Serra do Gerês - Por terras de Calcedónia - 3º Dia - Parte VI




Desde tempos remotos que estas terras altas da Serra do Gerês foram habitadas, não só por constituírem um excelente ponto de observação sobre as cercanias da serra, de forma a observarem os possíveis inimigos que se aproximavam, mas também por proporcionarem um bom espaço para a prática da pastorícia, tanto do agrado dos primeiros povos castrejos.

Depois também por aqui andaram os romanos, que ocuparam estes espaços, desbravando terras nos vales e proporcionando paz, fazendo com que não fizesse sentido a vida no cimo dos grandes montes e montanhas. Possivelmente estes povos foram ocupando os vales e dedicando-se à prática da agricultura (de subsistência), não deixando no entanto, a pastorícia.

Foi nestas terras que se fundou a Calcedónia, uma antiga comunidade romana. Calcedónia não era um mero sítio, não era só um local. Calcedónia era todo um espaço geográfico que vai desde Rio Caldo, passando por Covide, Campo do Gerês, Junceda e ainda as antigas Termas do Gerês, Ponte de Saltos e Bemposta.

Mas a mítica cidade de Calcedónia existiu mesmo por ali, perto daquelas altas serranias e deixou até aos nossos dias muitos sinais da sua presença. Por certo, aquando da ocupação romana, muitas das populações castrejas pré-existentes, por ali terão continuado, misturando-se assim as populações e as duas culturas. É desta vivência familiar e em especial da sociedade dos povos castrejos que terão ficado enraizados os hábitos comunitários destas gentes e que até aos nossos dias perduram.

Ao percorrermos estas terras estamos então a percorrer as terras da antiga Calcedónia, dos seus segredos por desvendar e outros já desvendados, que resultam do estudo das suas antigas ruinas e as muitas marcas, que a sua marcante presença ali nos deixou.

De todos os percursos que fizemos no Gerês, este é de todos a de maior significado histórico, e por isso mesmo a mais tocante. Pelo caminho a serra com toda a sua dimensão granítica impõe-se e mostra-nos a nossa pequenez.

Chegámos então ao marco maior da "Geira Romana", a antiga estrada possivelmente construída no último terço do séc. I d.C., que ligava Bracara Augusta à Galiza e que apresenta um percurso de cerca de 215 milhas (cerca de 318 quilómetros). Está situado num entroncamento de estradas, em cima de uma rotunda granítica, destacando-se sob um pórtico formado por três colunas, que suportam um telhado piramidal de cor ocre.

À Geira que por ali passa referiu-se assim Miguel Torga, in Diário IV, "Estou a vingar-me mais uma vez, a olhar esta Geira Romana e os seus marcos delidos. Estou a vingar-me de quantos Césares o mundo tem dado, convencidos de que basta mandar fazer calçadas e pontes, gravar numa coluna a era e o nome, para que a eternidade fique por conta deles.”
 
Fonte: http://www.igogo.pt/marcos-miliarios-da-geira-romana/ http://www.serra-do-geres.com/ http://arquivo.bestanca.com/

Nenhum comentário: