Visita a Assisi - Parte IV





Após a visita à Piazza del Comune, o coração da cidade de Assisi, continuámos a caminhar pela Via San Paolo, uma comprida e estreita viela sombreada pelas altas casas em pedra de traça medieval. Pelo caminho observam-se antigos bebedouros, nichos de oração, janelas decoradas com gerânios e passagens elevadas entre as altas casas.


Além destas típicas residências há também, devido principalmente ao movimento turístico, diversos estabelecimentos comerciais e restaurantes. Toda a cidade é um labirinto de estreitas e sinuosas ruas, que fazem do lugar um convite irresistível à caminhada e exploração de suas vielas.

Ondulando sobre as suaves colinas da Úmbria como um tapete de pedras, todas as ruas desta cidade parecem conduzir ao seu coração espiritual, a Basílica de San Francesco. Discreta, sossegada e bela como a própria vida do Santo, a visita a esta pequena cidade medieval é uma jornada mágica e emocionante.A Via San Paolo é um lugar onde se podem adquirir com facilidade lembranças e souvenirs nas inúmeras lojinhas repletas de artigos de artesanato, que oferecem uma grande variedade de artigos religiosos e outros típicos da Úmbria.

Para evitar danos ao seu património histórico, o acesso de veículos à cidade é controlado, só podendo circular pequenos autocarros ou carros de moradores. A cidade é pequena, mas muito comprida, mas mesmo assim, a caminhada é gostosa, pois raramente somos importunados com a passagem de veículos motorizados.No final desta rua, já no entroncamento com a Via Aluigi, aparece-nos a Piazzeta Aluigi, uma pequena praça de onde se desfruta do belíssimo panorama da linda planície que se estende desde o sopé do Monte Subasio, que suporta a cidade.



A partir desta praceta e durante toda a caminhada pela rua seguinte, a Via Metastasio, as belas vistas acompanham-nos pela esquerda, pelo que se pode descrever esta rua, como uma autêntica varanda de onde se alcança uma deslumbrante vista sobre os telhados das casas da parte mais baixa de Assisi, pois esta acompanha uma curva de nível mais elevada, na encosta por onde se espreguiça a cidade.
Já no final da Via Metastasio, começamos a subir até ser encontrada a Porta San Giacomo, uma das portas principais de entrada na cidade. Depois e sempre a descer, pela Via Cardinal Merry del Val, a Basílica de San Francesco domina a nossa atenção, ofuscando o próprio sol que sobre ela se inclina para a iluminar melhor. Para além dela a bela paisagem dos férteis campos da planície, que aos pés do Monte Subasio se estendem.

Fonte: http://www.imagensviagens.com/assissi.htm / http://www.assisionline.com/assisi

Nenhum comentário: