Um passeio por Siena - Piazza del Campo - Parte III

Após a visita ao complexo do Duomo, caminhámos a partir da Piazza San Giovanni, pela Via dei Pellegrini em direcção à Piazza del Campo, o verdadeiro coração da cidade.
As ruas estreitas e empedradas, ladeadas por casas que crescem em altura de traça medieval, são belíssimas. Caminhar pelas ruas de Siena, é como passear pela história, onde a loba romana como símbolo, está omnipresente, em estátuas e em baixos-relevos nas soleiras de portas, ou em brasões que enfeitam as varandas, vigia segura que com olhar maternal, observa os turistas que vagueiam pela cidade.

Siena é provavelmente das mais belas cidades de Itália, que nos proporciona enquadramentos cénicos, dignos de muitas horas fotográficas. Totalmente cercada por muralhas, maravilhosamente preservada, Siena é um dos mais belos legados da história medieval.

Nesta cidade somos várias vezes invadidos por uma enorme sensação de pequenez, em especial quando entramos na Piazza del Campo, a mais bela praça central de Itália, onde se realiza o seu famoso Palio, uma corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano, nos dias 2 de Julho e 16 de Agosto, desde o século XVII.

A Piazza del Campo é belíssima e conhecida mundialmente pela sua enorme beleza e integridade arquitectónica. Quando lá entramos sentimos que é um lugar único em todo o mundo, começando pela sua conformação tão peculiar, que transforma a praça num grande escudo côncavo, em forma de concha.

A praça ganhou forma no final do ano de 1200, num espaço que foi por muito tempo usado para feiras e mercados e que outrora estava situada numa encruzilhada de ruas importantes.

Quando foi construída, a população de Siena reunia-se ali para participar de vários eventos, como torneios e corridas de touros, e até aos nossos dias, a Piazza del Campo, já recebeu quase todos os eventos importantes na história da cidade, desde o tempo da República até ao período Médici, durante o qual Siena esteve sob o controle de Florença e de Cosimo I de Médici.

A pavimentação desta praça remonta ao ano 1300 e é feita de tijolos vermelhos dispostos em espinha de peixe e dividida em nove partes por tiras de travertino, em memória do Grupo ou Governo dos Nove, que governou a cidade de 1292-1355.

Na ponta noroeste da praça encontra-se a refrescante e bela Fonte Gaia. O mármore branco desta fonte destaca-se na pavimentação e é uma obra-prima de 1419, realizada por Jacopo della Quercia, mais tarde substituída por uma cópia.

Nesta praça destaca-se sem dúvida nenhuma o Palazzo Comunale, a Câmara Municipal, construído na parte mais baixa da praça, como a sua alta e elegante Torre del Mangia, que se destaca contra o céu e que atinge 102 metros, incluindo o pára-raios.

Na base do Palazzo Comunale encontramos a Capela da Virgem, ou Capela da Praça, construída pelo povo de Siena, após o fim da Peste Negra, em 1348.

Em torno da praça podemos observar as fachadas elegantes dos Signorili Palazzi, que a circundam e que são as casas senhoriais pertencentes às famílias mais ricas, como o Palazzo Sansedoni, o Piccolomini, e o Saracini.

Fonte: http://www.zerozero.pt / http://www.italyguides.it/us/siena_italy

Nenhum comentário: