Por baixo do arco central original do edifício passa a Via Garibaldi, que desemboca na Piazza della Repubblica. O Palazzo Comunale foi reconstruído em 1574, por Hipólito Scalza, quando a praça sofreu uma grande modificação e alargamento.
Passeio por Orvieto – Parte IV
Por baixo do arco central original do edifício passa a Via Garibaldi, que desemboca na Piazza della Repubblica. O Palazzo Comunale foi reconstruído em 1574, por Hipólito Scalza, quando a praça sofreu uma grande modificação e alargamento.
A Vida
Passeio por Orvieto – Parte III
No cruzamento das duas ruas, ergue-se a Torre del Moro, uma torre quadrangular com 40m de altura, que domina a Piazza Gualterio. À nossa frente, o Palazzo Gualterio com um portal renascentista, altamente decorado (1550). O edifício, austero e elegante ao mesmo tempo, está localizado na esquina do cruzamento em frente à Torre del Moro e foi construído na primeira metade do século XVI, para uma família rica e poderosa da cidade.
Também conhecida como Torre del Papa e Casa da Santa Igreja, o prédio foi doado à cidade pelo Papa Leão X (1515), tornando-se a sede da Câmara Municipal. Desenhado por Ippolito Scalza, o edifício foi profundamente reestruturado, na segunda metade do século XVI. No final do século XX, o prédio foi reformado para abrigar exposições e eventos culturais, tornando-se o centro cultural da cidade.
A uma pequena distância a norte da Torre del Moro, encontramos a Piazza del Capitano del Popolo (Piazza del Popolo), onde se realizam mercados às quintas e sábados.
Idade
Passeio por Orvieto – Parte II
A Catedral de Orvieto é um dos mais importantes exemplos da arquitectura gótica na Itália. O Duomo é conhecido principalmente devido à sua beleza e pelos famosos frescos de Luca Signorelli sobre o Juízo Final, que serviram de inspiração a Michelangelo para pintar o tecto da Capela Sistina, no Vaticano.
Também são famosos os magníficos portais de bronze da entrada do Duomo, que foram concluídos por Emilio Greco, um escultor cujo nome se tornou sinónimo de Orvieto, graças à sua colecção de 32 esculturas em bronze e 60 obras gráficas e as impressões que ele doou à cidade e que estão actualmente alojadas no Palazzo Soliano, situado na Piazza del Duomo, ao lado da catedral.
Na Piazza del Duomo, além do Palazzo Soliano existe também o Palazzo Faina, ambos transformados em museus de prestígio.
No lado direito da catedral há um pequeno grupo de residências, que outrora foram do Bispo e do Papa, conhecidas como “Palazzo Papale”, onde está também situado o Museu Nacional de Arqueologia.
Felicidade - I e II
"A felicidade humana geralmente não se consegue com grandes golpes de sorte, que poucas vezes acontecem, mas com pequenas coisas que acontecem todos os dias."
Benjamin Franklin
Passeio por Orvieto – Parte I
Com vários arcos de pedra, casas de pedra vulcânica com janelas bem pintadas e floridas, algumas ruínas, pequenas pracetas onde encontramos lojas de cerâmica pintada à mão e vários bares onde se servem os seus clássicos vinhos, Orvieto é sem dúvida um dos tesouros mais preciosos da Itália.
Um pouco mais à frente encontrámos do lado esquerdo um pequeno estúdio/galeria de arte, com trabalhos fabulosos do actor, poeta, pintor e escultor Umberto Verdirosi, que podemos fotografar sem qualquer problema.
Verdirosi com 65 anos é hoje um dos artistas mais autênticos, com uma enorme excentricidade, reflexo de um espírito e de uma inteligência animada e construtiva, própria de uma sensibilidade subtil.
Sabedoria
Consciência Moral - I e II
A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro.
Cícero
Orvieto
Orvieto é uma cidade da Úmbria, cuja fama é devida basicamente a 4 origens, a sua majestosa beleza, a sua linda catedral, o seu clássico vinho e a sua bonita cerâmica. É uma cidade pequena e de grande antiguidade, tão antiga que sua história inicial é incerta. O seu nome deriva da palavra “Urbs Vetus”, ou seja, “velha cidade”, o nome latino de Orvieto, outrora o principal centro da civilização etrusca.
Os etruscos, de fato, que se fixaram nas grutas escavadas na grande massa de tufo, devem ter dado origem de Orvieto. Mas a cidade assumiu papéis de grande importância na Idade Média, nas invasões góticas, nas lutas entre guelfos e gibelinos, citadas por Dante Alighieri, e entre o segundo semestre de 1300 e primeiro semestre de 1400, quando passou a ser completamente do domínio papal.
Foi um destes autocarros que nos levou ao cimo da plataforma sem qualquer sobressalto, no entanto, na viagem de volta, um jovem condutor totalmente irresponsável, conduziu-nos até cá abaixo a alta velocidade, quer em recta, quer em curva, praticamente sem usar o travão, fazendo desta uma viagem verdadeiramente alucinante, deixando todos os passageiros incrédulos com o sucedido.
A sua posição estratégica sobre uma plataforma planáltica com uma base de tufos vulcânicos porosos, dominando as planícies em redor, faz dela um lugar de absoluto fascínio, tendo sido ao longo do tempo, o motivo de ferozes lutas pelo poder, desde a época etrusca, passando pela romana e logo em seguida pelos godos, finalizando com as guerras civis entre as famílias medievais, os Monaldeschi e os Filippeschi, pela posse da cidade.
O morro que suporta Orvieto é uma espécie de “colmeia”, camuflando muitas cavernas etruscas e medievais, escavadas em tempos longínquos por antigos habitantes. É possível visitar os cerca de 100 metros de cavernas e poços, onde se podem observam os restos de uma antiga prensa de azeite e de uma pedreira de cimento etrusca primitiva, a 130 metros de profundidade.
Assim sendo a cidade de Orvieto viveu desde sempre em simbiose com o tufo vulcânico em que se encontra, num extraordinário exemplo da integração da natureza através do trabalho do homem.
Visitar esta cidade significa caminhar através da história, em busca de traços de quase três mil anos de existência. É uma cidade calma, que se visita sem stress quer de dia quer de noite, embora com alguns os turistas durante o dia. As suas ruas são ladeadas por edifícios em pedra de origem vulcânica.
Há muitos anos atrás a cidade tornou-se numa das principais atracções culturais de seu tempo, quando S. Tomás de Aquino ensinou no Studium de Orvieto, uma pequena universidade, que agora faz parte da Universidade de Perugia. Esta antiga universidade teve as suas origens com o nome de Studium Generale, sendo concedida à cidade pelo Papa Gregório XI, em 1736.
Fonte: Wikipédia / http://www.argoweb.it/orvieto
Moral Verosímil como Meio de Criação Humana - Parte II
[2] São Tomás de Aquino.
[3] Goethe.
Estética e Criticismo
Bibliografia:
-Heidegger, Martin; A Origem da Obra de Arte; Edições 70 Lda; Junho de 2008.
-Platão; A República, livro VII.
-Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”
-http://pt.wikipedia.org/