Visita a Venezia - 1º Dia - Parte V




Do cais situado junto ao Palazzo Ca’Oro, o vaporetto parte para outra etapa do percurso do Grande Canal. Ao lado do Palazzo Ca’Oro, outro palácio sobressai. É o Palazzo Ca’ Sagredo, que fica situado do lado direito do cais, onde está situada a plataforma flutuante que os serve. O Palazzo Ca’Sagredo está hoje transformado em hotel e a sua fachada é absolutamente sedutora. É uma fachada rosa e com uma pródiga vista sobre o Grande Canal, mas o exterior é só uma pequena amostra da sua real importância arquitetónica. O seu interior é todo um espaço de arte e beleza e uma mostra da real riqueza cultural de Venezia, que nos delicia com o mais puro estilo decorativo italiano, que faz deste palácio um lugar romântico, inesquecível e misterioso.


Deixando para trás os dois belos palácios anteriores, o vaporetto continua a sua viagem pelo Grande Canal, percorrendo a zona central de Venezia e levando-nos através dos seus distritos centrais, os Sestieri.

Logo à frente do lado direito vemos o Campo della Pecharia, onde se encontra o interessante edifício da Pecheria ou Mercato del Pesce (mercado do peixe) do Rialto, de Venezia. O Mercado do Peixe Rialto está localizado no centro de Venezia. Este mercado de peixe é composto por dezenas de bancas em mármore branco. Durante o todo o dia, por trás deste mercado, num estreito canal paralelo ao Grande Canal, podemos encontrar ancoradas junto ao passeio/cais, embarcações vendendo muitos e variados legumes e frutas.


Num canto do edifício com vista para o Grande Canal, pode ser visto presa na parede, uma estátua representando São Pedro (o pescador), representando uma história famosa do pescador do Novo Testamento. Durante toda a manhã este lugar está lotado, mas os peixeiros estão sempre disponíveis para atender as várias demandas de clientes que ali ocorrem, amanhando e cuidando da boa aparência do pescado. O Mercado do Peixe do Rialto é realizado de terça a sábado, das 7.30 às 12.00 e é o maior mercado de peixe de Venezia.


Um pouco mais à frente e do mesmo lado observa-se outro comprido “Mercato di Rialto”, o mercado das frutas e legumes, o verdadeiro coração da cidade. Estes dois mercados do Rialto são visitados por milhares de venezianos durante a semana, que ali fazem compras regularmente. Mas também são visitados por centenas de turistas durante todo o ano, que ali vão admirar este lugar cheio de cor e animação. Estes dois mercados foram construídos em estilo gótico em 1907, pelo arquiteto Domenico Rupolo. Em frente do Mercato del Pesce e o Mercato della Frutta del Rialto, observa-se na margem esquerda do Grande Canal. O Palazzo della Colonne deve o seu nome às alvas e elegantes colunatas com singelas arcadas, na fachada principal do palácioé em estilo barroco, com influência na tradição veneziana-bizantina muito peculiar.


Este é um palácio localizado no Sestieri di Cannaregio, com a sua fachada principal com vista privilegiada para o Grande Canal. Tem uma forma perfeitamente simétrica, composta por três níveis e um sótão em água furtada. O palácio sofreu durante a sua existência várias alterações, mas o seu aspecto atual, deve-se a alterações de restauro e renovação realizadas no séc. XVIII, um trabalho de Antonio Gaspari. Os seus alvos pilares são o elemento mais característico da fachada do edifício. Saindo do cais situado à frente do Mercato della Frutta, o Vaporetto segue o seu percurso e após uma curva à direita começa-se a ver a magnifica Ponte Rialto. A Ponte di Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal e de Venezia. Ela foi durante muito tempo a única ponte que ligava as duas margens do Grande Canal e por isso formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até serem construídas as restantes pontes.


A primeira construção que cruzou o Grande Canal foi uma ponte flutuante, construída em 1181 por Nicolò Barattieri. Chamou-se inicialmente Ponte della Moneta, presumivelmente pela cunhagem de moeda veneziana que se fazia perto da sua entrada oriental.A evolução e importância do Mercado de Rialto na margem oriental do canal, aumentou consideravelmente o tráfego fluvial perto da ponte flutuante, sendo por isso substituída por volta de 1250 por uma ponte de madeira.
Em 1310 sofreu um fogo que a destruiu parcialmente, sendo reconstruída. Em 1444, caiu devido ao demasiado peso quando a multidão ali se reuniu para ver um desfile náutico, sendo reconstruída novamente, mas em 1524 voltou a derrubar. A ponte de pedra que hoje existe e formada por um único arco, foi desenhada por Antonio della Ponte, e construída entre 1588 e 1591, baseada no desenho da anterior ponte de madeira, com duas rampas inclinadas que se cruzam num pórtico central. Fonte: http://alloggibarbaria.blogspot.com / http://www.casagredohotel.com/ Wikipédia.org

Nenhum comentário: