Do lado de fora desta porta existe um miradouro de onde se desfruta da bela paisagem. Para cima a montanhosa com floresta, vinhas e olivais, um verdadeiro paraíso para os caminhantes que por ali passam, para baixo a serena beleza da planície com os seus multicores campos de cultivo.
Após a passagem da Porta Cappuccini observa-se do lado esquerdo, o caminho estreito que leva até à Rocca Minore, um pequeno forte que remonta à época romana. Além deste a cidade ainda é dominada por outro forte maior, a Rocca Maggiore.
Entramos na cidade e logo se sente uma atmosfera de paz e tranquilidade, talvez por ser o local de nascimento de São Francisco de Assisi ou simplesmente por estar guardada entre os olivais e florestas das colinas de Assisi.
A caminhada pela cidade de Assisi levou-nos ao encontro dos seus monumentos, que na sua maioria estão relacionados com a vida de vários santos, estando entre eles Francisco e Clara, que nasceram na cidade. Desce-se a partir da Porta Cappuccini com 470m de altura, até à Piazza G. Matteotti, onde os visitantes deixam os seus carros para depois visitarem a cidade a pé. O intenso calor sentido levou-nos a uma geladaria, onde se fabricavam cremosos gelados caseiros.
Bem perto, do lado esquerdo da praça encontram-se os restos de um antigo Anfiteatro Romano, numa zona um pouco mais elevada. A partir da Piazza Matteotti caminhámos por um emaranhado de ruelas e praças medievais. A partir da Via del Torreone atinge-se a Piazza San Rufino, onde se encontra o Duomo com o mesmo nome, a Cattedrale di San Rufino di Assisi, que se ergue no fundo de uma praça rectangular, com uma bela fachada de pedra clara, em estilo românico.
Primeiramente construída no séc. V, esta igreja histórica com um interior do séc. XVI, é em parte construída sobre uma cisterna romana, cujos alicerces podem ser observados protegidos por um vidro no chão da catedral. Apresenta uma pia baptismal onde São Francisco, Santa Clara e o Imperador Frederico II, foram baptizados.
Depois da visita ao Duomo, segue-se descendo pela Via San Rufino até atingirmos a Piazza del Comune, a praça principal da cidade. Este é o centro da cidade e é, portanto, o cerne da vida social, cultural e política de Assisi. Como o resto do centro histórico da cidade, a praça está muito bem preservada, e os seus edifícios têm testemunhado todas as vicissitudes da cidade ao longo dos séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário