O Bairro Sacromonte


O Sacromonte, está situado do lado esquerdo do Bairro Albacin e na continuidade da mesma elevação de terreno, oferecendo uma grande variedade de relevo, desde colinas, riachos e rios e nela habita uma grande e rica variedade de grupos étnicos, como árabes, judeus, espanhóis, em habitações diversas, desde casas em alvenaria a cavernas escavadas na rocha calcária.

É nestas últimas habitações que os ciganos estão instalados, desde o século XVIII, nas encostas do Cerro de San Miguel e à beira do Camino del Sacromonte, a antiga estrada Guadix muçulmana.

A colina vermelha, onde está situado este bairro, apresenta um aspecto seco e árido, com cactos eriçados com pitas e oferece vistas de uma beleza indescritível, das torres do Alhanbra às encostas cobertas com casas brancas do Bairro Albacin.

As grutas do Sacromonte são agrupadas em torno de barrancos, formando uma espécie de ruas, onde se podem ver cavernas de várias categorias. As zambras, são as mais espaçosas, brancas e adornadas com vasos de cobre brilhantes. A maioria destas grutas do Sacromonte, estão localizadas perto da estrada e são facilmente acessíveis.

Nos planaltos do Sacromonte estão situadas as cavernas de condição mais humilde e possuem uma entrada que serve como cozinha e sala de jantar, com um ou dois quartos, de acordo com as habilidades dos proprietários ou do terreno.

Estas grutas do Sacromonte, foram a casa durante séculos de ciganos, boémios e artistas flamengos, transformando-se ao longo do tempo num bairro que é a alma do flamenco e lugar de profundas paixões e mistérios escondidos. O povo cigano como o judeu são dois dos povos que ao longo dos séculos preservaram a pureza da identidade racial.

Hoje o desempenho de flamenco no Sacromonte é meramente comercial e dirigida principalmente aos grupos de turistas estrangeiros, mas quem passa por Granada não deve perder a possibilidade de assistir a uma destas representações numa zambra do Sacromonte.

Nenhum comentário: