Clara Schumann (1819 - 1896)


Num ano em que se festeja o grande compositor alemão Robert Schumann é da mais elementar justiça relembrar também a sua esposa Clara. É justo por várias razões, não sabendo qual delas a mais relevante. É justo porque é artisticamente relevante tanto enquanto pianista, como compositora. É justo porque soube sempre defender e ajudar em todas as circunstâncias o marido e a preservar a sua memória. É justo essencialmente porque sem ela, Schumann não teria possivelmente composto nem metade das obras que nos deixou.
 
Clara Schumann, nascida Clara Josephine Wieck (Leipzig, Saxônia, 13 de setembro de 1819 - Frankfurt am Main, 20 de maio de 1896), foi uma pianista e compositora romântica alemã, casada com o também compositor Robert Schumann.

Desde muito jovem, com 5 anos, Clara começou a ter lições de piano mediante a disciplina rígida do pai, Friedrich Wieck. A mãe, Marianne, era também uma excelente musicista e dava concertos.
Quando Clara tinha 4 anos, os pais divorciaram-se, e posteriormente Friedrich Wieck ganhou a custódia da menina.


A partir dos 13 anos desenvolveu uma brilhante carreira pianística, apresentando-se em vários palcos pela Europa. Aos 14 anos, começou a compor o ‘Concerto para piano em lá menor’, que foi apresentado quando ela contava 16 anos, sob a regência de Felix Mendelssohn.

Destacou-se não só por isso, mas também por fazer parte da performance de compositores românticos da época, como Chopin e Carl Maria Von Weber.


Ainda na adolescência iniciou um romance com Robert Schumann, que na época era aluno de seu pai. Ao tomar conhecimento da ligação de Robert e Clara, Wieck ficou furioso, pois Robert apresentava problemas relacionados com a bebida, o fumo e sofria de crises depressivas. Preocupado com o futuro da filha, proibiu a relação, e em consequência disso encetou uma longa batalha judicial, que culminou após um ano de litígio, com a permissão de Schumann desposar Clara, após completar 21 anos.

Depois do casamento, Clara e Robert começaram uma longa colaboração, ele compondo e ela interpretando e divulgando as suas composições. Clara continuou a compor, mas a vida em comum era complicada, pois ela foi forçada a parar a carreira por diversos períodos, devido às 8 gestações e, apesar de Schumann aparentemente encorajar sua criação musical, ela abdicou muitas vezes de sua carreira como compositora para promover a do marido. A situação era agravada por várias diferenças entre o casal: Clara adorava turnês, mas Robert odiava; ele precisava de silêncio e tranquilidade para praticar, o que significa que Clara ficava em segundo plano, pois somente após os estudos do marido, é que ela podia dedicar-se ao seu estudo.


Outro problema eram as constantes crises nervosas do marido, que fizeram Clara assumir as responsabilidades familiares sozinha. A pior crise de sua vida aconteceu quando Schumann entrou em depressão crónica, o que obrigou a família a interná-lo num hospício, onde ficou por dois anos, até sua morte.
Após 14 anos de casamento, Clara Schumann ficou sozinha com os filhos, tendo que dar aulas e apresentações para sustentar a família. A partir daí, ironicamente, ela ficou livre para compor e dar concertos, e sua carreira finalmente pode desenvolver-se.


A partir deste momento enceta uma grande amizade com Johannes Brahms, que foi o seu principal sustentáculo nesse período, e o que deu infelizmente, margem a falatórios de que os dois teriam um romance. Seguiram-se anos de colaboração mútua, já que os dois artistas eram defensores ferrenhos da 'estética romântica' ligada a um padrão mais formal e opositores de Wagner e Liszt. Esta amizade durou até o final da vida de Clara Schumann.
 
Durante certo período, Clara sofreu de uma síndrome de dor, ligada a tendinites e atribuída aos excessos de treinos, na tentativa de executar as obras orquestrais de Brahms. O tratamento multimodal realizado à época foi bem sucedido e Clara pode continuar sua carreira.


Além de instrumentista de eleição, verdadeira chefe de família e compositora Clara Schumann ainda encontrou tempo para se dedicar ao ensino da música, tendo valorizado de forma sistemática a importância da vontade do compositor, do tom e da sensibilidade. Estes ensinamentos chegaram em grande parte aos nossos dias pela influência de alguns dos seus alunos nas melhores escolas de música do século XX.

Os últimos anos da compositora foram marcados por uma brilhante carreira como professora e o reconhecimento como concertista, chegando até a ser comparada com Liszt. Clara Schumann faleceu a 20 de maio de 1896, em Frankfourt.


Fonte: Wikipédia.org / http://guiadamusicaclassica.blogspot.com


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Já não era sem tempo...

 
 
Novo Estatuto do Aluno publicado em Diário da República
 
 
Lusa
05 Set, 2012, 12:18
 
"Publicado hoje em Diário da República, o diploma reuniu a discordância da oposição, no parlamento, tendo contado somente com votos favoráveis da maioria PSD/CDS.
Os representantes dos pais também apresentaram reservas, considerando que a medida que prevê multar os encarregados de educação dos alunos faltosos é "um presente envenenado" para as escolas, por se tratar de matéria para os tribunais de menores.
Os pais dos alunos faltosos passam a ser responsabilizados pelos comportamentos dos filhos e podem ser punidos com coimas que podem ir dos 13 aos 79 euros, tendo por base os valores em vigor.
O Estatuto refere que a falta de cumprimento "consciente e reiterado" por parte dos pais e encarregados de educação de alunos menores a um conjunto de deveres, "aliado à recusa, não comparência ou ineficácia das ações de capacitação parental determinadas constitui contraordenação".
Entre as obrigações listadas estão a matrícula, frequência, assiduidade e pontualidade dos alunos, a comparência na escola sempre que os filhos atinjam metade do limite de faltas injustificadas ou em caso de audição obrigatória devido a procedimento disciplinar, mas também a realização pelos estudantes das medidas de recuperação definidas pela escola.
Quando aqueles deveres não são cumpridos, a escola deve comunicar à comissão de proteção de crianças e jovens ou ao Ministério Público, mas também avançar para contraordenações "punidas com coimas de valor igual ao máximo estabelecido para os alunos do escalão B do ano ou ciclo de escolaridade frequentado pelo educando" para aquisição de manuais escolares.
Os deveres do aluno incluem estudar, respeitar a autoridade e instruções dos professores e pessoal não docente, tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa ou respeitar a integridade física e psicológica de todos.
Na lista das obrigações consta não possuir ou consumir substâncias aditivas, como drogas, tabaco ou bebidas alcoólicas, não utilizar equipamentos tecnológicos, como telemóveis, nos locais onde decorram aulas, e não captar sons ou imagens sem autorização dos professores.
"Não difundir, na escola ou fora, nomeadamente via internet, sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização do diretor da escola", pode igualmente ler-se no diploma.
Entre as medidas disciplinares corretivas previstas no Estatuto estão a advertência, ordem de saída de aula, realização de tarefas e atividades de integração na escola ou na comunidade, condicionamento de acesso a alguns espaços ou mudança de turma.
Um aluno que agrida física ou moralmente um colega ou um professor pode ser transferido para outra turma a pedido dos agredidos.
As medidas disciplinares sancionatórias são a repreensão registada, suspensão até 12 dias, transferência de escola ou expulsão.
"A lei protege a autoridade dos professores" garante o diploma e os crimes cometidos contra a sua pessoa ou património, no exercício da profissão, levam a penas agravadas em um terço nos seus limites mínimo e máximo."

Porto - 4º Dia - Zona dos Clérigos Igreja e Torre dos Clérigos- Parte I


O 4º Dia de visita ao Porto, foi destinado ao conhecimento particular da zona onde se situa a Torre dos Clérigos, ex-líbris da cidade e da zona do Carmo.
 
 
Além desta belíssima Torre Campanário e da sua Igreja, ficam ali também situados o Largo da Cordoaria e o respetivo Jardim da Cordoaria, bem como a Livraria Lello & Irmão.


Iniciámos naquele dia pela visita à Igreja dos Clérigos. À entrada observa-se logo a imponente e única nave de forma elítica, desenhando uma ampla oval de aspeto grandioso, com uma capela-mor de formato retangular, que apresenta um magnífico retábulo de mármores policromos, contendo ainda quatro altares laterais.

É formada por diversas dependências, possuindo além da igreja, uma enfermaria e uma secretaria. É um emblemático edifício do barroco portuense. Da autoria do italiano Nicolau Nasoni, a sua edificação foi da responsabilidade da Irmandade dos Clérigos, congregação religiosa surgida no Porto, em 1707.

Nos finais do ano de 1731, Nasoni o seu plano para a nova igreja aprovado, e no ano seguinte é dado início às obras na Igreja Barroca dos Clérigos, consagrada a Nossa Senhora da Assunção.

As outras dependências, como a casa dos clérigos, enfermaria e secretaria, são também obra de Nicolau Nasoni e foram concretizadas mais cedo, entre 1754 e 1759. Situam-se na parte traseira da igreja e apresentam a forma de um polígono.

No entanto é ao seu lado, mais precisamente do seu lado direito, que se encontra o verdadeiro ex-líbris desta casa religiosa, que é a sua imponente torre sineira, mais conhecida por Torre dos Clérigos, e a última construção do conjunto dos Clérigos. Edificada entre os anos de 1757 e 1763, com uma altura de 75,6 metros, está seccionada em seis zonas repartidas por quatro andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus.

É virada para ocidente que se encontra a fachada principal desta torre sineira, onde foi rasgada a porta de acesso.  
 
A torre é decorada segundo o estilo barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas e uma movimentada decoração de motivos fitomórficos, próprios da linguagem escultórica do barroco.

No primeiro andar apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, tendo por debaixo, inserido num medalhão, um texto de São Paulo, da Carta aos Romanos.


Os materiais utilizados na construção da Torre dos Clérigos foram, principalmente, o granito e o mármore, e a espessura das paredes do primeiro andar, chega a atingir os dois metros. Destacam-se também as janelas balaustradas do último andar, mais comprimido e decorado, e os quatro mostradores de relógio.

Depois de se subirem os 240 degraus, chega-se ao seu topo, e dali observa-se uma soberba vista panorâmica, sobre a cidade e o rio Douro, valendo bem o esforço de se subir a sua “infinita” escadaria.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.portoturismo.pt/ http://www.infopedia.pt/

Porto - 3º Dia - Passeio pelo Porto - Parte II




A partir da zona de Cedofeita o autocarro toma o rumo da Foz do Douro, o local onde o rio Douro encontra o Oceano Atlântico.
 
Já no passeio marítimo que acompanha o rio até ao mar, observam-se os amplos passeios marítimos e as zonas ajardinadas, permitindo também observar bonitas paisagens de mar e terra da zona.
 
É ali que no verão a vida noturna é mais animada, sendo o lugar onde se encontram diversas discotecas e bares da zona. Também se passa pelo Forte de São João Baptista e a Igreja Matriz, que segundo se diz na visita guiada, merecem a visita dos visitantes da cidade do Porto.
Agora no caminho de volta, faz-se o circuito das Pontes, que é uma forma ideal para se ficar a conhecer o percurso que acompanha o rio Douro até ao Freixo.
Assim como ex-libris desta zona da cidade estão as várias pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, como a Ponte D. Luís I e a Ponte Maria Pia (foi construída pela empresa de Gustave Eiffel). Mais recentes são as Pontes do Freixo e do Infante, naturalmente com uma arquitetura totalmente distinta.
Desde a Foz do Douro até à Ribeira, vamo-nos deixando encantar pela vista magnífica que a Marginal do Porto nos oferece. No caminho começa-se pela observação da Alfândega do Porto (Edifício e Museu) onde, segundo reza a história, os reis costumavam alojar-se.
Prossegue-se pela marginal em direção ao Museu do Vinho do Porto, onde quando visitado, se poderá ficar a conhecer a história e a importância que o vinho do Porto teve para o desenvolvimento histórico da região do Douro. Ainda na marginal, passa-se pelo Museu do Carro Elétrico, onde se podem apreciar os antigos elétricos históricos, autenticas relíquias da cidade do Porto.
Chega-se depois à Ribeira, um dos locais mais antigos, tradicionais e históricos da cidade do Porto. Fazendo parte do Centro histórico do Porto, e sendo Património Mundial da Unesco, é dos locais mais procurados pelos turistas que visitam a cidade do Porto.
Depois e após ser percorrida a Avenida Gustavo Eiffel e Avenida Paiva Couceiro e deslumbrarmo-nos com todas as pontes que ligam as duas margens do rio Douro, chega-se ao Palácio do Freixo, atualmente uma das Pousadas de Portugal.
Volta-se para trás para a zona da Ribeira, onde há a destacar a Praça e Cais da Ribeira, a Casa do Infante e os Pilares da Ponte Pênsil. Um pouco mais acima, junto ao ponto de partida dos circuitos, encontra-se o Palácio da Bolsa, com uma mistura de estilos arquitetónicos esplendorosos. Ao seu lado destaca-se Igreja de São Francisco, a única igreja gótica da cidade do Porto, classificada como património nacional desde 1910.
Da Ribeira sobe-se depois para o centro da cidade, em direção de Santa Catarina e da Praça da Batalha.
Na Praça da Batalha há diversos pontos que merecem a nossa atenção, como a antiga estação Central dos Correios que data do séc. XVII.
A sul destaca-se o Teatro São João, construído no início do séc. XX, após o edifício original ter sido destruído por um incêndio. Ali se podem ver diversos cafés e hotéis que tornam esta praça, um dos pontos mais movimentados e visitados pelos turistas da cidade do Porto. A agitação da Praça da Batalha também se justifica com a proximidade da rua de Santa Catarina, a principal artéria comercial da Baixa do Porto.
É ali que se encontra o Café Majestic, um lindo café do início do séc. XX, com decoração arte Deco, um dos melhores restaurantes da cidade e um dos principais pontos de interesse da rua de Santa Catarina. É ali que paramos, para jantar no Majestic, acabando ali, no nosso entender, a noite da melhor maneira possível.

 
Fonte: Panfleto dos autocarros turísticos /http://www.yellowbustours.com/

Porto - 3º Dia - Passeio pelo Porto - Parte I


 
No terceiro dia de visita à cidade do Porto resolvemos fazer a viagem em autocarro turístico pelos mais belos locais da cidade, percorrendo as estradas que nos levaram aos seus monumentos mais carismáticos, miradouros, parques, praias e frentes ribeirinhas.
 
Andar nestes autocarros e ter uma visão eclética da cidade. E para quem quiser optar pela compra de bilhete para dois dias, terá a possibilidade de sair e entrar quando quiser para visitar os monumentos que fiquem no seu percurso.
 
Na Avenida dos Aliados apanhámos um dos autocarros turísticos, que percorrem a cidade, partindo assim à descoberta dos locais mais emblemáticos da cidade.
 
Sentados nos bancos do 2º piso do autocarro, percorremos toda a cidade monumental, munidos dos respetivos fones linguísticos, que nos ião explicando a história e as “estórias” dos locais que nos iam aparecendo pelo caminho.
 
A vantagem destes percursos turísticos pela cidade é a real perspetiva da localização das principais zonas monumentais e interessantes do Porto, facilitando mais tarde as escolhas e as procuras do que ver, quando andamos a pé e por nossa conta e risco, na real tomada de conhecimento pela cidade.

Começando pelo lugar de partida, a Avenida dos Aliados é o centro e o coração da cidade do Porto. É o local, por excelência, onde os portuenses se reúnem para celebrarem ocasiões especiais. No topo desta avenida encontra-se a Câmara Municipal do Porto, obra iniciada em 1920. O autocarro dá uma volta à avenida e leva-nos a ver a Estação de São Bento, a Catedral, a Praça da Liberdade e a Igreja da Trindade.

 
Em seguida o autocarro segue com destino à Zona do Carmo. Na zona do Carmo observa-se a Igreja e Torre dos Clérigos, monumento emblemático da cidade do Porto, que é sem dúvida um dos grandes ex-libris da cidade.
 
Dali pode também ser observada a bela e emblemática Livraria Lello. Ouve-se uma chamada de atenção para quem a quiser visitar, destacando as escadas de acesso ao piso superior, umas das primeiras construções de cimento armado na cidade, e o grande vitral existente no teto.

 
Do outro lado do Jardim do Carmo, vê-se a Praça dos Leões, podendo apreciar-se a linda Igreja do Carmo, toda em estilo barroco do Séc. XVII, revestida por bonitos painéis de azulejo.
 

Perto do Largo do Carmo, observa-se ainda o Museu Nacional Soares dos Reis e os Jardins do Palácio de Cristal são também locais importantes de visita.

Segue-se a zona de Cedofeita. Cedofeita é hoje em dia um dos centros sociais e comerciais mais importantes da cidade do Porto. Os espaços verdes são também uma marca desta zona da cidade. A rua de Cedofeita é uma das artérias mais emblemáticas da freguesia, local de passagem obrigatória para quem procura o comércio e pretende conviver com os hábitos e tradições da Cidade Invicta.

Ali passamos pelas Igrejas da Lapa e de São Martinho de Cedofeita, sendo que esta é considerada como a Igreja mais antiga do Porto.
 
Fonte: Panfleto dos autocarros turísticos /http://www.yellowbustours.com/

Porto - 2º Dia - Ruas da Sé - Parte V



À observação do pôr-do-sol, segue-se uma passeata pelas ruas antigas das redondezas da . Passando pelo Terreiro de Dom Afonso Henriques, envereda-se pela Rua de D. Hugo, também conhecida por rua de Trás da Sé, que vai dar ao Beco de Redemoinhos.
 

A rua de D. Hugo, também chamada rua dos Cónegos ou de Trás da Sé, é um arruamento medieval por trás da Catedral, cujo percurso corria paralelo à desaparecida muralha primitiva. É uma das mais interessantes ruelas do núcleo envolvente da do Porto, mantendo ainda que por vezes adulterada, a mesma traça desde a época medieval. Nela descobrimos casas nobres e palacetes, onde residiam cónegos da diocese e abastados fidalgos.


Contornando o estreitíssimo Beco dos Redemoinhos encontramos do lado esquerdo, uma das casas mais antigas da cidade (imóvel n.º 5), ainda hoje habitada. Desta casa conserva-se apenas a parede sul, que limita, atualmente, a sede da Associação dos Arquitetos Portugueses (Secção Regional do Norte), que fica situada junto da Muralha Fernandina.
 
Do Beco dos Redemoinhos continuamos a descer a rua de D. Hugo, até à encruzilhada com a pequena ruela que liga às Escadas das Verdades, que descem até à Ribeira.


É ali no início destas escadas, do lado direito que vemos a antiga Capela de Nossa Senhora das Verdades. Esta capela é um modesto templo retangular e sóbrio, cujo valor assenta na sua antiguidade e na história a que está ligada, uma vez que alberga a imagem de uma Virgem que encimava a Porta das Verdades, uma das portas da Muralha Primitiva, derrubada no séc. XIX. Está hoje mal estimada e sempre fechada, o que é uma pena.
Dá-se a volta e caminha-se agora subindo a rua de D. Hugo e a meio caminho, do lado esquerdo uma casa apalaçada chama a nossa atenção. É a Casa Museu Guerra Junqueiro, um palacete que data de 1730 e pertenceu à família portuense dos Freire de Andrade. O edifício da Casa Museu nunca pertenceu a Guerra Junqueiro, embora no seu interior se encontre um espólio de 600 peças que o escritor e poeta reuniu de diversas viagens que foi realizando ao longo da vida. É de salientar que embora sua esposa e filha tivessem doado a sua casa na rua de D. Hugo, nº15, à Câmara Municipal do Porto, esta foi considerada demasiado pequena para se ajustar ao museu.


Caminha-se depois até ao cruzamento com a Avenida Vimara Peres e desce-se a caminho do tabuleiro superior da Ponte D. Luís I. Este tabuleiro da ponte serve a linha D do Metro do Porto que vai até Vila Nova de Gaia, podendo ser usado também para os peões atravessarem a ponte.
Chegados à lindíssima a Ponte Luís I ficámos cerca de meia hora observando vista deslumbrante do Cais da Ribeira e as passagens de ida e vinda do metro de superfície passando pela imponente ponte.


Sobe-se novamente a Avenida Vimara Peres, que possui o nome de um senhor da guerra cristão da segunda metade do séc. IX oriundo do noroeste da Península Ibérica. Nascido na Galiza, era um vassalo de Afonso III, que o enviou para vir reclamar o Vale do Douro, que em tempos remotos estava integrado na província romana da antiga Galécia e que acabou por conquistar o burgo de Portucale (Porto) aos mouros. A sua imponente estátua pode ser observada no Terreiro de D. Afonso Henriques, junto da Calçada Vandoma e ali bem perto, situada do lado direito da Sé.
Já era hora de jantar e descemos a Avenida Dom Afonso Henriques, percorrendo todo o caminho até à Avenida dos Aliados. Ali ao lado desta Avenida, no troço pedonal da Rua do Bonjardim, entre a Rua de Sá da Bandeira e a Rua do Dr. Magalhães Lemos, bem perto do Teatro Rivoli, um painel colocado à entrada do Restaurante Regaleira, puxa desde logo pelos galões “Só você e eu sabemos aonde ela nasceu”, pode ler-se.


A grande arma publicitária do Restaurante Regaleira é justamente o facto de ser o berço consensual da iguaria, cuja criação se deu há precisamente 60 anos, quando o Sr. Daniel David Silva, um ex-emigrante, pegou na tradição da tosta francesa, adicionando-lhe molho, concebendo assim a primeira “Francesinha”, que ganhou fama nacional e internacional, fazendo-se hoje por todo o norte do país.
Fonte: http://balcaovirtual.cm-porto.pt/ http://www.portoturismo.pt/ http://www.portoxxi.com/ Google Maps / Wikipédia.org

Porto - 2º Dia - Visita à Sé e Terreiro do Monte da Penaventosa - Parte IV


Na continuidade da visita à , passa-se à Sacristia. Em estilo gótico, fica situada na testeira do braço direito do transepto, possui chão de mármore, é abobadada em ogiva e dividida por grossos arcos de faces vivas sustentados por consolas em granito embutidos no muro. O seu interior é refinadamente decorado com móveis de valor inestimável, mesas e lavatórios em mármores raros, as guarnições de espelhos, os armários e o relógio em estilo rococó são feitos de pau-preto.

Continuando a vista à Sé do Porto, deixamos a igreja e encaminhamo-nos para o transepto sul, que dá acesso aos claustros do séc. XIV e à Capela de São Vicente.


Entrando no claustro gótico, pertencente a meados do séc. XIV-XV, construido no reinado de D. João I (que se casou com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387), observa-se que tem uma configuração abobadada, com nervuras assentes em colunas fasciculadas, em que os capitéis são revestidos por um único motivo vegetal.

Este claustro foi começado nos fins do séc. XIV. Apresenta sete grandes painéis de azulejos (segundo quartel do séc. XVIII), com cenas do "Cântico dos Cânticos", em referência ao diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.


É nas suas galerias porticadas que encontramos a entrada para a Capela de São Vicente (fins do séc. XVI), de sóbria arquitectura clássica. Apresenta um notável cadeiral, do séc. XVII, com cenas bíblicas, do Antigo e Novo Testamento. Vários Bispos do Porto escolheram ser ali sepultados. Possui ainda um belo órgão.
Uma graciosa escadaria do séc. XVIII do mestre italiano Nicolau Nasoni, conduz-nos aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio. Estes painéis de azulejo que revestem as paredes do claustro, despertam a leigos e estudiosos o maior interesse, tanto pela beleza que irradiam, como pelos temas que patenteiam.


O segundo andar do claustro foi objeto de um revestimento azulejar no séc. XVIII, da responsabilidade de António Vital Rifarto, com cenas alusivas ao Cântico dos Cânticos e dos Salmos.
No piso intermédio encontra-se a Casa do Cabido, constituída por quatro saletas abobadadas, onde se encontra exposto o Tesouro da Catedral, segundo projeto do arquiteto Fernando Távora (1992). A entrada faz-se, não pela porta principal, virada para o Terreiro da Sé, mas sim pelo interior da Catedral, num percurso museológico que engloba ainda o claustro e as dependências anexas.


Este Tesouro está exposto em nove vitrinas, onde podemos observar objetos de ourivesaria, paramentaria e livros litúrgicos, relativos ao culto catedralício, alguns deles ainda hoje em uso.
São cerca de 150 peças expostas que abrangem vários períodos da nossa história, desde o séc. XVI ao séc. XIX, e que se revestem de especial carga histórica e simbólica.


Depois é a vez de apreciar a capela de S. João Evangelista que fica no interior do ângulo sul da Casa do Cabido. Das belas coisas da Sé do Porto que não pode deixar de se visitar, é esta capela gótica de S. João Evangelista, que um almoxarife real e juiz do mar, contemporâneo do rei D. Dinis, de nome João Gordo, mandou ali fazer para nela dormir o sono eterno. O seu túmulo  merece uma atenta e demorada visita.
Trata-se de uma obra do séc. XIV, lavrada em pedra de Ançã, que nas três faces visíveis da arca sepulcral, esculpidas em alto relevo, estão representadas cenas ligadas à vida de Cristo e de Maria. Assim, na face principal, podemos apreciar a Última Ceia; na testeira inferior, o Calvário; e na cabeceira a Coroação da Virgem Maria.  Na pedra que cobre o sarcófago estende-se a estátua jacente de um guerreiro que veste o hábito e o manto dos cavaleiros da Ordem de Malta, cuja cruz é visível à altura do peito, do lado esquerdo.


(Fazer visita virtual em: Catedral do Porto - Rota das Catedrais)
Após a visita saímos para Largo da Sé e ao seu lado o Terreiro de Dom Afonso Henriques que confina, nos nossos dias, com as Escadas da Sé, a Calçada da Vandoma, a Calçada de Dom Pedro Pitões e a rua de Dom Hugo.


No terreiro, encostados à varanda do Miradouro esperamos o pôr-do-sol. É um excelente lugar para se poder com facilidade constatar que foi à volta da Sé do Porto que a cidade foi crescendo, encavalitando-se nas encostas do morro. O casario apertado e alto estende-se morro abaixo por ruelas estreitas que descem até ao rio Douro.

O pôr-do-sol não tarda e o cenário convida às fotos. Dali o panorama é belíssimo com o Barredo a seus pés, o leito generoso do rio Douro e a encosta da margem esquerda, pertencente a Vila Nova de Gaia.

 


Fonte: http://www.rotadascatedrais.com/ http://www.noscafora.be/ http://www.guiadacidade.pt/ Mapa da cidade do Porto / http://www.in.pt/paginainic