Serra do Gerês - A caminho de Rio Caldo - 3º Dia - Parte III





Acabada a visita às Termas do Gerês é tempo de se tentar espreitar o afamado Parque das Termas, que reúne de certo modo a beleza cuidada da Natureza do Gerês.
 
Situado junto ao edifício das Termas do Gerês, este é um ótimo local para relaxar. É um parque muito bonito, com zonas de vegetação espontânea e zonas ajardinadas. Tem um lago com patos, onde se pode andar de barco. Dispõe ainda de piscinas, um bar e um parque infantil.

O Parque das Termas dedicado a Tude Martins de Sousa (famoso Regente Agrícola, jornalista e escritor português, que desde 1904 a 1914 foi "Regente Florestal" da Serra do Gerês e autor de muitas obras sobre o Gerês), é como que um aperitivo para o Parque Nacional da Peneda-Gerês que se desenvolve a partir daqui, ao longo de 70 mil hectares, para Norte, Leste e Oeste.

Com cerca de dois hectares, o parque termal é atravessado pelo rio Gerês. As ruas são ladeadas por enormes árvores centenárias, cuja folhagem cobre o solo com mil cores.
Duas pontes permitem passar de uma, para a outra margem do rio. Uma piscina moderna, uma gruta artificial junto a um lago com barcos a remos e um circuito de manutenção são outros dos atrativos deste parque.
Mas o que verdadeiramente o torna especial é a atmosfera quase mágica das longas alamedas sombreadas e o rumorejar das águas geladas do rio Gerês, vindas do alto da serra. É, de facto, o sítio ideal para um passeio ao começo do dia, ou para a leitura de um livro, seja na esplanada do bar, seja num dos muitos bancos espalhados ao longo do parque. O acesso é pago, exceto para os hóspedes do Hotel das Águas do Gerês.
Deixa-se a pequena e acolhedora, a vila de Caldas do Gerês, que tem as montanhas como pano de fundo e segue-se viagem a caminho de Rio Caldo, pela estrada N308.
A estrada vai descendo até ao vale e segue depois junto à margem norte do grande lago, acompanhando o belíssimo vale, onde se espraiam as águas da Albufeira da Caniçada.
A Albufeira da Caniçada é procurada, quer pela sua beleza paisagística, quer pelas excelentes condições para a prática desportiva. Possui várias praias fluviais de um sossego encantador e algumas marinas, sendo a mais importante a Marina de Rio Caldo. É composta por 689 hectares de espelho de água navegável, onde uma embarcação de recreio, com início no Rio Caldo, oferece uma viagem original de carácter turístico-ambiental. Uma maneira divertida de conhecer a paisagem envolvente, todo o ano!
Enquanto a viagem se fazia lentamente, em convívio direto com as riquezas naturais e patrimoniais destas terras e observando de perto os altos cumes que envolvem toda a sua imensa beleza paisagística, vem-nos à memória a escrita de Miguel Torga, um dos grandes talentos da literatura portuguesa que ao longo de quatro décadas, explorou as paisagens do Gerês, que tantas vezes lhe serviram de inspiração à sua poética.

Serra!
E qualquer coisa dentro de mim se acalma…
Qualquer coisa profunda e dolorida,
Traída,
Feita de terra
E alma.

Uma paz de falcão na sua altura
A medir as fronteiras:
- Sob a garra dos pés a fraga dura,
E o bico a picar estrelas verdadeiras…

 Miguel Torga, in Diário II

Fonte: http://www.anossaterra.pt/ http://tiago.pinhal.com/blogue/o-regresso/; http://pt.wikipedia.org/; http://www.anossaterra.pt/

Nenhum comentário: