Visita a Assisi - Parte VII




Depois de caminharmos o dia inteiro pela cidade de Assisi, retornamos a Piazza del Comune e resolvemos parar para tomar um gelado, a fim de relaxarmos um pouco, antes de iniciarmos a caminhada sempre a subir até ao parque de campismo. Ali estivemos à conversa até nos levantarmos para melhor observarmos a praça. Depois de deambularmos pela Piazza del Comune, parámos um pouco junto da fonte no centro da praça para fazermos mais alguns registos fotográficos, quando reparámos que ali perto, no rés-do-chão da Câmara Municipal, decorria uma exposição de obras de arte. Aproximamo-nos e na ampla sala separada do exterior por pesadas portas rendilhadas em ferro forjado, os quadros coloridos entre o cubismo e o neofigurativo de Luciano Busti sobressaíam. Lá dentro Luciano esbracejava indignado pela ousadia da minha câmara fotográfica, que não parava de lhe “roubar” a obra. Disse-lhe que descansa-se pois não era nem artista plástica, nem queria apossar-me de forma alguma da sua obra.

Luciano, após observar as fotos captadas, descansou e logo se desfez em sorrisos, em especial quando melhor observou a jovem ninfa ao meu lado, talvez por ambicionar até naquele gosto, seguir os passos de seu mestre inspirador Picasso.

O pintor e ceramista Luciano Busti, nascido em Assisi, completou seus estudos de arte em Perugia, sendo graduado em pintura pela Academia de Belas Artes "Pietro Vannucci".


Depois já no caminho de regresso pelas ruas estreitas e escuras, observam-se costumes antigos com os moradores sentados às portas de suas casas à conversa com seus vizinhos, para se refrescarem na noite quente que se fazia sentir. Os altos e incríveis edifícios medievais construídos em pedra e apinhados em ruas estreitas saúdavam-nos à nossa passagem. Um verdadeiro cenário de sonhos!... Ainda imbuídos da memória de São Francisco, percorrem-se os últimos metros que nos separam da Porta Cappuccini. Mesmo pequena, não nos podemos esquecer que esta cidade da Umbria é considerada a segunda mais importante cidade santa da Itália, ficando somente atrás de Roma.


A subida foi cansativa e o apetite já se fazia sentir. Lá em cima já no parque de campismo, fomos directos ao restaurante, onde degustamos como entradas (antipasti) as famosas bruschettas de tomate ou anchovas regadas com azeite, o Tagliatelle al ragu (pasta) e Alla griglia prime rib di manzo, grossas costeletas de vaca grelhadas na brasa (primo plato), seguidas do natural e fresco tiramisu.

Nenhum comentário: