No primeiro dia a visita a
Venezia, foi iniciado percorrendo todo o
Grande Canal até à
Baia de São Marcos (
Bacino San Marco). O início a partir da
Piazzale Roma, onde se encontram em linha várias plataformas flutuantes que servem de ancoradouro aos vaporetti, que cruzam o
Grande Canal transportando turistas e venezianos.
As margens do
Grande Canal são revestidas com mais de 170 edifícios, a maioria dos quais datam do séc. XIII ao séc. XVIII, que demonstram a antiga riqueza de
Venezia que se devia sobretudo ao comércio marítimo da
República de Venezia.
As famílias nobres venezianas enfrentaram enormes gastos para demostrar a sua riqueza, construindo palazzos e muitas casas senhoriais, em especial nas margens do
Grande Canal, numa disputa que revela o orgulho dos cidadãos e a sua ligação profunda com a laguna. Tradições centenárias, como a
Regata Histórica, perpetuam-se a cada ano ao longo deste canal.
Entre os muitos palazzos e casas nobres, ali presentes, alguns dos quais são ocupados por hotéis de luxo e onde junto de alguns existem cais flutuantes. Alguns são os Palazzi Barbaro, Ca Rezzonico, Ca'd'Oro, Palazzo Dario, Ca Foscari, Palazzo Barbarigo e Palazzo Venier dei Leoni, que abriga a Coleção Peggy Guggenheim.
Há também várias igrejas ao longo do canal, onde está incluída a bela Basílica di Santa Maria della Salute. A maioria destes edifícios emerge da água sem pavimento de acesso, sendo necessário por isso aceder às suas entradas nas fachadas frontais sobre o Grande Canal de barco.
Tomado o vaporetto o nosso percurso iniciou-se lento e ziguezagueante, no Grande Canal. Após uma curva à esquerda, passámos por baixo da
Ponte della Costituzione (Ponte da Constituição), uma ponte de construção recente de
Santiago Calatrava. e logo em seguida o vaporetto teve a sua primeira paragem à esquerda, na plataforma
“Ferrovia”, que serve a Gare ferroviária de Santa Lucia, onde entrou muita gente.
Após a partida e logo a seguir observa-se do mesmo lado, a bonita fachada em estilo barroco veneziano da Igreja de Santa Maria de Nazaré, conhecida em Venezia por Chiesa degli Scalzi, que deve a sua origem à instalação de um Convento de Carmelitas Descalças na laguna. À sua frente destaca-se a elegante Ponte degli Scalzi, uma das quatro pontes pedestres sobre o Grande Canal, que serve a Stazione di Santa Lucia, a principal estação ferroviária de Venezia, e o principal acesso à cidade por transporte ferroviário.
Até ao séc. XVIII apenas uma ponte atravessava o
Grande Canal, a
Ponte Rialto, a mais bela de todas. Mais tarde foram construídas outras duas pontes, a
Ponte degli Scalzi e a
Ponte dell'Accademia, sendo recentemente construída a quarta ponte, uma estilizada, larga e controversa ponte desenhada por
Santiago Calatrava, a já referida
Ponte della Costituzione, que liga a estação de comboios à área aberta a veículos da
Piazzale Roma.
Dali em diante observam-se as muitas e bonitas fachadas dos vários edifícios coloridos e de outros com fachadas mais ricas e rendilhadas, que nos acompanham quer pela margem direita, quer pela margem esquerda.
Depois aparece-nos o
Riva di Biasio um passeio na margem direita, uma espécie de cais empedrado, com uma pequena escadaria que dá acesso às gôndolas que ali estacionam, amarradas a vários troncos verticais, que lhes servem de ancoradouro, junto do
Riva di Biasio.
À sua frente, na margem esquerda, observa-se a parte de trás da
Chiesa di San Geremia, localizada no
Sestiere de Cannaregio, com seu imponente e antigo
Campanille. A
Chiesa di San Geremia é um importante edifício religioso, que abriga muitas obras de arte. É popular como a sede do culto de
Santa Luzia de Siracusa, cujas relíquias e restos mortais estão ali alojados. Do seu lado esquerdo, observa-se o encontro do
Canale di Cannaregio, com o
Grande Canal. O
Canale di Cannaregio é uma rua fluvial importante com boa largura, onde se observa a pouca distância a
Ponte degli Gugli, a primeira das duas pontes deste canal.
Atrás da
Chiesa di San Geremia, no início da junção do do
Canale di Cannaregio com o
Grande Canal, observa-se o
Palazzo Labia colado ao
Campanille da
Chiesa di San Geremia. O
Palazzo Labia é uma mansão barroca que foi construída na década de 1690. Este palácio tem a sua fachada principal voltada para o
Grande Canal. No entanto o seu grandioso e comprido alçado lateral esquerdo está virado para o
Canale di Cannaregio.
O palácio foi originalmente de comerciantes espanhóis. A família comprou um título aristocrático do séc. XVIII, ascendendo assim à nobreza veneziana. A fachada principal e as laterais são iguais o que é pouco incomum para um palácio veneziano. Essa extravagância fornece uma indicação da enorme riqueza da família a que pertencia. Foi projetado por Andrea Cominelli e possui uma loggia e dois "Piani Nobili" com altas janelas em arco, balaustradas e pilastras, que criam um efeito de claro-escuro surprendente.
Logo após a passagem pelo cruzamento aquático do Canale di Cannaregio com o Grande Canal aparece-nos à esquerda o Palazzo Corner-Contarini. Este palácio é também conhecido por Palazzo Corner della Ca’ Granda ou simplesmente Ca’ Granda e é um dos melhores exemplos da alta arquitetura renascentista veneziana. É hoje a sede da Prefettura (Câmara Municipal de Venezia). Este palácio enorme (daí o seu nome "Ca' Granda" - casa grande) foi construído no séc. XVI, por Jacopo Sansovino, um mestre-construtor italiano e escultor, para a família Cornaro. A sua fachada principal com colunas jónicas no primeiro piso e colunas coríntias no segundo piso, encontra-se virada para o Grande Canal. O interior foi restaurado e modificado no séc. XIX.
Um pouco mais adiante do lado esquerdo, observa-se mais um cais fixo e empedrado, o Rive San Marcuola, que serve de ancoradouro para o acesso ao Campo San Marcuola, o pátio em frente da antiga Chiesa di San Marcuola, mas muito mais pequeno que o anterior Rive di Biasio.A Chiesa di San Marcuola é uma igreja fundada no século IX. A mão direita pertencente aos restos mortais de São João Batista estava ali guardada, mas a igreja foi queimada no século XIV, sendo reconstruída no séc. XVIII, pelos arquitetos Giorgio Massari e Antonio Gaspari, mas a sua fachada não foi concluída. A igreja encerra um famosa “Última Ceia” de Tintoretto (1547), com Cristo e os apóstolos, iluminados sobre um fundo preto, no que parece ser uma versão teatral da história do Novo Testamento.
Fonte: Wikipédia.org / http://www.planetware.com / Mapa de Venezia