Córdoba


A chegada à cidade de Córdoba foi feita por volta das 24h00. Depois de um longo reconhecimento da cidade, fomos para o local de pernoita, um lugar muito sossegado, junto à bela e bem conservada ponte romana, na margem Sul do rio Guadalquivir, que nos dá acesso directo à cidade antiga.

A vista que dali se tinha da cidade antiga de Córdoba, era encantadora e ali ficámos longo tempo, olhando a cidade com a sua enorme e linda mesquita toda iluminada.

O dia seguinte acordou chuvoso e sombrio, o que nos fez acordar mais tarde. Depois fomos visitar a cidade antiga e o legado arquitectónico deixado pelos muçulmanos que é absolutamente espectacular.

Com a AC estacionada no lugar de pernoita, lá fomos nós há conquista da cidade antiga. A entrada na cidade fez-se pela Ponte Romana, que estava ali mesmo à saída.

Esta Ponte Romana foi construída pelo Imperador Augusto e durante todos os séculos foi cenário de batalhas e revoluções. Da sua construção original restaram os pilares e alguns arcos, sendo o resto fruto de restauro minucioso.

Córdoba é uma cidade andaluza onde se podem encontrar várias relíquias mouriscas da época do império, entre elas, o Alcazar, que naquele dia estava fechado e a sua enorme e bela Mesquita, a mais espectacular da Espanha, erigida no século VIII e que por ser tão maravilhosa, foi uma das únicas construções árabes que não foi destruída durante a Reconquista cristã, sendo aproveitada e transformada em catedral pelos reis católicos.

O principal motivo de interesse é sem dúvida esta Catedral / Mesquita. A visita à Mesquita dura pelo menos uma hora. O recinto é enorme e de uma beleza imensa. São perfeitamente notórias as alterações feitas pelos cristãos, não só na igreja que está ao centro, como em redor, pelas enormes bases das colunas em pedra branca que suportam a nova estrutura.

Por muitos locais onde se vá, este é um daqueles que nunca se esquece. É incrível ver ali, num único edifício, lado a lado a arquitectura árabe e europeia numa harmonia perfeita.

Depois de se sair da Mesquita foi a vez de se percorrerem debaixo de chuva intensa, as ruas da cidade dentro de muralhas. Começámos pelas ruas da judiaria, até à Sinagoga. Ali se encontram as três grandes religiões monoteístas juntas numa só cidade, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
É aqui o coração de Córdoba, a antiga “judiaria”, com sua Sinagoga, situada dentro de muralhas e a nordeste dos altos muros da mesquita.

Não se deve perder a Rua das Flores, uma pequena rua muito típica de Córdoba, com os tradicionais vasos de flores pendurados nas paredes, e com vista para a torre da catedral. Um dos postais de Córdoba. No beco onde esta rua termina há uma loja onde pode se ver um poço árabe com 1200 anos e 22 m de fundo.

A Córdoba antiga, continua a ser uma típica cidade moura com ruas estreitas e sinuosas, onde não circulam carros. Alguns artistas decoram as ruas feitas de pedra, e os ourives continuam a produzir belas peças em suas fábricas artesanais.

Enquanto aqui se encontram inúmeras lojas de artesanato típico da cidade e boa parte dos monumentos antigos, a cidade moderna gira em torno da Plaza de las Tendillas que tem à direita a Plaza de Corredera, construída no final do século XVII.

Fonte: spanish-in-spain.biz

Nenhum comentário: