Visita a Venezia - 1º Dia - Parte XIV


Veneza, Grande Canal, itália Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

Na última etapa da nossa primeira viagem de Vaporetto pelo Grande Canal, com destino a San Marco e após a passagem pelo edifício onde está sediada a Collezione Peggy Guggennheim, observa-se do mesmo lado, um pouco à frente, o Palazzo Dario.O Ca’ Dario é um palácio estreito, que chama facilmente a nossa atenção pela fachada assimétrica de mármore policromado brilhante e vistoso, com uma mistura invulgar de estilos arquitetónicos, que como os anteriores palácios próximos também fica localizado no Sistieri Dorsoduro e com vista para o Grande Canal. A fachada é ricamente decorada com pedra d'Istria, onde estão dispostos vários medalhões circulares nos seus três andares superiores.

O edifício é famoso pela alegada maldição que pesa sobre ele, que segundo a lenda se encontra assombrado e que todos os seus proprietários estariam destinados a ir à falência ou morrer de uma morte violenta. O número de proprietários ou membros de suas famílias, que morreram pouco depois de possuirem este edifício é chocante, pois o número de mortes ali ocorridas foram pelo menos dez. O palácio foi construído sobre um antigo cemitério e a sua fachada principal encontra-se visivelmente inclinada devido à cedência das suas fundações. Um poeta italiano certa vez comparou a sua estrutura sumptuosa e inclinada, com "uma cortesã decrépita inclinada sob o peso de suas bugigangas".

A maioria do corpo do edifício foi construído num estilo peculiar, assemelhando-se ao gótico veneziano, embora a fachada principal virada para o Grande Canal, seja claramente renascentista. No rés-do-chão do prédio encontra-se a inscrição em latim, VRBIS DARIVS GENIUS GIOVANNI (Giovanni Darius protector da cidade). As suas chaminés também se destacam por serem altas, pois embora sejam tipicamente venezianas, estão entre os poucos exemplares originais da sua época. A varanda neogótica só foi adicionada ao edifício no séc. XIX.


Foi construído para Giovanni Dario, original da Dalmácia, em 1487 e projetado por Pietro Lombardo. Em 1494, com a morte de Giovanni Dario, o palácio foi herdado por sua filha Marietta passando depois para Vincenzo Barbaro. Mais tarde foi reconstruído por Giuseppe Sardi para o almirante Antonio Barbaro, entre 1678 e 1681 e possui um dos melhores estilos do barroco veneziano, em algumas das fachadas.O exterior tem mapas em relevo em mármore que representam os vários locais por onde Antonio Barbaro viajou a serviço de Venezia, como Candia, Zadar, Pádua, Roma, Corfu e Spalato. A família Barbaro permaneceu na posse do prédio até o que no início do séc. XIX, quando Alexandre, o Bárbaro (1764-1839), último membro do Conselho dos Dez da República de Venezia e conselheiro do Supremo Tribunal de Verona, vendeu o prédio a Arbit Abdoll, um mercador arménio de pedras preciosas.


Já no final do séc. XIX, o Palazzo Dario, foi adquirido pela Condessa de la Baume-Pluvinel, uma aristocrata e escritora francesa, que escrevia sob o pseudónimo de "Laurent Evrard" e que fez uma grande renovação do palácio. A condensa tinha por hábito e prazer cercar-se de escritores franceses e venezianos, entre os quais Henri de Régnier, cuja presença habitual no palácio, está imortalizada numa inscrição num muro do jardim do palácio, que diz: "Em Questa Casa antica dei Dario, Henri de Regnier, poeta di Francia, venezianamente Visse e scrisse-anni 1899-1901" (Nesta antiga casa de Dario, Henri de Regnier, poeta francês, viveu e escreveu em Venezia, nos anos 1899-1901).O palácio é também um dos palácios de Venezia que foi retratado num dos quadros de Claude Monet, pintado em 1908, quando se encontrava a residir na cidade e que hoje se encontra na coleção permanente do Art Institute of Chicago.


Atrás do Palazzo Dario reside numa pequena praça, o Campo Barbaro Campiello, assim nomeado em honra de um dos membros da família Barbaro. A praça sombreada por frondosas árvores é ladeada pelo Palazzo Dario, que também e mais uma vez foi imortalizado nos escritos do crítico de arte Inglês John Ruskin, que descreveu o mármore incrustado no edifício com grande detalhe.A estátua de António Barbaro encontra-se no centro da praça, ladeada por belas esculturas que representam a Honra, a Virtude, a Fama e a Sabedoria. No topo da fachada observa-se a árvore genealógica da família Barbaro, esculpida em relevo.


Em frente do Ca’ Dario, do outro lado do Grande Canal encontra-se o cais de Vaporitti de Santa Maria del Giglio. O Campo del Giglio ou Campo Santa Maria Zobenigo, é uma praceta a Oeste da Piazza San Marco onde se encontra a Chiesa di Santa Maria Zobenigo, que foi fundada no séc. IX pela família Zubanico, daí o seu nome, mas que é mais conhecida por Santa Maria del Giglio. Esta igreja, cujo nome se traduz como Igreja de St. Maria do Lírio, referindo-se à flor classicamente usada nas pinturas e escritas relativas ao Anjo São Gabriel, o anjo da Anunciação.


O interior foi restaurado em 1660 e a fachada barroca foi adicionada em 1678-83 por Giuseppe Sardi sob as ordens de Antonio Barbaro, garantindo assim a sua imortalidade, uma vez que a igreja possui uma estátua sua em pedra, que se encontra colocada em cima do portal principal, com estátuas de alguns de seus antepassados por baixo. Na realidade a fachada principal da igreja foi construída para comemorar a história da glória naval e política da família Barbaro, na República de Venezia, pelo que não há um único símbolo religioso na frente da igreja. A família Barbaro, embora originalmente de Roma veio para Venezia em 868, onde vários membros da família se distinguiram, tendo estado alguns deles no comando das tropas venezianas em várias batalhas travadas pela República de Venezia. Além de alguns diplomatas que também serviram Venezia nas complexas relações com as possessões ultramarinas da República, houve um dos seus membros que foi canonizado pela igreja católica.


Fonte: Wikipédia.org / http://www.planetware.com / http://www.carols-cruise-port-itineraries.com

Visita a Veneza - 1º Dia - Parte XIII




Apanha-se novamente o Vaporetto no cais dell’Academia e do lado direito observa-se após a passagem pela Ponte dell’ Academia, o Palazzo Cini.O Palazzo Cini, tem a parede lateral direita colada ao canal onde corre o rio di San Vio, com vista para o Campo di San Vio e é a sede da Fondazione Giorgio Cini. A segunda das duas pontes que ligam o palácio ao Campo di San Vio, leva a uma entrada lateral do complexo. É um edifício do séc. XVI e um maravilhoso museu de arte moderna e contemporânea, que fica situado entre as Galerias dell’ Academia e o edifício onde onde se encontra a maravilhosa Collezione Peggy Guggenheim.


O Palazzo Cini é um espaço absolutamente impressionante, que conserva até hoje o estilo de vida do séc. XVI. Nada mudou e lá pode ser encontrado ainda o piano, o ambiente e o mobiliário usado pela família Cini, com todos os objetos autênticos, que nos mostram como era residência Cini. O palácio foi outrora a residência do Conde Vitorio Cini, que levou uma vida inteira para reunir todas as peças que estão agora ali expostas, para nos dias de hoje encantarem todos os amantes de arte. Após a sua morte, em 1977, a sua filha Yana Cini, decidiu doar as suas coleções à cidade, que o transformou num dos museus mais interessantes de Venezia. O seu acervo exibe toda a rica coleção do seu ex-proprietário, incluindo pinturas da escola toscana, com obras de Filippo Lippi, Botticelli, Pisano e outros, cerâmica, lustres de Murano, lindíssimas obras de ourivesaria, mobiliário e outros diversos objetos de arte. O segundo andar do edifício é usado para exposições temporárias.

Ao lado do Palazzo Cini e passando a última das pequenas pontes românticas que ligam os cais, atravessa-se o canal do rio di San Vio, mesmo um pouco antes deste desembocar no Grande Canal e observa-se o Campo San Vio, uma pequena praça ribeirinha. Esta praceta fica situada numa área retângular pavimentada e rodeada em dois lados por água. A Norte pelo Grande Canal e a Oeste pelo rio di San Vio, que liga o Grande Canal ao largo Canal Giudecca.


A Chiesa di San Georgio (Igreja Anglicana de Venezia), faz fronteira com a parte de trás do Palazzo Barbarigo, é uma pequena capela da segunda metade do séc. XIX, que agora faz parte de uma residência privada, construída no lugar da demolida Chiesa di San Vio, que deu o seu nome ao campo.

Em ambos os lados do Campo di San Vio, existem edifícios de grande importância arquitetónica e histórica, como o Palazzo Barbarigo, que se encontra do lado direito, um edifício renascentista com vista para o Grande Canal, famoso pela sua fachada, coberta de mosaicos vidrados.

Em frente do Palazzo Cini, do outro lado do Grande Canal, observa-se do lado esquerdo o Palazzo Barbaro, que com a sua fachada frontal voltada para o Grande Canal, chama desde logo a nossa atenção pela sua cor amarelo vivo. É um palácio descrito no livro “A Cidade dos Anjos Caídos”, como uma casa particular, na verdade composta por dois edifícios e que foi o centro da vida social, literária e de arte na cidade de Venezia.

“Veneza, a Cidade dos Anjos Caídos” de John Berendt, é um livro fascinante cujo enredo se passa em Venezia, que é iniciado com um incêndio que destrói um dos principais símbolos da cidade de Venezia, o teatro lírico La Fenice, onde se estrearam cinco óperas de Verdi. Para escrever este livro, Berendt viveu em Venezia durante períodos de dois a três meses ao longo de nove anos, entrevistando habitantes e pesquisando locais e factos verídicos, baseando a sua escrita na própria história de Venezia. Tudo o que está descrito no livro é real: nomes, pessoas, lugares e factos. Segundo o autor "É um livro de não-ficção, mas escrito do ponto de vista de um romancista, que embora usando técnicas literárias que um romancista utilizaria, como o descrever um tipo de olhar, a reacção das pessoas no quarto... Então, deve lê-se o livro como se fosse um romance, mas é tudo verdade".


O salão de baile do Palazzo Barbaro está voltado para a frente do prédio, com vista para o Grande Canal e apresentava pinturas de Giambattista Tiepolo que se agora se encontram no Metropolitan Museum of Art de Nova-York. As pinturas colocadas nas paredes incluem grandes telas de Sebastiano Ricci.Este foi também o local escolhido pelo romancista Henry James, em 1888, para ali escrever o seu livro “Papéis de Aspern”. Segundo reza a história tinha ali um quarto com uma secretária, residindo e permanecendo no palácio por longos períodos de tempo, enquanto trabalhava no seu romance.


No caminho do Vaporetto e na mesma margem, um pouco mais à frente do Palazzo Cini e do Campo di San Vio fica um edifício branco, baixo e de um só piso, que é a antiga residência de Peggy Guggennheim, em Venezia. Marguerite "Peggy" Guggenheim (26 de Agosto de 1898 - 23 de Dezembro de 1979) foi uma americana famosa e grande colecionadora de arte, que viveu durante muitos anos em Venezia. Nascida em Nova-York e filha do multimilionário Benjamin Guggenheim, um judeu suíço natural do cantão alemão que morreu no naufrágio do Titanic, em 1912, e sobrinha de Solomon R. Guggenheim, fundador da Foundation Solomon R. Guggenheim, Peggy Guggenheim, é ainda hoje uma figura mítica na cidade de Venezia.


O Palazzo Venier dei Leoni, é o nome deste palácio de Venezia, que foi outrora a residência de Peggy Guggenheim, a partir de 1949 até sua à morte, em 1979. Ela foi durante muitos anos, a patrona de muitos artistas plásticos da sua época e era muitas vezes amorosamente chamada de "o último Doge de Venezia" pelos venezianos. Dela foi também a última gôndola particular da cidade de Venezia. O palácio, que data do séc. XVIII, é facilmente reconhecido por quem passa no Grande Canal, pois tem dois leões localizados na fachada principal à altura do lençol freático. A propriedade também contém o túmulo de Peggy Guggenheim, num lugar escolhido por ela para o seu último descanso, ao lado do túmulo de seus numerosos cães. Após a sua morte, legou a propriedade, bem como todas as suas obras de arte, à Foundation Salomão Guggenheim de Nova-York. A colecção com obras que vão desde o cubismo e surrealismo ao expressionismo abstrato, é uma coleção que com o passar dos anos, se tornou uma das atrações culturais mais respeitadas e visitadas de Venezia. No entanto, antes de morrer Peggy Guggenheim determinou que todas as suas obras de arte deveriam permanecer em Venezia, para que fossem vistas pelo público da cidade e seus turistas. Hoje podem ali ser admiradas obras de artistas famosos, como Chagall, Picasso, Kandinsky, Ernst, Pollock, Dali e Duchamp, entre outros.


Fonte: http://www.europe-cities.com / Wikipédia.org / http://www.zainoo.com / http://www.wikideep.it / http://www.wook.pt/

Visita a Venezia - 1º Dia - Parte XII





Partindo de Vaporetto dos cais flutuantes e próximos de San Samuele e de Ca’Razzonico, segue-se pelo Grande Canal, percorrendo-se os últimos metros da curva mais apertada do canal.À direita observa-se primeiro a ligação do estreito canal do rio Malpaga, que passa por baixo de quatro pontes de uma só arcada, com estreitos passeios que por vezes aparecem de um só dos lados do canal ao longo do seu percurso, antes de desaguar no Grande Canal.


Depois logo à frente do mesmo lado, aparece-nos um largo canal bifurcado, onde se encontram praticamente junto da ligação com o Grande Canal, os canais onde correm o rio della Toletta, um ramo do rio Malpaga e o rio di San Trovasso, que passa por baixo de apenas duas pontes no seu percurso, com passeios em ambas as margens, entre o Canal della Giudecca e o Grande Canal. Exatamente à frente desta ligação da margem direita, observa-se uma outra ligação na margem esquerda do canal do rio del Duca com o Grande Canal.


À nossa frente a Ponte dell’Accademia impõe-se chamando a nossa atenção e o Vaporetto pára no lado direito, no duplo cais flutuante da Accademia. À nossa frente e do outro lado do Grande Canal, observa-se uma outra ligação do um estreito canal onde corre o rio San Vidal.
A zona de San Vidal está situada na margem esquerda do Grande Canal, do outro lado da Ponte dell’Accademia, que liga à margem esquerda onde se encontra o complexo das Galerias dell’Accademia, um enorme museu de arte especializada em arte pré-séc. XIX de Venezia, situado na margem sul do Grande Canal.


L'Accademia di Belle Arti di Veneza (Academia de Belas Artes de Venezia), foi fundada em 1750 pelo Senado Veneziano, para ser uma escola de pintura, escultura e arquitetura de Venezia, sendo ali conhecida simplesmente como Accademia.

A Ponte dell'Accademia, na sua frente, deve o seu nome à sua proximidade com o grande edifício da Accademia di Belle Arti di Venezia, é outra das quatro pontes que atravessam o Grande Canal. É uma ponte em arco, que originalmente foi em ferro, inaugurada em 20 de Novembro de 1854.


Aquando da edificação da Accademia di Belle Arti foi aberto um concurso para edificar uma ponte de pedra, que a servisse. O projeto vencedor (de Torres e Briazza) não foi todavia realizado, optando-se por se construir uma ponte em madeira, um projeto do engenheiro Eugenio Miozzi (1889-1979). Depois de construída uma ponte direita sobre o Grande Canal, à qual se chamou Ponte della Carita, que foi inaugurada em 15 de Janeiro de 1933. No entanto esta ponte de madeira necessitava de manutenção constante, o que se tornava muito caro. Em 1985, outro concurso foi realizado para um projeto de nova ponte, mas novamente, nenhuma das opções foram aceites. Acabou por ser realizada uma ponte ao lado da anterior, que só foi demolida após a nova ponte ser construída e desta vez a ponte foi construída com uma estrutura metálica de apoio.A Ponte dell’Accademia uma obra do arquiteto português Eduardo Souto Moura, atravessa o Grande Canal ligando o Campo della Carita, que ainda conserva o nome da antiga ponte de madeira, que fica situado à frente do edifício da Accademia e o Campo di San Vidal, do outro lado da ponte.


O Campo di San Vidal recebe na margem Norte do Grande Canal as gentes que atravessam a Ponte dell’Accademia de passagem para o Campo di San Stefano, uma grande praça de Venezia. O Campo di San Stefano é amplo e ensolarado e orientado ao longo de um eixo norte-sul, que se estende por quase um terço do comprimento do Sestiere San Marco. Do lado Oeste desta praça observa-se a Chiesa di San Stefano, é ricamente decorada por dentro, e construída como um navio ao contrário, com uma estrutura do telhado em quilha, possuindo uma bela fachada em mármore branco, lindamente ornamentada.


Construída como um monumento às glórias de Deus, por ordem de dois dos Doges venezianos, esta igreja imponente é mais conhecida por nela estar a obra-prima de Vittore Carpaccio, que se encontra atrás do altar principal, “St Vitale a cavalo e Oito Santos”, um trabalho estranhamente livre para a época, com um belo trabalho miniaturista relativamente aos detalhes. Hoje esta igreja deixou de ser uma igreja com funcionamento religioso, sendo usada muitas vezes como uma sala de concertos para “Interpreti Veneziani” (intérpretes de Venezia), em especial concertos de Vivaldi.


No meio do Campo di San Stefano destaca-se a estátua de Nicolò Tommaseo carinhosamente chamada pelos venezianos por "el cagalibri". Foi um linguista, escritor e patriota italiano, que juntamente com Daniele Manin levou os insurgentes Venezianos contra o governo austríaco em 1848. O Campo di San Stefano é mais um dos óptimos lugares para um bom descanso enquanto se conhecem os bairros da cidade e um lugar que quase todos os turistas e venezianos visitam, mais que não seja para se ir à conhecida Gelateria Paolin. Era a praça da cidade onde há alguns anos atrás se fazia a "aldeia alpina" na época de Natal, que no entanto deixou ali de se realizar.


A Gelateria Paolin é um lugar excelente não só para repousar, mas também para se degustar os seus excelentes "gelattos", ao Sol relaxante desta bela praça. O suco de laranja é bom, e em vez de um café simples pode e deve-se optar pelo delicioso bicerin, uma especialidade de Turim, uma mistura café e chocolate, com uma cobertura de creme espesso. Fonte: http://www.lonelyplanet.com/ / Wikipédia.org / http://www.accademiavenezia.it /http://www.aloverofvenice.com

Casanova (1725 - 1798)

Giacomo Girolamo Casanova (Venezia, 2 de Abril de 1725 – Dux, Boémia, 4 de Junho de 1798) foi um escritor e aventureiro italiano, filho de uma atriz de 17 anos de idade, Farussi Zanetta que na época estava a começar uma carreira brilhante como atriz de teatro e do ator Gaetano Giuseppe Giacomo, seu marido.


No entanto parece que Casanova era na realidade filho ilegítimo do nobre veneziano Michele Grimani (o ramo da família Grimani de S. Maria Formosa, uma das famílias mais ricas e poderosas de Venezia, que se casou em 1736, com Pisana Lolin Giustiniani, e em 1748 terá sido eleito senador), proprietário do Teatro de San Samuele, situado no bairro de San Marco de Venezia, onde a sua mãe passou a atuar.
Casanova teve uma vida apaixonante, tendo sido inicialmente orientado na sua educação para a vida eclesiástica. No entanto cedo interrompeu as duas carreiras profissionais para que estava destinado e que chegou a iniciar, a militar e a eclesiástica, para levar a partir daí uma vida bastante acidentada.


Uma aura mágica envolve toda a sua vida e foi no seu tempo adjetivado de debochado, libertino, coleccionador de mulheres, escroque e conquistador empedernido, pois segundo reza a história percorria os bordéis de Londres todas as noites para ter relações com mais de 60 meretrizes, além de conseguir fugir das masmorras do Palazzo Ducal di Venezia, numa fuga rocambolesca pelos telhados do palácio, depois de estar prisioneiro na “Prigioni Nove” durante 16 meses. Em Venezia foi preso na madrugada de 26 de Julho de 1755, sob a acusação de levar uma vida dissoluta, de possuir livros proibidos e de fazer propaganda anti-religiosa. Esperavam-no cinco anos de cativeiro.


Na sua primeira cela minúscula, Casanova nem se conseguia erguer. Cedo adoece, mas mesmo assim planeia uma fuga e cava um túnel, descobrindo desesperado que os seus planos estão condenados ao fracasso, quando o mudam de cela em 25 de Agosto. No entanto rapidamente se recompõe e com um companheiro da prisão, o abade Balbi, planeia meticulosamente uma nova fuga. Na madrugada do dia 1 de Novembro de 1756, escapa com o seu colega por um buraco que conseguiu escavar no teto da cela e trepa para os telhados do Palazzo Ducale de onde não consegue descer. Esgotado pela procura de uma escada ou de cordas que lhe permitiriam sair dos telhados que percorre durante toda a noite, Casanova adormece por um par de horas nas águas-furtadas, uma espécie de forro interior dos telhados do Palazzo Ducale, mas os sinos da Basílica di San Marco acordam-no providencialmente e forçam-no a procurar novamente uma outra saída.


Acaba por penetrar novamente na Sala Quadrada do Palácio Ducal, servida pela Escada dos Gigantes, decorada pelo famoso arquiteto Sansovino no século XVI. Um guarda vê os dois fugitivos e, pensando serem magistrados da cidade de Venezia que ali tinham ficado até altas horas da madrugada a trabalhar nos processos judiciais, abre-lhes a porta e deixa-os sair pela Porta da Carta, a entrada principal, habitualmente usada para a entrada no Palácio dos Doges.Cá fora, Casanova atravessa a Piazzeta numa corrida desesperada por baixo das arcadas ao longo do pórtico do Palazzo Ducale e no cais junto do Grande Canal, atira-se para dentro de uma gôndola, escondendo-se da curiosidade dos transeuntes sob uma antiga protecção que muitas destas embarcações possuíam outrora, uma cabina chamada "felze" que foi proibida mais tarde, devido aos encontros amorosos que aquele “esconderijo” facilitava.


O aventureiro atravessa a fronteira e parte para Munique e só regressa a Venezia vinte anos mais tarde, no ano de 1785, vindo de Trieste, tendo como castigo para ser perdoado, a incumbência de escrever regularmente relatórios secretos para a Inquisição de Venezia, sobre as várias pessoas que ele frequenta nas suas longas noites de jogo e de dissolução. Cruel ironia do destino que ele aceita, existindo cerca de 50 relatórios seus, onde ele acusa nobres e banqueiros de adultério e deboche, além da posse de livros cabalísticos e proibidos e de conjura contra o Estado ou de vigarices e crimes, que não lhe repugnava cometer!...Em 1772, é recebido novamente no palácio dos Grimani, uma família patrícia de Venezia com a qual pensa estar aparentado, mas por causa das dívidas de jogo envolve-se num confronto com um desses aristocratas de onde sai humilhado, com toda a gente a troçar da sua situação.Vinga-se ao escrever uma brochura intitulada "Nem Amor, Nem Mulheres ou o Limpador dos Estábulos", que todos reconhecem como um retrato do nobre Grimani.

Os Inquisidores ameaçam-no e ele é novamente forçado a abandonar Venezia aonde nunca mais regressou. A sociedade aristocrática e absolutista do antigo regime da cidade de Venezia não permitia naquela época, as ousadias de vingança de um plebeu contra um nobre. Viaja novamente até Paris e, mergulhando nos salões eruditos e nas bibliotecas, transforma-se num Enciclopedista à maneira de Voltaire, Diderot, D' Alembert e do Barão d' Holbach.Irrequieto e agitado por uma inquietação que nunca o abandonou em 73 anos de vida, este sedutor em movimento perpétuo passa grande parte da sua vida em viagens por Avignon, Marselha, Florença, Roma, Praga, San Petersburgo, Istambul e Viena.

Viajou por toda a Europa e conheceu todas as personalidades relevantes da sua época. Casanova transformou-se num personagem, característico do Iluminismo do séc. XVIII, seguidor da filosofia epicurista (Epicuro de Samos, filosofo ateniense do séc. IV a.C.) e racionalista, sendo no entanto praticamente recordado somente pelas suas inumeráveis histórias galantes. Casanova embora sem grande figura física, era tão dotado na arte da conquista feminina, que o seu sobrenome é até hoje sinónimo de "conquistador".No entanto deve referir-se que se Casanova não tivesse sido reconhecido na sua época como um erudito de relevo, talvez jamais se ouvisse falar do seu nome nos nossos dias, até porque as suas memórias não teriam sido escritas. Por outro lado não duvidemos que o relevo dado à sua aura de grande conquistador, deve-se muito provavelmente a uma forma simples de ocultar pelos seus contemporâneos, a sua relevante cultura e inteligência, pois na época isso era só apanágio de nobres, eclesiásticos ou filhos da alta burguesia.


A destreza no manejo dos intrincados trajes femininos não era a única habilidade de Casanova. O desempenho com as armas foi outra de suas virtudes. Excelente atirador e esgrimista notável, seus duelos teriam ficado famosos em França e em toda a Europa. O mais conhecido deles aconteceu em 1766. O galante aventureiro já havia passado dos 40 anos e o seu adversário era nem mais nem menos que o conde Branicki, um militar e amigo do rei Estanislau Poniativski, da Polónia.Em 1785, já velho e cansado da vida errante que tinha levado até então, Casanova aceitou o convite do conde de Waldstein-Wartenberg, seu último protetor, para cuidar da biblioteca de seu castelo em Dux. Dedicou os últimos anos da sua vida à escrita de um romance, Isocameron, e especialmente, à redação das suas memórias, Historie de ma vie, a sua autobiografia que relata uma vida emocionante e que é uma das melhores crónicas dos costumes europeus do séc. XVIII.


Estes volumosos livros escritos em francês, que constituem um fascinante testemunho da sua época, tiveram a sua primeira publicação, em 1822-25, depois das quais se fizeram múltiplas edições retocadas. O original integral não foi publicado até 1960. Nos 28 volumes que compõem as suas memórias, Giacomo Casanova diz ter dormido com 122 mulheres ao longo da vida. Além de muitas amantes, que lhe deram um lendário currículo amoroso, teve diversas profissões: foi espião, violinista, ensaísta, tradutor (traduziu a Ilíada, de Homero, para o italiano), filosofo, escritor, adaptou algumas peças teatrais e foi um dos criadores da loteria francesa.


Morreu aos 73 anos, em 4 de Junho de 1798, depois de muita esbornia. Amargurado com as suas limitações sexuais causadas por uma infecção urinária, escolheu bem as últimas palavras: "Vivi como um filósofo, morri como um cristão".


Fonte: http://omundodeligialopes.blogspot.com / Wikipédia.org / http://75.125.242.10/view/7ommj

Visita a Venezia - 1º Dia - Parte XI






Do lado esquerdo do Campo di San Samuele, encontra-se o Palazzo Capello Malipiero, em frente do Palazzo Ca’ Rezzonico, do outro lado do Grande Canal.
O palácio foi construído também na época bizantina, no entanto os vários proprietários foram fazendo modificações, de acordo com as suas próprias necessidades e gostos, transformando-o num edifício que reúne numa grande variedade de estilos arquitetónicos.

O Palazzo Capello Malipiero foi construído provavelmente entre o séc. X e XI pela família Soranzo, uma família de comerciantes muito ativos de Venezia. Em torno de 1590, a família Malipiero tornou-se inquilina do palácio e alguns anos mais tarde Caterino Malipiero comprou o edifício. Por volta de 1725, Malipiero deu início a uma impressionante restauração e ampliação que o transformaram no é atualmente, e mais tarde em 1951, o edifício foi adquirido pela família Barnabó.

Sabe-se também que na Paróquia de São Samuel, devido à construção de dois teatros (o San Samuele e o San Angelo), que decorreu entre 1656 e 1676, ambos muito frequentados e bem-sucedidos, modificou naquela época o tecido urbano do bairro e este começou a ser habitado por muitos daqueles que gravitavam em torno do teatro, como atores, escritores e produtores, o que teve a sua influência sobre Palazzo Malipiero.


O Palazzo Malipiero também com a sua principal fachada voltada para o Grande Canal e perto do Palazzo Grassi, fica também ao lado da casa onde nasceu Giacomo Casanova, situado na antiga rua Comedi (agora renomeada rua Malipiero), num prédio ao lado do Palazzo Malipiero, constando que na época tanto Casanova tinha grande familiaridade com o senador Malipiero, sendo provavelmente convidado habitual do senador Alvise.
Neste palácio Casanova teve a oportunidade para conhecer muita gente importante e tecer uma série de relacionamentos com pessoas influentes e com um bom número de senhoras da sociedade veneziana. No entanto Casanova através destes relacionamentos conseguiu ficar muito íntimo de Teresa Imer, uma jovem aristocrata por quem o ancião Alvise Malipero II se tinha apaixonado. Parece que este relacionamento próximo, fez com que Casanova caísse em desgraça aos olhos de Malpiero, sendo o jovem Giacomo expulso do palácio. Apesar deste infortúnio, Casanova deixou-nos na sua “Historie de ma vie”, um retrato vívido de Alvise Malipiero II, e descrições significativas sobre os trajes usados na época de 700, numa óptima contribuição para a história do traje veneziano. (para saber mais sobre a vida apaixonante de Giacomo Casanova, vale a pena ver o filme de Federico Fellini, "Il Casanova").


Há sua frente destaca-se o Ca' Rezzonico, um dos mais famosos palácios de Venezia, também com a fachada principal voltada para o Grande Canal, no ponto onde se lhe junta o rio di San Barnaba.
O palácio simboliza a concretização da ascensão social da família Rezzonico. O pináculo do poder dos Rezzonico e a grandeza do palácio chegaram ao mesmo tempo, em 1758, dois anos após a sua conclusão. Nesse ano, Carlo Rezzonico, irmão de Giambattista, foi eleito Papa com o nome de Clemente XIII e Ludovico Rezzonico casou-se, em Venezia, com Faustina Savorgnan. Desta forma, duas das mais influentes famílias da cidade ficaram unidas pelos laços do matrimónio. No entanto, essa união, ao contrário do que era habitual na época, também era um casamento por amor, o que seria celebrado nos frescos do palácio, que permanecem actualmente entre os melhores preservados de Venezia. O feliz casal desfrutou duma vida alegre e despreocupada no seu belo palácio, na cúpula da sociedade veneziana. Mais tarde, Ludovico tornou-se procurador da Basílica de São Marcos. Em 1810, a família havia-se extinguido por falta de descendentes, deixando apenas o seu estupendo palácio para preservar o nome Rezzonico.

Situado no Sestiere Dorsoduro, acolhe actualmente o Museo del Settecento Veneziano, um museu público dedicado ao século XVIII veneziano. O Ca’ Rezzonico é servido pelo cais flutuante de Vaporetti, com o mesmo nome. Fonte: Wikipédia.org / http://www.tickitaly.com

Visita a Venezia - 1º Dia - Parte X




O vaporetto em plena curva do Grande Canal pára do lado esquerdo no cais flutuante de San Samuele. Deste cais flutuante observa-se na perfeição o belo Palazzo Ca’ Rezzonico, do lado direito do Grande Canal, que é servido pelo cais flutuante com o mesmo nome.O cais de San Samuele, situado do lado esquerdo do Grande Canal é o local de paragem dos vaporetti que se encontra junto do Campo com o mesmo nome, onde se encontra a pequena Chiesa di San Samuele, já no Sestieri di San Marco. A igreja original foi construída no séc. XI, em torno do ano 1000 pela família Boldù. No início do séc. XII foi destruída pelo fogo duas vezes e reparada após os incêndios de 1105 e 1170 lentamente pela família Soranzo, durante os dois séculos seguintes. O edifício actual data de uma reconstrução de 1685, e na fachada principal por cima da estátua da Virgem na porta principal, pode ver-se uma lápide com a data de reconstrução.

A igreja tem vista para o Campo di San Samuele que é um dos poucos que têm uma tomada direta no Grande Canal. Quando se observa esta igreja do lado do Grande Canal, vê-se uma varanda fechada com dez janelas em cima e três janelas gradeadas ao nível da porta, que pertencem a uma estrutura que pertence à igreja e que foi transformada em loja, em 1952. É uma igreja dedicada à figura bíblica de São Samuel, porque segundo a tradição no seu interior estão as relíquias deste Santo. No seu interior, no altar destaca-se um crucifixo do séc. XIV atribuído a Paolo Veneziano. A completar o complexo destaca-se o seu campanário, um dos mais antigos de Venezia, que data do período bizantino veneziano (séc. XII).

Ali perto à direita da igreja, encontra-se a rua Malpiero, onde se encontra a antiga casa em que nasceu Giacomo Casanova. Toda esta área é conhecida em Venezia como a vila de Casanova. Casanova, era filho de uma atriz de 17 anos de idade e provavelmente do nobre Michele Grimani, proprietário do Teatro de San Samuele, onde sua mãe passou a actuar. Casanova teve uma vida apaixonante, tendo a sua educação sido inicialmente orientada para a vida eclesiástica. Tocou na orquestra do Teatro San Samuele (agora uma escola) e os seus pais casaram na Chiesa di San Samuele, em 17 de Fevereiro 1724, sendo também ele ali batizado. Em 1740, com a idade de 15 anos, deu também ali os seus primeiros dois sermões. O primeiro foi um grande sucesso e o seu bolso ficou cheio de dinheiro do ofertório, misturando-se com algumas cartas de amor, pois era na realidade um Dom Juan convicto. Mas da segunda vez o seu sermão foi um desastre, pois tinha comido e bebido demais, esquecendo-se de o preparar corretamente, e ao invés de fazer “Brutta Figura”, ele fingiu desmaiar, o que marcou o fim da sua carreira eclesiástica.


Do lado direito do Campo di San Samuele encontra-se o Palazzo Grassi e do lado esquerdo o Palazzo Capello Malipiero. A República de Venezia tendo o seu poder económico fundado a partir do comércio marítimo durante séculos, fez com que habitualmente muitos nobres venezianos tenham usado frequentemente para expressar o seu status e suas ambições, na zona mais prestigiada de Venezia, o Grande Canal, para ali construírem as suas casas de luxo, a zona mais visível da cidade.

Assim, a família Grassi, originalmente de Chioggia, encomendou a Giorgio Massari (1687-1766) um palácio em mármore, um edifício monumental, numa maravilhosa localização no canal. Provavelmente iniciada em 1748, a construção do prédio foi concluída só no final do século. O Palazzo Grassi tem um maior valor histórico por ser o último edifício construído na cidade antes da queda da Sereníssima República de Venezia, sitiada pelas tropas napoleónicas em 1797.

Em 2005 o Palazzo Grassi foi comprado pelo empresário François-Henri Pinault, que encomendou ao renomado arquiteto japonês Tadao Ando, a reabilitação e renovação do palácio, conseguindo este um diálogo entre a arquitetura neoclássica e as soluções renovação moderna, sendo elogiada a harmonia conseguida por conhecedores dos estilos arquitectónicos contemporâneos.


O Palazzo Grassi também localizado no Campo San Samuele e com a sua fachada principal voltada para o Grande Canal, é hoje um local de exposições de prestígio de âmbito internacional. Além de apresentar importantes exposições temporárias, possui como acervo permanente, com parte da Coleção François-Henri Pinault.
François Pinault foi um grande amante da arte moderna, e um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo, que decidiu compartilhar a sua paixão com o maior número possível de pessoas, colocando ali uma parte da sua enorme coleção.



Aquando da nossa visita a Venezia, decorria a Bienal de Arte, uma exposição internacional de arte que desde 1895 se realiza a cada dois anos na cidade. Por esse motivo em alguns pontos da cidade podiam ser vistas muitas manifestações artísticas e o Campo di San Samuele não foi excepção. Em frente do Palazzo Grassi e em plena margem do Grande Canal, observava-se ali, numa pequena plataforma encostada ao cais, uma magnífica escultura, que em combinação com o palácio, juntava simbolicamente o antigo ao moderno. No Campo di San Samuele, observava-se ainda uma Instalação realizada com um velho Cadillac, pintado com uma pintura contemporânea, que juntava mais uma vez o antigo ao moderno.

Fonte: http://www.churchesofvenice.co.uk / Wikipédia.org / http://www.palazzograssi.it / http://www.leggievai.it/palazzo-grassi