Port Lligat

Quando chegámos a Cadaqués, era nossa intenção visitar a casa de Salvador Dalí, cuja decoração, móveis e objectos pessoais do casal Dalí, ali levam centenas de visitantes durante todos os meses do ano.

No dia da nossa chegada telefonámos logo para a Casa-Museu Dalí, para reservarmos entradas, mas como já suspeitávamos, estavam com todas as séries diárias para visitas, completas. Segundo nos disseram, durante o Verão é quase impossível fazer a visita, uma vez que as reservas se fazem com meses de antecedência.
Após o almoço, tentámos ir até Port Lligat, mas as estradas estavam vedadas ao trânsito e o caminho tinha que ser feito a pé.

A Casa-Museu Dalí, pode no entanto ser visitada por fora, mas o que realmente encanta no lugar é a baía de calmas águas azuis. Esta pequena aldeia de pescadores, situada na península do Cabo Creus, vizinha da maior baía de Cadaqués, é realmente deslumbrante.


Na baía existe uma ilha, a Ilha de Port Lligat, que está situada logo à entrada da baía e separada do continente por um estreito de 30 metros de largura.

Esta baía e a ilha, foram representadas em várias pinturas de Salvador Dalí, como “A Madona de Port Lligat”, “Crucificação (Corpus Hypercubus)”, e o “Sacramento da Última Ceia”.


A Casa-Museu Salvador Dali é uma casa de arquitectura tipicamente mediterrânica, que confina a Sul com o Mar Mediterrânico, onde o lendário pintor surrealista passou grande parte da sua vida.

Depois de comprar uma casa de pescadores, em 1932, que transformou na sua casa de praia, Dalí foi alargando progressivamente a casa, à medida que foi comprando outras quatro casas adjacentes, completando assim a casa como a encontramos hoje, bem como os estúdios, em 1971.

Segundo li, esta casa transpira a personalidade de Dalí, que está carimbada em cada quarto, em cada sala, em cada recanto, dando ao visitante a impressão da sua constante presença.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: