Visita a Venezia - 1º Dia - Parte VII




Depois da Ponte Rialto o Grande Canal faz uma curva conhecida por La Volta, sendo ali que podem ser observados a maioria dos grandes palácios de Venezia. Embora as suas belas fachadas tenham sido ao longo do tempo desbotadas pelas marés, e as suas fundações sendo corroídas, o Grande Canal continua a ser a mais bela “avenida” do mundo.O vaporetto continua a sua viagem a partir do cais flutuante no Riva del Ferro. No final do Riva del Ferro observa-se uma pequena ponte que marca o local de ligação do rio di San Salvador com o Grande Canal.


Logo a seguir e do mesmo lado fica o antigo cais Riva del Carbon, um espaço animado onde encontramos muitos quiosques de recordações e onde nos misturamos quase que invariavelmente com uma multidão de turistas.
O Riva del Carbon está localizado na margem direita do Grande Canal e em frente ao Riva del Vin, o antigo cais onde outrora se desembarcava o vinho, na margem esquerda. Como se pode facilmente adivinhar, o Riva del Carbon deve seu nome ao facto de ser aqui comercializado o carvão e onde paravam as jangadas carregadas com este material. A partir do Riva del Carbon e seguindo para o interior chega-se ao Campo San Luca.

Assente sobre o Riva del Carbon ali se pode observar o Ca'Farsetti, que também é conhecido por Palazzo Dandolo Farsetti. Foi construído em 1400, com apenas dois andares por um dos membros da família Dandolo, talvez o próprio Doge da cidade de Venezia, Enrico Dandolo. Mais tarde foi ampliado para o tamanho em altura atual. Mais tarde o palácio passou da família Dandolo para a família Gritti, em 1536, por venda. Após os Dandolos e os Grittis, as famílias Mocenigo e Bernardo tornaram-se seus proprietários através de casamento. Mais tarde foi transformado num importante centro artístico, o "Academy Doubleday”, pela família do mesmo nome, que o adquiriu no início do séc. XVIII.

No ano de 1805 o seu segundo andar foi vendido, pela nobre Helen Michiel, viúva de Alvise Bernardo, a Dal Niel. Mais tarde, Dal Niel deixou esse segundo piso para sua filha Alfonsina Muzzarelli, que em 1840 conseguiu comprar o primeiro andar do edifício ao nobre Filippo Nani, o herdeiro dos Mocenigos. Assim, todo o edifício passou para ela e mais tarde para a sua filha Giuseppina, que o transformou nos primeiros anos do séc. XIX, no Royal Hotel Danieli. Em 1826 foi adquirido pela cidade de Venezia, para se tornar na actual Câmara Municipal, sendo o Ca’ Farsetti até hoje, o local onde se encontra o gabinete do presidente da cidade. O andar térreo tem um pórtico central com cinco arcos, apoiados por quatro colunas coríntias, que é estruturalmente semelhante à do lado Ca’ Loredan, ao qual Ca’ Farsetti está conectado, do lado esquerdo, através de uma "ponte". Na fachada o primeiro andar é caracterizado por um varandim com um longo corrimão, com arcadas estreitas que marcam bem os dois níveis.

Do seu lado direito fica o Palazzo Loredan dell'Ambasciatore, também um palácio gótico do séc. XV, que pertenceu à nobre família Loredan. Localizado no Sestiere Dorsoduro, foi chamado de "dell'ambasciatore" porque era a casa dos embaixadores do Império Austríaco na República de Venezia. Antonio Loredan, um antepassado da família, que foi o administrador da Ilha de Corfu, na Grécia que derrotou os turcos em 1716, juntamente com o conde Johann Matthias von der Schulenburg, um general saxão. Após a batalha, o conde Schulenburg abrigou-se no interior do Palazzo Loredan, junto com 25 membros da sua comitiva e quatro gondoleiros. O palácio era conhecido por seus sumptuosos jantares e a sua admirável colecção de arte. Em 1752, outro antepassado da família, Francesco Loredan, que mais tarde também foi um dos Doges de Venezia, ofereceu o palácio para residência do embaixador do Sacro Império Romano, em troca de 29 anos de restaurações em Venezia. O primeiro embaixador imperial que lá viveu foi o conde Philip José Orsini –Rosenberg, que após a sua chegada a Venezia, se casou com Giustiniana Wynne, uma amiga próxima do célebre Giacomo Casanova (um libertino aventureiro e escritor italiano). O casal residiu no Palazzo Loredan dell'Ambasciatore durante os primeiros anos de seu casamento.

Logo à frente o vaporetto para na plataforma flutuante de San Silvestro, que serve uma pequena praça, o Campo San Silvestro, onde está situada a igreja do mesmo nome, situada no Sestiere de San Polo. A Chiesa di San Silvestro, observa-se do lado direito no Campo San Silvestro e embora seja originalmente do séc. XII, a sua fachada é moderna, sendo concluída em 1909, por Giuseppe Sicher. O vaporetto continua a sua viagem e um pouco mais à frente, do mesmo lado do Campo San Silvestro observa-se o Palazzo Barzizza. Também pertencente ao Sestiere de San Polo este é um palácio ao lado do Palazzo Giustiniani Businello e na frente do Ca' Doubleday (Palazzo Dandolo Farsetti).


O Palazzo Barzizza reconstruído no séc. XVII deve seu nome aos proprietários, que o adquiriram no séc. XVIII. Os seus antigos donos eram nobres da cidade de Bergamo, que reconstruiu o lado esquerdo do edifício original. Atualmente este antigo palácio ainda é uma casa particular. Fonte: http://www.gondolavenezia.it / Wikipédia.org

Nenhum comentário: