Um passeio por Siena - Parte V


Depois de estarmos uma boa parte da tarde na Piazza del Campo, sentados numa das esplanadas da praça, partimos à descoberta do resto da cidade.
A partir da Via San Giovanni Dupré fomos até à Via del Mercato, descendo sempre até à Piazza del Mercato, onde se encontra o principal mercado da cidade.

Depois de ter sido em terra batida e cheia de árvores, a praça do antigo mercado foi usada originalmente para o mercado de gado, conhecido como o “Foro Boario”. Actualmente é um mercado de produtos da região, com instalações para flores e vegetais e fornecedores de frangos e coelhos, para quem foi construído um telhado em 1886.

Este telhado é semelhante a uma tartaruga, o que explica o seu nome "Tartarugone", tartaruga em italiano. O mercado também atraiu ao longo do tempo vendedores ambulantes conhecidos como trecconi treccolonior, que vendiam fios, botões e bugigangas diversas para as senhoras, apresentando-se com uma caixa pendurada ao pescoço.

A Piazza del Mercato oferece uma bela vista do lado Sul da cidade e das ruas que descem a partir da parte traseira da Piazza del Campo e do Palazzo Pubblico ou Comunale.

Enveredámos em seguida pelas ruelas da cidade, a caminho da zona conhecida por Casato di Sotto, onde se encontram as ruas mais antigas da cidade. Ali as ruas são tão estreitas, íngremes e sinuosas, que acabámos por nos perder.

Esta é a zona mais antiga da cidade, que mantém uma aparência arquitectónica típica do século XIV. Estas são as ruas por onde passa a manifestação mais marcante da cidade, a histórica Parade Drappellone, um cortejo com o carro triunfal puxado por bois a caminho do Palio de Siena.
É também ali que encontramos o Palazzo Chigi, que hoje alberga a Accademia Chigiana, uma famosa escola de música italiana e um centro internacional de estudos musicais avançados.

A atmosfera desta antiga cidade medieval é sentida a todo o momento nas suas ruas tortuosas que sobem e descem em desníveis constantes entre si. Estas ruelas encontram-se cheias de atalhos, que nos oferecem cenários de absoluto fascínio, que se desenrolam entre as casas medievais e as pracinhas ou pátios, desta cidade maravilhosa.

A própria cultura da cidade, cria por si só uma atmosfera especial, onde é normal ouvir concertos de música clássica realizados nos pátios da cidade, pelos estudantes da Accademia Chigiana, uma instituição famosa de música em todo o mundo.

As casas da cidade que crescem em altura fazem com que as ruas, mesmo em dias de sol, sejam sombrias. Em quase todas as ruas as casas estão decoradas com bandeiras medievais, que presas às varandas e janelas ostentam os brasões da zona da cidade a que pertencem.
Em algumas pracinhas da cidade também podemos observar momentos de ensaio de práticas medievais que serão usadas nos dias festivos do Palio, com jovens rapazes vestidos com trajes medievais, que atiram bandeiras coloridas ao ar apanhando-as em seguida com agilidade e precisão.
Fonte: Wikipédia / http://www.initalytoday.com

Solidão


Quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre as gentes.

Charles Chaplin

Coragem


Saber o que é correcto e não o fazer, é falta de coragem.

Confúcio

Um passeio por Siena - Piazza del Campo - Parte III

Após a visita ao complexo do Duomo, caminhámos a partir da Piazza San Giovanni, pela Via dei Pellegrini em direcção à Piazza del Campo, o verdadeiro coração da cidade.
As ruas estreitas e empedradas, ladeadas por casas que crescem em altura de traça medieval, são belíssimas. Caminhar pelas ruas de Siena, é como passear pela história, onde a loba romana como símbolo, está omnipresente, em estátuas e em baixos-relevos nas soleiras de portas, ou em brasões que enfeitam as varandas, vigia segura que com olhar maternal, observa os turistas que vagueiam pela cidade.

Siena é provavelmente das mais belas cidades de Itália, que nos proporciona enquadramentos cénicos, dignos de muitas horas fotográficas. Totalmente cercada por muralhas, maravilhosamente preservada, Siena é um dos mais belos legados da história medieval.

Nesta cidade somos várias vezes invadidos por uma enorme sensação de pequenez, em especial quando entramos na Piazza del Campo, a mais bela praça central de Itália, onde se realiza o seu famoso Palio, uma corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano, nos dias 2 de Julho e 16 de Agosto, desde o século XVII.

A Piazza del Campo é belíssima e conhecida mundialmente pela sua enorme beleza e integridade arquitectónica. Quando lá entramos sentimos que é um lugar único em todo o mundo, começando pela sua conformação tão peculiar, que transforma a praça num grande escudo côncavo, em forma de concha.

A praça ganhou forma no final do ano de 1200, num espaço que foi por muito tempo usado para feiras e mercados e que outrora estava situada numa encruzilhada de ruas importantes.

Quando foi construída, a população de Siena reunia-se ali para participar de vários eventos, como torneios e corridas de touros, e até aos nossos dias, a Piazza del Campo, já recebeu quase todos os eventos importantes na história da cidade, desde o tempo da República até ao período Médici, durante o qual Siena esteve sob o controle de Florença e de Cosimo I de Médici.

A pavimentação desta praça remonta ao ano 1300 e é feita de tijolos vermelhos dispostos em espinha de peixe e dividida em nove partes por tiras de travertino, em memória do Grupo ou Governo dos Nove, que governou a cidade de 1292-1355.

Na ponta noroeste da praça encontra-se a refrescante e bela Fonte Gaia. O mármore branco desta fonte destaca-se na pavimentação e é uma obra-prima de 1419, realizada por Jacopo della Quercia, mais tarde substituída por uma cópia.

Nesta praça destaca-se sem dúvida nenhuma o Palazzo Comunale, a Câmara Municipal, construído na parte mais baixa da praça, como a sua alta e elegante Torre del Mangia, que se destaca contra o céu e que atinge 102 metros, incluindo o pára-raios.

Na base do Palazzo Comunale encontramos a Capela da Virgem, ou Capela da Praça, construída pelo povo de Siena, após o fim da Peste Negra, em 1348.

Em torno da praça podemos observar as fachadas elegantes dos Signorili Palazzi, que a circundam e que são as casas senhoriais pertencentes às famílias mais ricas, como o Palazzo Sansedoni, o Piccolomini, e o Saracini.

Fonte: http://www.zerozero.pt / http://www.italyguides.it/us/siena_italy

Parecer/ser ou não ser


Parecer o que se é, é um crime; parecer o que não se é, um sucesso.

Madame de Girardin

A Mudança


Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Dalai Lama

A Verdade


"De vez em quando os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles levanta-se rapidamente e continua o seu caminho como se nada tivesse acontecido."

Winston Churchill

Passeio por Siena - Museu Dell’Opera del Duomo e Baptistério - Parte II



Depois da visita ao Duomo, caminhámos a partir da Piazza del Duomo, para a praça ao lado da igreja, que ocupa o espaço que deveria ser da imensa nave lateral do novo projecto do Duomo.

Ali fica o Museu Dell’Opera del Duomo, que visitámos a seguir e que está localizado onde deveria estar implantada a nova nave do Duomo, que devido a problemas económicos e à Peste Negra, em meados do século XIV, nunca foi concluída. Dentro dele encontram-se todas as obras de arte outrora guardadas dentro e fora do Duomo.

Há entrada somos recebidos por inúmeras obras de arte, que se destacam numa bela sala que tem como fundo uma grande janela redonda em vitral, que deixa entrar uma luminosidade colorida que faz sobressair as belas estátuas expostas na sala, parecendo que todas elas nos reverenciam, pois têm a cabeça baixa como que em sinal de respeito por quem passa..

Este museu é usado para abrigar uma colecção de estátuas em mármore de antigos profetas e filósofos, esculpidas por Giovanni Pisano entre 1285 e 1297, e a famosa Virgem e o Menino, conhecida como a "Maestà", de Duccio Maesto (1308-1311), que é uma das realizações de arte suprema, bem como a "Madonna col Bambino" de Donatello.

O museu contém numerosas obras-primas de mestres artesãos de Siena, como Ambrogio Lorenzetti, Taddeo di Bartolo, Sano di Pietro, Giovanni di Matteo, e Domenico Beccafumi.

Muitas das esculturas que foram retirados das portas e nichos da fachada do Duomo, bem como do seu interior, foram substituídas por cópias ficando os originais a pertencer ao espólio do museu. Entre os anos de 1998 a 2000, o museu foi totalmente reorganizado e as obras de arte exibidas são muitas. É um museu que nunca tem muitos visitantes e que por isso se pode facilmente admirar todo o seu espólio, com calma.

Outras peças importantes da colecção são esculturas de madeira por Francesco di Valdambrino, Jacopo della Quercia e Francesco di Giorgio Martini, e uma extraordinária exibição de objectos litúrgicos de ouro e prata. Especialmente notável é o conjunto de vasos de altar feitos para a Capela Chigi situada na catedral, de prata em relevo, esmaltes, ouro e cristal de rocha.

A Câmara dos Paramentos dá acesso a uma escada dentro da parede que leva ao topo do que teria sido a fachada da Catedral Nova, familiarmente chamado de "Facciatone", que oferece uma magnífica vista da cidade e da paisagem circundante.

Depois da visita ao Museu Dell’Opera del Duomo, descemos a escadaria do lado direito para acedermos ao Baptistério, cuja entrada fica na Piazza San Giovanni, servido por uma larga escadaria, numa solução arquitectónica singular que aproveita o desnível do terreno, onde o Baptistério foi construído e terminado em 1325.

Consagrado a São João Baptista, o Baptistério foi construído por Camaino di Crescentino. Possui uma fachada principal mais simples do que o Duomo, mas o seu interior é digno de uma visita, uma vez que se encontra cheio de tectos abobadados e pintados com maravilhosos frescos, de Lorenzo di Pietro (Vecchietta), que são considerados os melhores do século XV, em Siena.

A sua maravilhosa fonte baptismal, apresenta figuras esculpidas por Donatello, Lorenzo Ghiberti e Jacopo della Quercia.

Fonte: Wikipédia / http://wazari.wordpress.com

Indiferença


"O oposto do amor não é o ódio, mas sim a indiferença".

Érico Veríssimo

Um passeio por Siena - Duomo - Parte I



A chegada ao final da tarde a Siena, fez com que se pudesse procurar com calma, o lugar de pernoita antes de anoitecer.

Existem duas boas estações de serviço para autocaravanas, em Siena. Uma fica à entrada da cidade moderna a um quilómetro da porta Sul da cidade medieval dentro de muralhas, sendo esta a que foi por nós escolhida, e outra que fica próxima da entrada Norte, bastante distante da primeira. São duas boas estações para ACs, sossegadas, seguras e limpas, com todos os serviços à excepção de ligações à corrente eléctrica. Há também 2 ou 3 parques subterrâneos, para quem leva automóvel, próximos da Porta Fontebranda, à entrada da cidade amuralhada.

Naquela noite já não se saiu e o jantar foi de confecção caseira, uma fritada de peixes e mariscos, acompanhados de uma boa salada verde, finalizando com saborosas taças de tiramisu, que em Itália se compram em qualquer bom supermercado.

No dia seguinte, fomos a pé até à entrada da cidade amuralhada. Pelo caminho o verde brota de todos os lados, servindo de aconchego e berço a inúmeras flores silvestres, que durante a caminhada nos iam dando as boas vindas.

O calor apertava e após uma boa subida chega-se à Porta Fontebranda, a porta Sul da muralha. Ali bem perto e um pouco mais acima à direita, uma moderna fonte branca onde brota água fresca e límpida, refresca-nos. Depois a escada rolante espera-nos levando-nos em vários lances, até lá acima já bem perto da Piazza S. Giovanni, onde se encontra o Baptistério de S. Giovanni.

Ali chegados, foi altura de descansar durante algum tempo, numa simpática esplanada à porta do Baptistério. Para serem adquiridos os bilhetes para a visita ao complexo, temos que subir uma íngreme escadaria do lado esquerdo do Baptistério e a bilheteira fica no topo desta, do lado direito de quem sobe.

Decidimos iniciar a visita pelo Duomo, que fica um pouco mais à frente, na Piazza del Duomo. Nesta Piazza, em frente ao antigo Hospital de Santa Maria della Scala, hoje transformado em hotel, ergue-se enorme e majestosa a Catedral, um esplêndido exemplo do gótico italiano. A porta de entrada do Duomo, no cimo de uma ampla escadaria, leva-nos ao seu interior.

A construção, iniciada em 1230, substituiu uma antiga catedral do século IX, intitulada Catedral de Santa Maria. A cúpula ou domo, foi introduzido em 1264, mas em 1300 a igreja foi completamente transformada.

A nave central foi levantada e iluminada por três arcos janelas e a fachada foi trabalhada, entre outros, por Giovanni Pisano. Em 1300, começaram no primeiro semestre as obras numa tentativa ambiciosa, de transformar esta Catedral no maior templo da cristandade.

No entanto em 1348, as obras foram interrompidas pela peste negra que assolou a cidade, matando 3/5 da sua população, ficando até hoje inacabada. Ainda há vestígios da estrutura efectivamente construída, no lado esquerdo do Duomo actual.

A Catedral de Siena, é uma das igrejas mais bonitas que nós já tivemos oportunidade de visitar, não só por fora como por dentro. O interior é maravilhoso e o efeito do mármore preto e branco é o que mais marca quem visita esta Catedral.

O preto e o branco são as cores do brasão de Siena. Os capitéis das colunas da parte da frente da nave, são esculpidos com bustos e animais alegóricos. Há bustos de 172 Papas, começando com São Pedro até Lúcio III e de 36 Imperadores.

O vitral redondo do coro, representando a Última Ceia, foi feito em 1288 a partir de desenhos de Duccio. É um dos mais antigos exemplares de vitrais da Itália. A cúpula é adornada com uma lanterna, como se fosse um sol dourado. As duas fontes foram construídas em 1462 e 1463. O altar de mármore foi construído em 1532 e é uma obra de Baldassarre Peruzzi.

O enorme cibório de bronze é obra de Vecchietta (1467 - 1472) e os anjos em volta do altar são obras-primas de Francesco di Giorgio Martini. Contra os pilares estão oito candelabros na forma de anjos, feitos por Domenico Beccafumi.


O púlpito de Siena, feito em mármore de Carrara, foi esculpido em 1265, por Nicola Pisano e seu filho, Giovanni Pisano, bem como seus assistentes Arnolfo di Cambio, Lapo di Ricevuto e vários outros artistas. É a obra mais antiga da igreja. Nicola Pisano ganhou essa encomenda a partir de seu trabalho no púlpito do Duomo de Pisa. O púlpito de Siena é mais ambicioso e é considerado a sua obra-prima. Toda a mensagem do púlpito é centrada na doutrina da Salvação e no Julgamento Final.

O pavimento da Catedral é belíssimo, com baixos-relevos em mármore branco embutidos em mármore preto, cobrindo toda a área da Catedral sendo um dos mais decorados da Itália. A sua construção durou dois séculos e quarenta artistas trabalharam na obra. São 56 painéis em diferentes tamanhos. O chão inteiro pode ser visto apenas durante três semanas do ano e nós tivemos a sorte de o observar. Para o proteger, no resto do ano, o pavimento é coberto e poucas áreas podem ser vistas.

Fonte: Wikipédia / http://www.sacred-destinations.com / http://www.italiansrus.com/