3º Dia - Passeio pela Serra da Peneda (Parte II)


No final da visita ao Santuário de Nª. Sª. da Peneda, seguimos viagem. O vale é suave e o declive repousante, prosseguindo o curso do rio da Peneda até à povoação de Tibo, local de encontro com o rio Veiga e também local de encontro dos dois caminhos que têm como arranque Lamas de Mouro e que ali se acabam por unir.
Em Tibo, no cruzamento de estradas, pedimos ajuda a um grupo de senhoras que vinham do campo, para saber qual a estrada que deveríamos tomar, a fim de se poder visitar o maior número de Brandas, pois as Inverneiras ficavam de Tibo para baixo.
A poente e mais chegadas ao vale, as Inverneiras, Tibo e Rouças, rodeadas de um mar de milho e Gavieira, a cabeça da freguesia. Em maior altitude, as Brandas, Junqueira, Bosgalinhos, Aveleira e outras...

Os seus habitantes possuem por vezes dois tipos de moradias: A Branda, onde residem de Abril a Dezembro, quando a temperatura se suaviza e a Inverneira, mais aconchegada contra os rigores da neve e dos gelos.

A dureza do clima e as necessidades de uma melhor gestão agro-pecuária, criaram a necessidade destas aglomerações duplas para os povos desta região. Habitadas alternadamente de Inverno, (“as Inverneiras”, situadas em zonas mais baixas da serra, para onde levam família, mobílias e animais), e no Verão (“as Brandas", em zonas mais altas da serra).

Seguimos a estrada que nos leva à Branda da Bouça dos Homens, que observamos à nossa direita e que se estende placidamente no terreno. No entanto a suavidade da paisagem é cortada a nascente, pela presença do relevo a nu das fragas e do bloco da Peneda, que domina o local de romaria.

Depois começamos a subir e em seguida atingimos a plataforma a mil metros de altitude, passando ao cruzamento que nos leva à Branda da Aveleira, que após uma boa subida, se observa do nosso lado direito.

Subimos ainda mais, por uma estrada bem íngreme e encontramos a Branda de S. Bento do Canto, lugar inóspito silenciosa que se estende junto à margem esquerda do caminho, acompanhando a estrada. Parece uma povoação abandonada e fantasma, não se vendo vivalma.

Bem mais lá em acima e já numa espécie de planalto, encontramos um cruzamento, junto a um campo de futebol, seguimos para a direita e mais à frente começamos a vislumbrar ao longe, solitária a Branda de Sto. António e a seguir, mais à frente e a alguma distância desta última e já na descida, a Branda da Senhora da Guia.

A vegetação é agora escassa, a serra mostra afloramentos rochosos de onde sobressai alguma vegetação arbustiva e rasteira, dominada por urzes e giestas, que dão um colorido impressionante e avassalador.

Atingimos o alto da serra. O caminho segue, por uma estrada em mau estado, toda esburacada, sempre a descer levemente, fazendo com que a nossa atenção se fixe no caminho, em vez de se olhar a paisagem.

Continuamos sempre a descer e passado algum tempo começam a aparecer algumas árvores, depois algumas casas e a vegetação dá lugar ao bosque. Estamos novamente em Lamas de Mouro, vindos da estrada da serra!...

3º Dia - Passeio pela Serra da Peneda (Parte I)


O 3º dia foi destinado ao passeio pela Serra da Peneda. O dia acordou ainda com alguns chuviscos, que desapareceram ao início da tarde que se tornou solarenga.
Deixámos a AC no Parque de Campismo e partimos de mota após um breve almoço. Saímos de Lamas de Mouro pelo caminho mais fácil, que segue as linhas de água. Primeiro desenrola-se ao longo de um vale que acompanha uma ribeira, que parece dar-se pelo nome de Moadoura ou Moadeira e que acaba em contínuo, no rio Mouro, o primeiro rio deste vale e depois deste, o rio da Peneda.

Neste caminho, a paisagem é pintada de um verde intenso, sendo a estrada bordada por arvoredo de densa folhagem, que nos cerca de todos os lados. Aqui e além abrem-se clareiras por onde se podem vislumbrar as águas límpidas, ora mansas, ora rápidas dos rios.
É neste vale que encontramos um dos grandes santuários minhotos, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, eco de ancestrais religiões e romarias e que atrai milhares de pessoas durante todo o ano e em especial nos primeiros oito dias do mês de Setembro, quando ocorem as festas em homenagem à Sª da Peneda.
Encravado numa garganta da serra, ergue-se o Santuário, lá no alto, solitário a 780 metros de altitude, encostado a um rochedo, com cerca de 300 metros de altura, pelo qual desliza uma impressionante cascata de água limpida, rodeada de intenso arvoredo.
Chegados ao Santuário, fomos surpreendidos pela grande quantidade de camionetas de excurção, que invadiam a zona baixa do escadório. Nas imediações deste, piqueniques e grupos de pessoas que se entretinham a tocar e a dançar músicas populares regionais, de acordo com as regiões de onde provinham.

Depois o subir dos lanços do alto e comprido escadório, que baixa do templo. O conjunto arquitectónico é notóriamente inspirado no Santuário do Bom Jesus de Braga. Lá em cima, a igreja toda em granito, com a sua monumentalidade abarrocada, que guarda a imagem sacra de Nª Sª da Peneda.
Já lá em cima, surge-nos a comparação e a dúvida quase imediata, quanto ao sagrado que é objecto de culto. A óbvia transposição de um imemorial culto da Natureza, a Peneda, para a religião oficial imposta ou mesmo facilmente aceite, aparece quase como evidente, pois a presença da enorme Peneda, mesmo ali ao lado, com a sua dimenção e situação dominadoura, não nos dá grande margem para dúvidas.

No Santuário um casamento, faz com que a visita à igreja seja acompanhada de missa e circunstâncias solenes, em que a atração principal, para muitos, em vez da Sª da Peneda, foram os noivos e seus convidados.

Lenda de Nª Sª da Peneda

A Senhora da Peneda terá aparecido a cinco de Agosto de 1220, a uma criança que guardava algumas cabras, a Senhora apareceu-lhe sob a forma de uma pomba branca e disse-lhe para pedir aos habitantes da Gavieira, para edificarem naquele lugar uma ermida. A pastorinha contou aos seus pais, mas estes não deram crédito à história.

No dia seguinte quando guardava as cabras no mesmo local, a Senhora voltou a aparecer, mas sob a forma da imagem que hoje existe, e mandou a criança ir ao lugar de Roussas, pedir para trazerem uma mulher entrevada há dezoito anos, de nome, Domingas Gregório, que ao chegar perto da imagem recuperou a saúde.
Fonte: guiadacidade.pt

2º Dia - Parte II - A caminho da Serra da Peneda

Depois da visita a Monção, seguimos viagem a caminho da Serra da Peneda. Já às portas de Melgaço, que nos serve de prefácio ao início da nossa incursão serrana, começamos a subir à Serra da Peneda por estradas estreitas e ingremes, em direcção a Lamas de Mouro, porta de entrada para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A paisagem não foge às características dominantes na região, onde podemos encontrar, nos montes e outeiros, o pinhal e nos vales e encostas suaves, os campos de milho e a vinha em latadas e ramadas a delimitarem os campos de cultivo, muitas vezes em socalcos, quando o acentuado dos declives o exige.

No caminho, à medida que se sobe, a mancha de vegetação vai mudando, tornando-se mais frequente a existencia de carvalhos e alguns castanheiros, mas mais lá em cima a floresta rarefaz-se. Nas encostas, as povoações formam conjuntos harmoniosos, que contrastam com a serra nua,que ali passa a dominar, riscada aqui e além por uma ou outra estrada.

Depois a chegada a Lamas de Mouro, onde iríamos ficar, no Parque de Campismo, que seria a base de partida para as nossas incursões pela Serra da Peneda.

Para se chegar ao parque de campismo, deixa-se Lamas de Mouro, passa-se a porta de entrada do Parque da Peneda-Gerês, que fica do lado esquerdo e após cerca de 200 metros, chegamos ao parque de campismo de Lamas de Mouro.

O dia que tinha decorrido com bom tempo, resolveu mudar e o parque de campismo já nos recebeu com burrifos de água benta, que rápidamente passou a chuvisco constante.

Tinhamos planeado ir de mota a Castro Laboreiro, jantar e visitar a vila e mesmo a chover não quisemos deixar de o fazer e lá fomos nós. A chuva intensificou-se pelo caminho e embora com alguma protecção, chegámos lá bem molhados.

Castro Laboreiro é uma povoação situada a 950 metros de altitude e a sua origem parece remontar a um castro romanizado, como o próprio nome suger. A vila bem pequena, sede de concelho e comarca, mais parece uma aldeia, mas naquelas terras inóspitas e longínquas, a história e o passado ainda se sobrepõem às exigências dos dias de hoje.

A visita começou pelo centro da vila, com suas casas do tipo arcaico, com paredes em pedra grosseiramente aparelhada e um pequeno largo onde o principal se encontra. A Igreja Matriz, de Santa Maria da Visitação, pré-românica do séc. IX, com o coro, a torre e a capela-mor, construídos no século XVIII, o Polourinho manuelino (1520) e a casa em granito do pequeno Tribunal e até uma pequena loja aberta, com tudo (como nos dizia o recepcionista do parque de campismo, enquanto nos fazia o croqui da vila), e claro um cão Castro Laboreiro à porta da loja, como não podia deixar de ser...

Castro Laboreiro parece à primeira vista uma vila fantasma, mas se nos sentarmos um pouco e esperar-mos, aparece gente, pouca... mas gente, ou que se dirige para a loja, ou do campo vem ou para casa vai...

Sobre um monte de rocha viva e de acesso difícil, a 1033 metros de altitude encontram-se as ruinas de um castelo, mandado construir por D. Dinis, no local onde havia uma fortificação rudimentar, com a existência de séculos.

Em Castro Laboreiro as penhas ou pedras, lembram “esculturas”, como a pedra-tartaruga, que a natureza e o acaso, ou mesmo o dedo de Deus, moldaram nessas fragas abruptas da paisagem.

A chuva continuava a cair, tinhamos forçosamente de nos abrigar-mos, pelo que nos dirigimos ao afamado restaurante da Albergaria Mira Castro, que a revista Evasões e o portal Rotas & Destinos recomendam e onde se degustou um excelênte cabrito serrano assado no forno de lenha, preparado por D. Rosa, a excelênte cozinheira e proprietária da Albergaria.
O restaurante é situado mesmo sobre o miradouro, de onde se têm vistas altas e panorâmas extensos e a sensação de domínio do mundo, até porque o silêncio a isso ajuda, numa verdadeira “vista aérea” do vale que se abre à nossa frente.

2º Dia - Parte I - Visita a Monção

Depois do acordar, levámos a AC para o Parque das Termas, ali bem perto, junto ao rio Minho, à direita de quem olha a Galiza.

O Parque das Termas é enorme e muito aprazivel, sob a sombra protectora de frondosas árvores, com áleas ajardinadas e bordadas de enormes plátanos.

As termas, ali ao lado, possuem àguas quentes e alcalinas, que são recomendadas para o tratamento de doenças reumaticais e bronquites, que jorram à temperatura de 39ºC a 49,5ºC.

Junto à margem do rio Minho, um passadiço em madeira acompanha a margem esquerda até ao início da muralha que cerca a vila, sendo por este que iniciámos o nosso passeio à vila de Monção.

A vila medieval encontra-se dentro de um amplo polígono amuralhado, pelo que para entrarmos, passámos uma porta, junto à base da muralha.

Fora das muralhas medievais desenvolveu-se a vila moderna, em redor do terreiro da feira, com casas brasonadas e outras valiosas edificações.

Depois o entrar novamente por uma enorme porta antiga e o caminhar por uma série de ruelas empedradas e estreitas, que nos levam á praça principal, a Praça Deuladeu Martins. Logo no início encontramos do lado esquerdo a Capela da Mesericórdia, barroca (séc. XVIII), que se apresenta com um pórtico flanqueado por quatro pilastras jónicas. Lá dentro a beleza da sua rica talha dourada.

È nesta praça que se realiza a típica Festa da Coca, no dia de Corpo de Deus, que alguns dizem remontar ao séc. XVI. Nesta festa, um dragão (a Coca), pesado e barulhento, tenta escapar à preseguição que lhe move São Jorge, montado a cavalo e vestido como um cavaleito medievail. Termina com a vitória do Bem (São Jorge), sobre o Mal (a Coca).

A praça é visitada de vagar e a maior parte do tempo, foi passado no lindo miradouro alto, no topo da praça, sobre o rio Minho, de onde se desfrutam lindas paisagens, que têm o rio e as terras da Galiza como principais cenários.

Depois foi a vez da visita à Igreja Matriz, toda em granito, é um templo simples de raiz românica (séc. XII). Lá dentro encontramos várias capelas, uma delas, em gótico flamejante é dedicada a São Sebastião e nela se encontra a estátua de D. Vasco Marinho e do lado esquerdo de quem entra, encontramos a capela tumular de Deuladeu Martins, a heroína da vila.


Reza a história que durante as guerras de D. Fernando, rei de Portugal, com Castela, a vila sofreu vigorosos ataques das forças de Henrique de Trastâmara, tendo então ocorrido o lendário levantamento de um cerco, graças ao estratagema congeminado por Deuladeu Martins, mulher do alcaide Vasco de Abreu, ao lançar os últimos pães que restavam na fortaleza aos castelhanos, fazendo-lhes assim crer que os mantimentos dos sitiados, que eles pensavam render à fome, davam ainda para muito tempo.

Na volta à AC, passámos ainda pelos interessantes jardins e parques de diversões, resultantes das obras de requalificação urbana, das margens do rio até ao Parque das Termas.

Fonte: lendasecalendas.omeuforum.net