O Museu Guggenheim


A tarde do dia seguinte ao da nossa chegada à cidade, começou com uma visita ao Museu Guggenhein que, dez anos após a sua inauguração, permanece, ainda, no topo da lista de obras de vanguarda, não apenas pelo seu desenho de curvas sinuosas e assimétricas, envolvidas por placas de titânio, como pela tecnologia utilizada na sua construção.

O Museu Guggenheim Bilbao, é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projectado pelo arquitecto norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados de Espanha.

Seu projecto foi parte de um esforço para revitalizar Bilbao e, hoje, recebe visitantes de todo o mundo. Externamente, o museu é coberto por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe, mostrando a influência das formas orgânicas presentes em muitos trabalhos de Gehry.
Os volumes interpostos, com inclinações positivas e negativas, tornaram-se objecto de estudos de engenheiros de estruturas metálicas, bem como arquitectos de todo o mundo, devido à sua complexa geometria. Do átrio central, que tem 50 metros de altura e que lembra uma flor cheia de curvas, partem passarelas para os três níveis de galerias.

Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco, homenageando a cidade portuária de Bilbao, e na realidade os seus admiradores comparam-no a um barco com as velas ao vento, sem dúvida também uma homenagem à antiga vocação de construção de navios de Bilbao. Outros ainda comparam-no a uma nave espacial, destacando a aparência futurista do museu, o que é apropriado para suas colecções de arte contemporânea.
Os críticos, no entanto, descrevem o museu como uma couve-flor ou um grande suflê. Independentemente destas opiniões, o edifício deixou-me fascinada, e adorei particularmente a obra e acho que só para a observar de perto, vale realmente a pena uma visita a Bilbao pois, para além da beleza da região, este é sem qualquer dúvida, mais um factor de atracção.

A sua construção foi iniciada em 1992, sendo concluído cinco anos mais tarde. Duas equipas, uma em Bilbao e outra em Los Angeles, trabalharam conjuntamente na elaboração do projecto. A densa sobreposição e intersecção de formas com contornos curvos é acentuada pelo revestimento com um material reluzente e raro, bastante utilizado na indústria aeronáutica, o titânio.


Esta pele em escamas alterna com placagem de pedra que se prolonga para os espaços interiores. O corpo central onde convergem todos os volumes, inicialmente em forma de flor, transformou-se numa torre de luz e de distribuição espacial que, pela sua verticalidade se opunha à grande sala de exposição que continha longos lanternins para entrada de luz zenital. Para além das longas salas de exposição do piso térreo, o museu possui um núcleo de galerias de exposição em solução clássica. Para além dos espaços expositivos, contém um auditório, biblioteca, oficinas, livraria e loja, restaurante e cafetaria.
Poucos são os visitantes que ficam indiferentes depois de ter visitado o átrio de 46 metros de altura do museu, de onde elevadores de vidro e passagens de metal levam a 19 salas de exibição, incluindo a maior galeria do mundo, com 130 metros de comprimento e 30 metros de largura. As galerias do andar térreo abrigam trabalhos artesanais e instalações de larga escala e algumas peças foram feitas especialmente para caber em suas salas de exibição, entre elas "a Serpente", de Richard Serra.
As exposições no museu mudam frequentemente e contêm principalmente trabalhos realizados durante o século XX, sendo as obras pictóricas tradicionais e as esculturas uma parte minoritária comparada com outros formatos de instalações artísticas. Muitos consideram o edifício mais importante do que as obras que fazem parte da colecção do museu.

Quanto às obras expostas, no momento da nossa visita, além das colecções fixas do museu, e das quais se fizeram algumas fotografias tiradas antes de nos terem enfiado as câmaras de filmar e fotografar num saco de plástico hermeticamente fechado, ainda se encontravam no museu uma belíssima colecção de obras de arte asteca, que se encontrava em digressão pelo mundo, e já tinha estado em Nova York e Paris, e uma boa colecção no rés-do-chão do edifício, de trabalhos de arte contemporânea de Yves Klein (28 de Abril de 1928 a 6 de Junho de 1962), pintor e escultor francês.

Os trabalhos de arte exibidos em "El Guggy", como é carinhosamente chamado pelas gentes de Bilbao, vêm do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York. As peças variam do abstracto, expressionista ao cubista e geométrico, e incluem muitos nomes famosos da arte do século XX, como, Kandinsky, Picasso, Pollock, De Kooning...
Mesmo assim, o museu em si continua a ser a atracção principal da cidade. Os visitantes observam com espanto através das enormes janelas o exterior do edifício de vários ângulos, correndo os seus olhos pelas suas ondas de titânio, pois é raro ver-se algo assim!...

Fonte: http://www.guggenheim.org/bilbao / Wikipédia.org

Nenhum comentário: