Na vida, nada se resolve, tudo continua. Permanecemos na incerteza, e chegaremos ao fim sem sabermos com o que podemos contar.


André Gide

Passeio por Orvieto – Parte IV


Após a visita à Piazza del Popolo e novamente na Via Cavour seguimos até à Piazza della Repubblica. Esta parece ter sido o local do antigo fórum da cidade etrusca e o centro da vida civil no início da Idade Média.
Outrora tinha o nome de Piazza del Comune (por ali existir o Palazzo Comunale), ou Piazza Maggiore, por ser na época a maior praça da cidade. A praça foi nomeada de novo em honra do rei Vittorio Emanuele II em 1861 e depois em 1946 para a recém-proclamada República Italiana.

É nesta praça que se encontra a Chiesa de Sant’ Andrea que foi construída no mesmo local de um antigo templo etrusco e era a igreja mais importante da cidade antes da construção da Chiesa de San Frencesco (1240-1264) e do novo Duomo (1290-1310).

Ao seu lado encontra-se uma torre de doze lados (séc. XII), que provavelmente foi a Torre Civica, sendo mais tarde adaptada como campanário da igreja. Do lado esquerdo deste campanário, pode observar-se o Palazzo Comunale, o palácio das autoridades civis da cidade, que foi construído em 1216-9 e os nobres iam ali todos os anos reafirmar a sua lealdade à Comuna.

Por baixo do arco central original do edifício passa a Via Garibaldi, que desemboca na Piazza della Repubblica. O Palazzo Comunale foi reconstruído em 1574, por Hipólito Scalza, quando a praça sofreu uma grande modificação e alargamento.

De volta ao Corso Cavour e sempre a pé, retornamos à Piazza Cahen, para ali tomarmos o autocarro de volta ao parque de caravanas, no sopé do planalto de travertino que suporta a cidade, para em seguida nos pormos a caminho de Roma, onde queríamos ir pernoitar naquela noite.

Fonte: Wikipédia / http://www.orvietoonline.com

A Vida


Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado noutra. A vida é um todo indivisível.

Mahatma Gandhi

Há doenças extravagantes que consistem em se querer ter tudo o que se não tem. Devemos ficar à espera de tudo o que vier a nós, sem desejarmos o que não temos. Desejando apenas o que vier. Cada espera não deve ser um desejo, só mesmo uma disposição para acolher.

André Gide

Passeio por Orvieto – Parte III

A partir da catedral enveredámos pela Via del Duomo, no sentido noroeste até encontrarmos novamente o Corso Cavour, a principal rua de Orvieto, que atravessa a cidade de leste a oeste.

No cruzamento das duas ruas, ergue-se a Torre del Moro, uma torre quadrangular com 40m de altura, que domina a Piazza Gualterio. À nossa frente, o Palazzo Gualterio com um portal renascentista, altamente decorado (1550). O edifício, austero e elegante ao mesmo tempo, está localizado na esquina do cruzamento em frente à Torre del Moro e foi construído na primeira metade do século XVI, para uma família rica e poderosa da cidade.

Ladeado pela imponente Torre del Moro, o Palazzo dei Sette é o mais bonito entre os que enfrentam o Corso Cavour. O edifício data do final do século XIII e originalmente pertencia aos Sete Senhores do Poder Judiciário, sendo também mais tarde possuído pelo Papado.

Também conhecida como Torre del Papa e Casa da Santa Igreja, o prédio foi doado à cidade pelo Papa Leão X (1515), tornando-se a sede da Câmara Municipal. Desenhado por Ippolito Scalza, o edifício foi profundamente reestruturado, na segunda metade do século XVI. No final do século XX, o prédio foi reformado para abrigar exposições e eventos culturais, tornando-se o centro cultural da cidade.

Uma porta leva à Torre del Moro. A torre é orientada quase exactamente sobre os quatro pontos cardeais e dela a vista varre a cidade e arredores. No topo da torre encontra-se o sino histórico, que tocava frequentemente para chamar os cidadãos às armas, durante as lutas entre os guelfos e gibelinos do início do século XIV. Outrora nela estavam gravadas as armas de Orvieto e o selo do povo, mas na segunda metade do século XIX, um relógio foi instalado.

A uma pequena distância a norte da Torre del Moro, encontramos a Piazza del Capitano del Popolo (Piazza del Popolo), onde se realizam mercados às quintas e sábados.

Nela encontramos o Palazzo del Popolo, construído em pedra vulcânica. É uma construção simples, que ainda mantém uma grandeza impressionante. A construção do palácio começou no séc. XIII num terreno que havia sido ocupada desde 1157 pelo Palácio Papal, construído no reinado do Papa Adriano IV.
O original Palazzo del Capitano era uma “loggia” com um só piso térreo, que foi usado como um lugar de mercado ou para as reuniões, onde o magistrado ia falar aos cidadãos. Este era o lugar onde os senhores ou representantes da lei das cidades vencidas, vinham prestar fidelidade a Orvieto.

A partir de 1596 uma das salas da secção inferior abrigava a Studium, a universidade, onde os estudantes de teologia da lei e da lógica, vinham estudar duas vezes por dia, cada vez que o sino do Palazzo del Popolo tocava, até 1651.

Existem poucos registos da antiga universidade após esta data. No entanto algumas fontes indicam que ela teve início em 1013 e tinha ligações com os monges beneditinos Graziano e Gozio de Orvieto, que teriam sido os seus iniciadores.

Fonte: http://en.wikipedia.org / http://travelitaliacom / http://www.planetware.com/orvieto

Idade

Os homens assemelham-se aos vinhos: a idade estraga os maus e melhora os bons.

Marie von Ebner-Eschenbach

"Felicidade é ter também a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente."

Érico Veríssimo

Passeio por Orvieto – Parte II

A visita continuou caminhando pelo Corso Cavour. É gostoso andar por Orvieto, respirar o seu ambiente medieval e deambular pelas ruas de paralelepípedos, ladeadas de lojas de artesanato, onde as suas belas cerâmicas se destacam.

Após uma breve paragem num bar/restaurante situado na Piazza Sant’ Angelo, para se degustar um pequeno lanche, seguimos a pé até à Piazza Fracassini, situada do lado direito do Corso Cavour e dali fomos até à Piazza del Duomo, onde se encontra a bonita catedral da cidade.
Orvieto gira em torno de sua catedral, uma das maiores obras-primas da arte gótica italiana, erguida entre 1290 e 1330. Quando se olha para a cidade à distância, vê-se o seu Duomo que se ergue no meio do penhasco planáltico de travertino avermelhado, em que a cidade foi construída, parecendo quase irreal. Mas quando temos o prazer de chegar próximo, ele torna-se absolutamente fascinante e espectacular.

A Catedral de Orvieto é um dos mais importantes exemplos da arquitectura gótica na Itália. O Duomo é conhecido principalmente devido à sua beleza e pelos famosos frescos de Luca Signorelli sobre o Juízo Final, que serviram de inspiração a Michelangelo para pintar o tecto da Capela Sistina, no Vaticano.

Também são famosos os magníficos portais de bronze da entrada do Duomo, que foram concluídos por Emilio Greco, um escultor cujo nome se tornou sinónimo de Orvieto, graças à sua colecção de 32 esculturas em bronze e 60 obras gráficas e as impressões que ele doou à cidade e que estão actualmente alojadas no Palazzo Soliano, situado na Piazza del Duomo, ao lado da catedral.

A fachada principal da Catedral de Orvieto é ricamente decorada com uma mistura deslumbrante de mármore policromado, esculturas e mosaicos. A entrada do meio e da rosácea central foram desenhados por Andrea Orgagna.

O interior, em estilo românico, possui inúmeras obras de arte, como o busto em bronze de Urbano VIII, feito por Bernini, a Madona e os Santos de Pinturicchio e belos frescos de Gentile da Fabriano, Filippo Lippi e Signorelli. Muito idêntica à de Siena no seu exterior, comparada com outras catedrais da Europa, a Catedral de Orvieto é formalmente a menos linear e que utiliza uma variedade maior de materiais.

Na Piazza del Duomo, além do Palazzo Soliano existe também o Palazzo Faina, ambos transformados em museus de prestígio.

No lado direito da catedral há um pequeno grupo de residências, que outrora foram do Bispo e do Papa, conhecidas como “Palazzo Papale”, onde está também situado o Museu Nacional de Arqueologia.

Fonte: http://www.argoweb.it/orvieto / http://pt.wikipedia.org

Felicidade - I e II


"Quem ama a fama faz a sua felicidade depender dos outros; quem ama o prazer faz a sua felicidade depender das suas próprias sensações; quem é inteligente faz a sua felicidade depender dos seus próprios actos."

Marco Aurélio, Meditações


"A felicidade humana geralmente não se consegue com grandes golpes de sorte, que poucas vezes acontecem, mas com pequenas coisas que acontecem todos os dias."

Benjamin Franklin

Sossego


Há mais sossego na simples melancolia do que em todas as alegrias muito altas.

Vergílio Ferreira