Visita a Venezia - 1º Dia - Parte VI




Olha-se a margem direita a partir do vaporetto e antes de atravessar a Ponte Rialto, mesmo junto à ponte do lado direito observa-se o Palazzo Camerlenghi, um palácio renascentista localizado no Sestieri di San Polo, com a fachada principal voltada para o Grande Canal. O Palazzo Camerlenghi foi construído entre 1525 e 1528 e inspirado nos trabalhos dos arquitetos Pietro Lombardo e Mauro Codussi. Foi construído para albergar a sede dos magistrados financeiras, incluindo a família Camerlenghi, mercadores judeus denominados Cônsules do Merchant. Dada a importante da sua função económica, o piso térreo do edifício foi utilizado como prisão para os devedores, que eram expostos junto à Ponte Rialto, como aviso sério para aqueles que ali passavam. Por esse motivo as suas janelas diferem das dos pisos superiores, apresentando-se rectangulares e gradeadas.


Depois da queda da República de Venezia, o edifício abrigou o Tribunal de Justiça e os Cartórios do Património do Estado ao longo dos anos. Hoje é novamente usado para hospedar os magistrados financeiros, como a sede da secção regional do Tribunal de Contas.

O edifício desenvolve-se de forma pentagonal num plano para seguir a curva do Grande Canal em três andares. Possui janelas altas encimadas por arcadas, e separadas entre si por pilastras coroadas com interessantes ornamentos. Como um edifício do "Tesouro do Estado" foi enriquecido externamente com uma fachada principal em mármore policromado.

Quanto ao interior, era tradição sempre que um magistrado de Venezia terminasse o seu mandato, ali deixasse uma pintura religiosa e um retrato seu com o seu brasão de armas. Na época do mandato Camerlenghi, o edifício foi enriquecido com muitas obras de arte e dai ter adoptado o seu nome. No entanto antes de passar para o Reino da Itália, muitos dos ex-cônsules fugiram para a Europa, mas felizmente muitos deles voltaram para Venezia.


O vaporetto faz a passagem por baixo da Ponte Rialto, que como sempre se encontrava apinhada de turistas que ali procuram os melhores ângulos para fotografarem o Grande Canal, quer à esquerda, quer à direita, uma vez que se está no verdadeiro coração histórico e comercial de Venezia.


À esquerda observa-se a Riva del Ferro, um antigo e importante cais, onde ainda atracam os vários barcos com produtos para o abastecimento da margem esquerda do Grande Canal. Ali também se encontra localizado um antigo palácio carmesim em estilo veneziano, Por trás do qual se observa a o campanário da Chiesa di san Bartolomeo. Hoje este palácio carmesim está transformado em hotel, o Hotel Rialto, que se destaca devido à sua posição única e invejável, mesmo em frente a Ponte Rialto.A Riva del Ferro serve o Campo San Bartolomeo, a área por trás deste cais da cidade de Veneza e a poucos passos de Rialto. É uma zona da cidade muito ativa e ocupada, por causa da sua localização estratégica, sendo o lar de grandes negócios e de vários edifícios bancários. No centro do Campo San Bartolomeo há o famoso monumento em memória de Carlo Goldoni.


A estátua do célebre dramaturgo veneziano Carlo Goldoni perscruta as multidões que cruzam esta praça/encruzilhada, que se dirigem para a Ponte Rialto ou simplesmente visitam as suas redondezas. Estrategicamente colocada na zona de Rialto, esta Piazza del Campo San Bartolomeo, possui uma grande variedade de bares convidativos que enchem os cativantes becos que dele irradiam, sendo um local de moda para os jovens da cidade ou de fora dela.O extremo norte do Campo di San Bartolomeo é ocupado pela estação principal de correios e pelo edifício Fondaco dos alemães, a casa da comunidade alemã de Venezia. Em direcção à Ponte Rialto você pode ver, escondida, a fachada da Chiesa di São Bartolomeu (séc. XII).


A paragem do vaporetto é realizada logo a seguir, nas plataformas flutuantes que servem a zona do Rialto. Dali temos uma boa perspectiva da bela Ponte Rialto e das margens circundantes.Em frente da plataforma flutuante Rialto de vaporetti, na margem direita, observa-se o Riva del Vin do Grande Canal, outro cais que outrora servia a zona do Rialto, que se encontra cheio de esplanadas de restaurantes, que servem peixe e marisco fresco.


Fonte: http://www.jewishencyclopedia.com / http://whereiveben.blogspot.com / Wikipédia.org

Nenhum comentário: