelaria de Alter oferece também núcleos museológicos e zoológicos de grande interesse, bem como diversas actividades pedagógicas, centradas na evolução e divulgação da preservação ambiental, patrimonial e turística.

A não perder também é a "saída da éguada", quando diariamente todas as éguas saem para a pastagem.

Após a visita à Coudelaria de Alter, seguimos viagem com passagem pelo Crato, que ficava ali bem perto de Alter do Chão, para visitarmos o Convento do Crato, hoje a famosa Pousada Flor da Rosa, que está instalada no antigo Convento.

Esta Pousada foi outrora um Castelo, um Convento e um Paço Ducal, todos construídos em distintas épocas e que deram origem a uma obra de arquitectura ecléctica, com uma harmonia de beleza incomparável.

Na Pousada ainda hoje se consegue respirar, em cada lugar, canto e recanto, todo o misticismo medieval uma vez que o antigo Convento-Sede do Prior do Crato pertenceu à Ordem Religiosa-Militar de Malta.

Para ali ser instalada a Pousada Flor da Rosa, o edifício sofreu algumas obras de restauro e transformação, a partir de um projecto do Arq.º Carrilho da Graça, que tão bem soube potenciar as características mais genuínas do monumento e evidenciá-las com uma intervenção arquitectónica que, embora moderna, respeitou integralmente as suas origens.

Ver história do Convento em: http://www.portugalvirtual.pt/pousadas/crato/pt/index.html

Fonte: http://www.guiadacidade.pt

Alter do Chão

A primeira noite desta viagem foi passada em Alter do Chão, num local bem sossegadinho, junto ao pavilhão gimnodesportivo, num largo à direita do Mercado Municipal, onde no dia seguinte se comprou boa fruta e um frasco de mel de cor dourada escura e com um sabor divinal.

Quando acordámos e depois de tomarmos o pequeno-almoço num bar que ficava ali mesmo na esquina, onde conhecemos a Maria, uma cadelinha rafeira e sem dono, que era conhecida por todos e que todos acarinhavam, partimos à descoberta da povoação.

Depois do almoço no Restaurante Migas, fomos pelas 15h00, para a Coudelaria Real de Alter, para ali fazermos uma visita guiada.

Alter do Chão é uma pequena vila de origem romana situada no coração do Alto Alentejo, a 13 quilómetros do Crato. Conhecida na época romana como “Elteri”, foi fundada em 204 d.C., sendo mais tarde arrasada pelo Imperador Adriano, após a população o ter acusado de deslealdade.

Como testemunho desta era, ergue-se ainda hoje a ponte de Vila Formosa, uma construção robusta situada a 12 quilómetros a Oeste, classificada como Monumento Nacional e que atravessa o rio Seda.

Há ainda muitos vestígios romanos em redor da vila, mas esta é a dominada pelo Castelo, de cinco torres e portal gótico, construído em 1359 pelo rei D. Pedro I, o eterno amante de D. Inês de Castro. O castelo de cinco torres e portal gótico, está fortificado com ameias, torreões cúbicos e uma torre de menagem de 44 m de altura.

Em plena Idade Média, no século XVI, a vila ganhou prosperidade devido aos têxteis e grande parte dos belos edifícios de Alter do Chão é desta época, (como o elegante Palácio do Álamo, que agora aloja o Posto de Turismo, uma galeria de arte e uma biblioteca), onde se observam trabalhos em mármore da época renascentista.

O Palácio do Álamo fica situado na proeminente da Praça da República, onde sobressaem também as elegantes colunas da impressionante fonte de mármore branca de 1556. O Palácio alberga hoje uma galeria de arte e uma biblioteca e o seu aspecto austero contrasta com a colorida praça que surge a seus pés, toda enfeitada com flores.

As suas ruas reflectem a vida calma de uma população quase inteiramente consagrada à agricultura. Mas Alter do Chão é sobretudo conhecida pela sua coudelaria, fundada em 1748 para produzir cavalos de raça lusitana para a Picaria Real e que nós pertendiamos visitar no dia seguinte.

Na Coudelaria de Alter, podemos observar em visita guiada, estábulos cheios de belos cavalos, de raça Alter Real. Os estábulos exibem as cores branca e ocre da Coudelaria Real e encontram-se rodeados por 300 hectares de terras de cultivo, onde por vezes o famoso cavalo lusitano Alter Real, ainda pode ser admirado à solta.

Fonte: http://viajar.clix.pt

Quinta dos Loridos - Jardim Oriental Buddha Éden

Depois de sairmos de casa, dirigimo-nos rumo ao Bombarral onde fizemos a primeira paragem, na Quinta dos Loridos, para a nossa primeira visita enoturística.

Situada no coração da Região Demarcada de Óbidos, na região Oeste do País, e com uma história que remonta ao séc. XV, ligada à produção de vinho e de espumante, a Quinta dos Loridos é um lugar único, onde a tranquilidade e o contacto directo com a natureza assumem um papel especial.

A Quinta dos Loridos é constituída por um bonito solar e pelas terras envolventes. A beleza e imponência do Solar dos Loridos, sobressaem no meio de terras de vinhedos onde a tradição ainda perdura.
Para além dos vinhedos, o espaço circundante complementa o cenário, com pomares e o Jardim Buddha Éden, uma mistura de jardim oriental e jardim paisagista, com jardins em socalcos, um grande lago e mata com espécies indígenas, situada na freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral.

O Jardim Oriental Buddha Eden, com uma área de 35 hectares, lago artificial e 6 mil toneladas de estátuas, encanta por ser um espaço de calma e paz de espírito.

O jardim foi idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta bela obra.

No lago central é possível observar os peixes koi e os dragões esculpidos que se erguem da água. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os budas dourados nos dão calmamente as boas-vindas.

Outrora, estas terras foram pertença do Mosteiro de Alcobaça, que as doou a João Annes Lourido, em 1430. No século XVI a família Sanches de Baena, reconstruiu o Solar que é hoje um belo exemplar da nobre arquitectura rural do século XVIII, ostentando um orgulhoso brasão da família Sanches de Baena.

É das suas vinhas que se colhem as uvas para a produção dos espumantes de grande qualidade – os espumantes de marca Loridos. O seu espumante é produzido na adega centenária do Solar, que ainda conserva uma prensa de vara do séc. XVII, segundo o Método Clássico (“Méthode Champenoise”), onde todo o processo é realizado manualmente, tendo um período de estágio numa cave de envelhecimento, em que o espumante nos convida a conhecer os seus segredos.

A Quinta dos Loridos é hoje uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes, que se podem comprar no final da visita, na loja que se encontra à saída e onde se tem à disposição todo o universo dos Vinhos da Quinta Bacalhôa e, claro, o Alvarinho Quinta dos Loridos.
Fonte: http://www.bacalhoa.com

Páscoa no Alto Alentejo


Este ano e por várias razões, as férias da Páscoa estiveram condicionadas a apenas 5 dias para viajar. Assim sendo, resolvemos ir mais uma vez para o Alto Alentejo.

O Alto Alentejo é a mais branca e calma província de Portugal e uma região já muitas vezes visitada por nós. É uma delícia percorrer todas as suas planícies salpicadas aqui e além de pontos brancos, imaculadamente brancos, que são os montes, onde podemos encontrar pessoas de uma hospitalidade sem fim.

Ali quando chove, podemos inalar profundamente o cheiro da terra, um cheiro tão característico que não pode ser confundido com nenhum outro. Em tempo quente, podemos aproveitar a sombra dada por qualquer das árvores típicas da região, como o sobreiro, a azinheira ou a oliveira.
É também um lugar onde a necessidade aguçou o engenho de tal forma que as mãos alentejanas acabaram por criar uma gastronomia natural, criativa e económica, atributos que fizeram dela uma das mais procuradas no país. Aquilo que em tempos foi tão somente o “mata-bicho” das gentes simples, é agora encarado como um sinal de sofisticação...

Também queríamos fazer um pouco de Enoturísmo, um tipo de turismo que se baseia numa viagem de lazer em que a actividade turística é motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura dos locais ou das localidades que os produzem e onde quem o pratica tem que contribuir para a economia do local.

O percurso escolhido para a viagem foi:

1º Dia: Casa; Bombarral - Quinta dos Loridos; Alter do Chão;

2º Dia: Alter do Chão; Coudelaria de Alter; Crato; Terrugem;

3º Dia: Terrugem (Elvas); Vila Viçosa; Reguengos de Monsaraz; Monsaraz;

4º Dia: Monsaraz; Herdade do Esporão; Aldeia da Luz;

5º Dia: Aldeia da Luz; Mourão; Évora; Casa.

Fonte: http://alentejo.no.sapo.pt

Setenil de las Bodegas

A saída de Ronda já tarde, fez com que o caminho para Setenil de las Bodegas, fosse feito praticamente todo de noite. A chegada a Setenil, já foi só realizada após o jantar, quando o cansaço já era grande e a vontade de dormir imensa.

O lugar de pernoita foi num bom escaparate de estrada, dentro do povoado e encostado ao maciço rochoso que brota a todo o momento em todos os cantos e recantos da aldeia. O silêncio era sentido de forma profunda, o que proporcionou que o sono corresse solto durante a noite e boa parte da manhã.
Setenil de las Bodegas é uma pequena e extraordinária aldeia, localizada no Nordeste da província de Cadiz, na Serra, que pertence às aldeias brancas da Serrania de Cadiz e perto do Parque Nacional da Serra de Grazalema.
É um dos principais destinos turísticos desta região montanhosa, devido em grande parte pela sua estranha e extrema beleza, em especial do centro da cidade, que se encontra situado num desfiladeiro aberto ao longo do tempo pelo rio Guadalporcún.

Possui uma enorme originalidade no seu tecido arquitectónico, com muitas das suas casas construídas sob as rochas e com outras sobre elas, dando ao povoado uma disposição em diferentes níveis de altura, muito interessante.

Setenil de las Bodegas é uma daquelas povoações cujas origens são um mistério. As suas cavernas devem remontar aos tempos pré-históricos, que os habitantes originais usavam como refúgio natural.

O aglomerado populacional medieval original, encontrava-se no mesmo lugar que o de hoje, tendo pertencido aos mouros durante muito tempo. A conquista da cidade foi fundamental para a coroa de Castela, no seu progresso em direcção a Granada, que foi conseguida depois de várias tentativas, por D. João II de Castela, a 21 de Setembro 1484.

A principal atracção desta cidade é a própria cidade em si, por causa de sua originalidade e das suas ruas estreitas e íngremes que se adaptam ao curso do rio Guadalporcún, o que lhe dá um formato único, em diferentes alturas.

No fundo os seus habitantes limitaram-se a aproveitar os buracos criados pela própria natureza na rocha, à beira do rio, para construir as suas casas.

Esta vila é um exemplo excepcional de um tipo de habitação conhecido como "abrigos sob as rochas" que, ao contrário de outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não mexem nas rochas, mas apenas as usam para encostar as suas construções, que lhes servem de parede de fundo.

Na parte superior desta aldeia branca, estão os edifícios históricos de maior importância. São estes, a Catedral, os restos do seu Castelo mouro, com uma torre de menagem e muralhas e a antiga Câmara Municipal, que abriga uma impressionante quantidade de painéis de origem moura.

Após uma lenta e bem degustada visita e depois de nos termos sentado longo tempo, no bar "Frasquito", situado na Calle Cuevas del Sol, ao abrigo das suas famosas "cuevas", onde se degustaram óptimas tapas, partimos rumo a casa, mas não sem antes passarmos por Sevilha, para se comprarem as habituais iguarias gastronómicas de nossa preferência.


Fonte: Wikipédia / sancho.alkar.info

Visita a Ronda II - Cidade Nova



Depois do lanche, continuámos o passeio pela cidade mágica de Ronda. É uma cidade que parece inspirada em algumas das ilustrações paisagísticas de Gustave Dante, pois é uma cidade dividida em duas partes por um dos mais profundos desfiladeiros da Espanha, El Tajo de Ronda.

Hemingway também a descreveu, dizendo: "A visita a toda a cidade e seus arredores resulta numa viagem romântica", e sabemos agora que ele estava certo, não só porque está imersa numa área de paisagem deslumbrante, mas também porque ficamos maravilhados com o seu património histórico, e ainda porque à noite esta cidade parece flutuar nas nuvens.

Apesar de um passado tão rico e antigo, os monumentos mais característicos e impressionantes de Ronda pertencem a finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX, época de maior esplendor na sua história. São eles La Plaza de Toros e El Puente Nuevo, ambas concebidas e projectadas por José Martín de Aldehuela.
A Plaza de Toros, em El Mercadillo, é uma originalíssima arena em estilo neoclásico, construída por encargo de La Real Maestranza de Caballería, em 1784. É toda em pedra, incluindo as barreiras. É a mais antiga e talvez a mais bela Praça de Touros de Espanha, situada a apenas poucos metros da Ponte Velha. Foi a fonte de inspiração para Goya pintar muitas das suas gravuras sobre touradas, bem como de muitos outros artistas.

É toda em pedra, incluindo as barreiras, particularidade que a torna única em Espanha. Nela, o legendário Pedro Romero iria definir as regras das "touradas a pé", o que deu origem à "Escola rondeña", em oposição à "Escola de Sevilha". Dentro reside o Museo Taurino.

A Ponte Nova (Puente Nuevo), que se levanta sobre a impressionante brecha rochosa do Desfiladeiro de Ronda, com uma altura de quase 100 metros, embora pareça um aqueduto romano, foi projectado pelo renomado arquitecto José Martín de Aldehuela, que segundo a lenda acabou os seus dias caindo pelo precípicio abaixo, quando tentava apanhar o seu chapéu, que tinha voado com o vento. No entanto outra versão refere, que na realidade este morreu no seu leito, no dia 7 de Setembro de 1802, na cidade de Málaga.

Na parte nova da cidade, destaca-se logo à entrada, após a passagem pela "Puente Nuevo", o Parador de Ronda, do lado esquerdo. Este domina a Plaza de España e está situado sobre o desfiladeiro, tendo por isso uma paisagem magnífica. Ali também podemos encontrar uma excelente loja de iguarias da região, onde se pode comprar o divinal "Vino de Passas", um vinho doce que só existe na região de Granada.

O resto da cidade é constituído por edifícios modernos e praças projectadas durante o séc. XX. A partir da Plaza de España, caminhando para Norte, encontramos a Iglesia do Convento de la Merced, que conserva além da Igreja, uma parte significativa da primitiva edificação,, fechada em 1585. Possui três naves, sendo a central coberta por uma abobada.

Existem ainda outras bonitas praças e ruas comerciais abertas entre o casario branco. Digna de nota temos a Plaza Jose Aparicio, uma bem rasgada praça no centro da cidade nova, também com uma linda igreja.