Serra do Gerês - Caldas do Gerês - Termas do Gerês - 3º Dia - Parte II





Depois do belo passeio explorando o vale do rio Gerês, agarramos na mota a fim de iniciarmos um longo passeio pela zona sul da Serra do Gerês.
 
A primeira paragem foi feita logo à entrada da vila de Caldas do Gerês, para a visita às Termas. Deixamos a mota estacionada na Praceta Honório de Lima, junto da Capela das Termas e seguimos a pé para a visita ao edifício termal.
 
A estância termal é constituída fundamentalmente por uma avenida densamente arborizada aconchegada a uma encosta abrupta de vegetação exuberante e fronteira a uma montanha com uma densíssima mata de pinheiros. No topo da avenida abre-se um frondoso parque rico em espécies arbóreas e com canteiros ajardinados.
 
Há mais de dois mil anos que os Romanos descobriram os benefícios da água das Termas do Gerês. Nesse tempo, as Termas do Gerês encontravam-se num local considerado remoto e de acesso difícil, mas apesar desta dificuldade, a fama da água do Gerês rapidamente atravessou serras e vales.
 
Durante séculos estas águas singulares foram dando provas dos seus poderosos efeitos curativos que são resultado das suas características únicas. Por isso está incrustada no maciço granítico junto à Fonte da Bica, a inscrição em latim “AEGRI SURGUNT SANI”“Os Doentes Saem Sãos”.
 
As nascentes termais brotam do lado leste da terra, no sopé de uma escarpa alta quase vertical, constituída por um granito porfiróide de cor rósea. Há ali quatro fontes, cada uma com um nome particular. As duas mais importantes são a Fonte Forte onde a água brota a 42ºC e a Fonte da Bica, com água à temperatura de 42,5ºC esta é notável sobretudo pela sua fluoretação sódica, sendo administrada por via oral. As outras duas são a da Figueira, porque por cima dela cresce das rochas uma figueira, a do Bispo. Por cima de cada uma delas foi construída uma casinha quadrada em cujo centro se encontra uma cavidade que se emparedou para o banho. Antigamente só se ia ali banhar uma pessoa de cada vez. Em vez da porta existia um simples cortinado. Se este estivesse descido é porque alguém se encontrava no banho, as mulheres no entanto não confiam o bastante nos olhares masculinos e punham uma criada à porta.
 
A água também se bebe, recolhendo-se então aquela que brota da rocha, em vez daquela que corre na cavidade onde se toma banho. Uma destas fontes tem notoriamente sulfureto de hidrogénio, mas em pouca quantidade; as outras têm ainda muito menos e uma das fontes não mostra sequer quaisquer vestígios dele.
 
O tratamento termal, que implica cuidada vigilância médica, está indicado nas doenças de fígado e vesícula biliar, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, incluindo a litíase.
 
Mas as termas do Gerês proporcionam também programas específicos para reeducação dietética, emagrecimento, relaxamento físico e psicológico, recuperação física e antisstress. Possui um centro termal muito agradável, onde o visitante é convidado a descontrair, ao mesmo tempo que interage com a Natureza, que envolve toda a vila.
 
Hoje o estabelecimento termal encontra-se remodelado e reequipado e dotado das mais modernas técnicas termais e de bem-estar, possibilitando assim dar resposta às expectativas dos termalistas que as frequentam. Desta forma o estabelecimento termal criou novas valências, de onde se destacam a Piscina Dinâmica, os duches de Cuba, Pulverização de 3 essências sequenciais e ainda uma vasta área de gabinetes de massagem e estética termal, bem como um moderno ginásio.
 
Contíguas ao estabelecimento termal foram também criadas diversas áreas de serviços e comércio. Todo este conjunto modernamente edificado constitui, hoje, um grande Complexo Turístico-Termal, localizado bem no centro da Estância Termal do Gerês.
 



A época termal vai de 15 de maio a 15 de outubro.

Fonte: http://www.termasdogeres.pt/ http://www.cm-terrasdebouro.pt/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.serra-do-geres.com/
Ler mais sobre a história das Caldas do Gerês em: http://www.serra-do-geres.com/cidades_vilas_e_aldeias/ficheiros/caldas_do_geres_ficheiros/caldas_do_geres_historia_ficheiros/texto_historia/caldas_do_geres_historia.htm

Nenhum comentário: