O Palazzo Salimbeni está situado no centro histórico de Siena e ali na mesma praça, também ficam situados alguns dos mais importantes palácios da cidade. À esquerda e direita do Palazzo Salimbeni, encontram-se respectivamente, o Palazzo Tantucci, originalmente projectado em meados de 1500 por Riccio, e o Palazzo Spannocchi originalmente de 1470, que foi desenhado por Giuliano da Majano. Todos os três edifícios foram remodelados e restaurados no séc. XIX, por José Partini.
No centro desta praça está a estátua de Sallustio Bandini (1677 – 1760, foi um religioso, político e economista italiano natural de Siena), por Tito Sarrocchi de 1882.
Nesta praça encontrámos um pintor de rua, que com giz de cores pintava primorosamente no chão em pedra, uma enorme ampliação feita a partir de uma pequena foto ou desenho, que representava uma cena do juízo final.
Seguimos para a esquerda, pela Via della Sapienza, que deve seu nome ao “Senese Studium”, a mais antiga Universidade de Siena, fundada em 1392. O local onde se encontra esta antiga Universidade abriga agora a Biblioteca Comunale Intronati, utilizada desde 1810 como biblioteca pública, com um acervo único de incunábulos do séc. XVI e ambientes de grande encanto, como o beco medieval coberto na parte traseira e no hall.
Enquanto se caminhava pela Via della Sapienza, as altas fachadas das casas antigas iam-se fechando à nossa volta e logo ficámos aprisionados num labirinto de séculos atrás, que seguia a lógica do estilo de vida do passado. No centro da estreita via, ainda se observa o lugar por onde corriam as águas de esgoto, que na Idade Média era a céu aberto e que terão sido uma das causas da terrível Peste Negra, que assulou a cidade, em 1348.
Mais à frente seguimos para a esquerda até à Costa Santo Antonio, onde se encontra do lado direito e no início da Via della Galiuzza, o Santuário/Casa di Santa Caterina. A zona da Costa Santo Antonio é uma zona sombria e cheia de desníveis. A rua estreita e curta faz-nos chegar perto da Casa e Santuário de Santa Catarina, um pequeno complexo de capelas construídas no local onde Santa Catarina de Siena, a santa padroeira da cidade, nasceu.
Dali tomámos o caminho de volta à autocaravana, caminhando a pé até ao Parque Fagiolone onde tínhamos estacionada a autocaravana, para ainda naquele dia viajarmos até Orvieto, onde iriamos pernoitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário