Visita a Verona - 2º Dia - Parte II

   
A visita à antiga cidade romana e medieval de Verona, começa realmente ali a partir da Porta Borsari, a caminho da Piazza delle Erbe, onde outrora se situava o Fórum Romano. O troço que ali começa e todo o caminho feito através da Verona antiga é um mergulho nas emoções de tempos idos, de uma cidade que conserva valores e formas relacionadas a um passado antigo de esplendor medieval e renascentista, mas que ainda se encontra em expansão constante nos nossos dias.

Segundo Shakespeare, "Não existe mundo fora das paredes..." de Verona, mas isso expressa também a impressão de todos aqueles que entram nas antigas muralhas que cercam a cidade.Durante a caminhada pelo centro histórico, o ritmo é sereno e relaxante, marcado pela corrente plácida do rio Adige, que atravessa a cidade, formando um S largo e macio, passando por baixo de uma rede de sugestivas de pontes.

Através do Corso Porta Borsari, caminha-se até à Piazza delle Erbe. No meio da avenida encontramos do lado esquerdo a bela capela românica de San Giovanni in Foro. A Chiesa di San Giovanni in Foro é um edifício religioso pequeno, mas interessante que data do séc. XII. Devido à sua proximidade com o Tribunal, o prédio teve outrora o título de basílica. A igreja foi danificada por um grande incêndio que destruiu grande parte da Verona antiga, em 1172, como está gravado na inscrição, da lápide de mármore colocada na parede exterior, que diz, "combusta est Verone civitas".

A jóia desta igreja é a porta renascentista, esculpida por Gerolamo Giolfino, que tem nas laterais do arco e na sua cimeira a estátua de San Joan Evangelista, San Pedro e San Joan Batista. No nicho existe um fresco por Nicola Giolfino com San Joan na Ilha de Patmos. Retoma-se a caminhada e no resto do Corso Porta Borsari observam-se os belos prédios de arquitetura antiga, que permeiam toda a cidade. Nas perpendiculares à rua seguida, respira-se a atmosfera sugestiva das ruas estreitas que desembocam em belas pracetas.

Mais uns passos e chega-se à Piazza delle Erbe, uma praça muito movimentada e animada, com um mercado repleto de bancas de frutas e de vegetais, protegidas por guarda-sóis. Fica situada no centro histórico da antiga cidade medieval e é rodeada de belos palácios construídos em épocas diferentes, alguns dos quais adornados com frescos que ainda são visíveis e recheados de esculturas nas fachadas exteriores.À frente do Palazzo Maffei ergue-se uma fina coluna, encimada pelo Leão de Veneza, que testemunha o período da história de Verona, relativo ao domínio da cidade pela Republica de Venezia.

No meio da Piazza delle Erbe, em direção oeste, ergue-se a Torre dei Lamberti, a mais alta das torres de Verona. Concluída em 1463, a torre do relógio com 84 metros de altura é inconfundível, pairando sobre a Piazza delle Erbe. Entra-se através do pátio do palácio e no seu interior uma escada com 238 degraus ou o elevador, levam-nos até ao cimo da torre, onde se desfruta uma bela panorâmica da cidade. Fonte: http://www.verona.com// /  Wikipédia.org / http://www.justitaly.org/

Nenhum comentário: