Porto - 3º Dia - Passeio pelo Porto - Parte II




A partir da zona de Cedofeita o autocarro toma o rumo da Foz do Douro, o local onde o rio Douro encontra o Oceano Atlântico.
 
Já no passeio marítimo que acompanha o rio até ao mar, observam-se os amplos passeios marítimos e as zonas ajardinadas, permitindo também observar bonitas paisagens de mar e terra da zona.
 
É ali que no verão a vida noturna é mais animada, sendo o lugar onde se encontram diversas discotecas e bares da zona. Também se passa pelo Forte de São João Baptista e a Igreja Matriz, que segundo se diz na visita guiada, merecem a visita dos visitantes da cidade do Porto.
Agora no caminho de volta, faz-se o circuito das Pontes, que é uma forma ideal para se ficar a conhecer o percurso que acompanha o rio Douro até ao Freixo.
Assim como ex-libris desta zona da cidade estão as várias pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, como a Ponte D. Luís I e a Ponte Maria Pia (foi construída pela empresa de Gustave Eiffel). Mais recentes são as Pontes do Freixo e do Infante, naturalmente com uma arquitetura totalmente distinta.
Desde a Foz do Douro até à Ribeira, vamo-nos deixando encantar pela vista magnífica que a Marginal do Porto nos oferece. No caminho começa-se pela observação da Alfândega do Porto (Edifício e Museu) onde, segundo reza a história, os reis costumavam alojar-se.
Prossegue-se pela marginal em direção ao Museu do Vinho do Porto, onde quando visitado, se poderá ficar a conhecer a história e a importância que o vinho do Porto teve para o desenvolvimento histórico da região do Douro. Ainda na marginal, passa-se pelo Museu do Carro Elétrico, onde se podem apreciar os antigos elétricos históricos, autenticas relíquias da cidade do Porto.
Chega-se depois à Ribeira, um dos locais mais antigos, tradicionais e históricos da cidade do Porto. Fazendo parte do Centro histórico do Porto, e sendo Património Mundial da Unesco, é dos locais mais procurados pelos turistas que visitam a cidade do Porto.
Depois e após ser percorrida a Avenida Gustavo Eiffel e Avenida Paiva Couceiro e deslumbrarmo-nos com todas as pontes que ligam as duas margens do rio Douro, chega-se ao Palácio do Freixo, atualmente uma das Pousadas de Portugal.
Volta-se para trás para a zona da Ribeira, onde há a destacar a Praça e Cais da Ribeira, a Casa do Infante e os Pilares da Ponte Pênsil. Um pouco mais acima, junto ao ponto de partida dos circuitos, encontra-se o Palácio da Bolsa, com uma mistura de estilos arquitetónicos esplendorosos. Ao seu lado destaca-se Igreja de São Francisco, a única igreja gótica da cidade do Porto, classificada como património nacional desde 1910.
Da Ribeira sobe-se depois para o centro da cidade, em direção de Santa Catarina e da Praça da Batalha.
Na Praça da Batalha há diversos pontos que merecem a nossa atenção, como a antiga estação Central dos Correios que data do séc. XVII.
A sul destaca-se o Teatro São João, construído no início do séc. XX, após o edifício original ter sido destruído por um incêndio. Ali se podem ver diversos cafés e hotéis que tornam esta praça, um dos pontos mais movimentados e visitados pelos turistas da cidade do Porto. A agitação da Praça da Batalha também se justifica com a proximidade da rua de Santa Catarina, a principal artéria comercial da Baixa do Porto.
É ali que se encontra o Café Majestic, um lindo café do início do séc. XX, com decoração arte Deco, um dos melhores restaurantes da cidade e um dos principais pontos de interesse da rua de Santa Catarina. É ali que paramos, para jantar no Majestic, acabando ali, no nosso entender, a noite da melhor maneira possível.

 
Fonte: Panfleto dos autocarros turísticos /http://www.yellowbustours.com/

Nenhum comentário: