A Cantábria



A Cantábria é a região para onde nos dirigimos de seguida, a fim de ser visitada por nós, quando deixámos a zona basca, onde fica situada a cidade de Bilbao. Esta região foi durante muito tempo olhada como uma mera extensão de Castela que proporcionava o acesso ao mar. Foi uma região habitada por povos de origem obscura e que ofereceu bastante resistência aos romanos até ter sido finalmente dominada, no ano 19 a.C.
Cantábria é a região mais rica do mundo em lugares de interesse arqueológico do Paleolítico Superior. Os primeiros sinais de ocupação humana datam do Paleolítico Inferior, ainda que este período não esteja tão bem representado na região.

A principal atracção da província é sem dúvida a vertente ocidental dos Picos da Europa, o grupo de montanhas que partilha com a vizinha região das Astúrias, com os seus magníficos cenários de imponentes desfiladeiros e cumes rochosos a proporcionarem excelentes condições para o alpinismo e passeios a pé.

Contudo, a Cantábria também exibe outras atracções naturais, desde um interior verdejante e rural, ainda pouco explorado pelo turismo, até às bonitas praias e pequenas enseadas do litoral, onde vilas encantadoras como Santillana del Mar ou Colmillas preservam centros históricos com antigas casas de pedra, monumentos e ruas empedradas de aspecto medieval.

A sua belíssima e inesquecível capital, Santander, também oferece boas praias, para além de interessantes monumentos e museus, um porto movimentado e uma vida nocturna animada, com uma das "movidas" mais cativantes de Espanha.

No interior, aldeias remotas situadas em vales férteis e verdejantes e rodeadas de íngremes montanhas exibem muitas vezes belas igrejas de estilo românico. A Cantábria também se orgulha da herança pré-histórica das grutas de Altamira, com as magníficas gravuras rupestres de fama internacional, cujos exemplares mais antigos têm cerca de 20 mil anos. As pinturas da caverna de Altamira, estão datadas entre 16.000 e 9.000 a.C. e foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO.
Mais desenhos pré-históricos de cavalos, bisontes e outros animais podem ser admirados na Cueva del Castillo, perto da vila de Puente Viesgo, uma gruta que também forma um labirinto de estalactites e estalagmites.

A gastronomia local inclui pratos como o farto Cocido Labaniego (um guisado de grão e carne de porco), e a região produz bons queijos e outros produtos lácteos.


Nenhum comentário: