Educação, Ética, Direito e Moral


A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” e que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem da palavra “mores”, significando costumes.
 
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava a Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
 
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma como todo o homem deve comportar-se no seu meio social.

Ética e Moral são então os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida".

Assim o homem, no seu livre arbítrio, vai formando o seu meio ambiente ou destruindo-o. Apoiando a natureza e suas criaturas ou subjugando tudo que pode dominar, e assim ele se transforma no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral formam-se numa mesma realidade.


Fontes: http://www.coladaweb.com/filosofia/moral-e-etica-dois-conceitos-de-uma-mesma-realidade; http://www.youtube.com/watch?v=NmkZfRySFRI

Nenhum comentário: