Genève (Genebra) é a segunda maior cidade da Suíça (após Zurique), situada na margem oeste do lago Léman (Lac de Genève, Lac Léman, Genfersee ou Genfer See), junto ao local onde o rio Ródano se desvia para França.
Traços arqueológicos com 12.000 anos já atestavam a existência de uma população no local, onde hoje se situa Genève. Dirigida, durante a Idade Média, por um príncipe, acabou por ser englobada nos domínios da Casa de Sabóia, da qual se tornou independente em 1536. A partir de 1536, a história da cidade de Genève passa a estar associada com a história da Reforma Protestante no espaço cultural francófono. Genève ganhou então o cognome de "Roma protestante" ou "a cidade de Calvin".
Em vez de se unir a Savóia, que permanece associada ao catolicismo, Genève vai acabar por optar por orientar-se pelas outras cidades da confederação, entre as quais Berna, hoje capital da Suiça. 

Terra de asilo internacional, Genève tem recebido, através dos séculos, sucessivas ondas de refugiados que têm contribuído também para o seu desenvolvimento.
Hoje é uma cidade internacional, com mais de 40% de residentes estrangeiros, uma espécie de grande caldeirão, aberto a todas as culturas, de todas as origens... Além disso, Genève, tem também um enorme poder de integração, onde rapidamente os estrangeiros se sentem em casa.
Genève é uma das principais cidades da Suiça, que por estar no centro da Europa, é muito usada para negociações internacionais e para a realização de conferências e congressos de todo o mundo. Estas trocas constantes de ideias e interesses, contribui para o seu dinamismo, a sua abertura ao mundo e o seu enorme sentido cosmopolita.
As praias do lago de Genève atraem invasores há milénios e nos dias de hoje, visitantes de todo o mundo. A cidade é perfeita para ser explorada a pé ou de bicicleta e com facilidade podemos aventurarmo-nos pela cidade.
A melhor parte de qualquer dos itinerários da cidade, deve ser a visita às margens do lago de Genebra (Léman), com o seu famoso géiser artificial, o seu belo relógio de flores no Jardim Inglês, a Catedral de São Pedro, o Muro dos Reformadores, a Place Neuve e o local da criação das Nações Unidas.
O apego às tradições e a renovação constante, são basicamente a força da cidade. A cordial e bela cidade de Genève estende-se pela margem oeste do lago, emoldurada por altos montes cobertos de neve, criando um cenário espectacular por toda parte, para onde o olhar vaguear.

Fonte: Wikimedia.org
Escolhemos para lugar de pernoita o paredão, na margem sul do lago Léman, com a autocaravana voltada para a cidade. Era nossa intenção deixar-mos a visita á cidade, não para o dia seguinte, mas sim para uma segunda estadia na cidade, programada para o final da nossa viagem à Suíça.
Por isso, esta primeira passagem pela cidade não foi muito demorada, não passando de uma boa e segura pernoita, um acordar demorado e relaxante e um caro e vulgar almoço numa esplanada na margem do lago Léman, a ver bem de perto o géiser, símbolo da cidade.
"Antes disto, dois portugueses de fato direito e expressão lisa capturam-nos num flash com cisnes à vista. Na marginal acordamos e através dela continuámos travados por um stop do lado direito em que um relógio de ajardinado diferente mês a mês conta também trazer gente.” 

As alas Leste e Norte mostram a simplicidade do antigo palácio de Bento XII, enquanto as do Oeste e Sul, são amplamente abertas ao exterior, com janelas decoradas com esculturas esculpidas em baixo relevo e molduras que reflectem o gosto de Clemente VI e de seu mestre de obras, Jean de Louvre.
Ao tomar a escada dentro da sala da “Fazenda Grande”, entra-se na sala de Jesus, uma espécie de antecâmara, onde os cardeais estavam à espera do Papa, antes deste entrar no consistório. Em seguida, mais ao sul, encontra-se a ala de Chamberlain e ali se encontra a sala do colaborador mais próximo de Bento XII, cujo apartamento revela uma estratigrafia e complexa decoração de paredes pintadas.
Depois chega-se ao claustro, que é o coração do antigo palácio. Ao Norte, fica a Capela Grande de Bento XII e na ala Sul encontra-se a sala do Conclave (uma sala de recepção), com espaços fechados para os visitantes.
Ao Sul, encontra-se a sala de estar, antecâmara com espaços públicos e quartos privados. Esta sala era usada para plateias pequenas, onde oficiais de justiça estavam permanentemente montado guarda, à porta do quarto do pontífice.
Em seguida, deve passar-se a “passagem de Peyrolerie”, que com as várias obras realizadas ou longo do tempo, perdeu a sua disposição original e seus muitos vãos de escadas para chegar à sacristia da Capela Clementine. Ela revela uma colecção de peças que evocam memórias do tempo das várias personalidades papais que estiveram em Avignon.
Depois da bela vista observada durante longo tempo, chegou a hora de se começar a descer e embora estivesse calor a descida oferecia um vento fresquinho que nos deliciou. Depois da maravilhosa vista observada por longo tempo passamos a porta da capela-mor, para uma galeria aberta, atravessando a zona da "Bênção de Indulgência", onde o Papa apaziguava a multidão de fiéis reunidos no pátio.
Depois de se passar pelo pátio amplo e luminoso, que dá acesso à sala mais solene do palácio, a sala da "Audiência Grande", que abrigava o Tribunal Apostólico e que nos oferece um belo fresco dos profetas, pintado numa abóbada alta a leste do salão.
Nesta visita o Palais des Papes só nos revela 40% da sua área. O resto do palácio abriga hoje, o Museu de Avignon, os arquivos do departamento de Vaucluse e o Centro Internacional de Convenções. 

Avignon foi o lar dos papas a partir de 1309, que fugiam do caos violento de Roma. O Palácio foi construído entre 1335 e 1364 num afloramento rochoso natural, no extremo norte de Avignon, com vista sobre o rio Ródano. O local foi anteriormente ocupado pelo antigo palácio episcopal dos bispos de Avignon.
O Vieux Palais foi construído pelo arquitecto Pierre Poisson de Mirepoix a pedido do Papa Benedicto XII. O austero Papa tinha mandado arrasar o antigo palácio episcopal e substituí-lo por um edifício fortificado, muito mais centrado numa estrutura contra agressores.



A maior parte do Palais, está agora aberto ao público, que também abriga um grande centro de convenções. Apresenta-se ao visitante com mais de vinte salas visitáveis, incluindo os aposentos privados do Papa e maravilhosos tectos, com frescos executados pelo artista italiano Matteo Giovannetti.

Entre o adulador e os seus superiores, existe uma falsa relação de amizade, aparentemente amigável, duradoura, que por vezes chega até a causar alguma inveja a alguns dos seus colegas mais ingénuos, que inocentemente lhe confidenciam tudo, com medo de perder essa tão importante amizade.
Por vezes o adulador consegue até pequenos cargos de chefia, mas nunca galgará posições de verdadeiro comando. Mas quando por cunha ou pagamento de serviços o consegue, vive cheio de dúvidas e disfarçadamente, às escondidas, pergunta tudo e depois assume a autoria dos resultados obtidos e ainda diz que não precisa de ninguém. 

A partir dai a cidade ficou conhecida como a “Cidade dos Papas”. A cidade murada de Avignon foi a casa de sete papas ao longo do século XIV, que protegiam seu território papal através da construção de fortificações.
O palácio papal, o Palais des Papes, é um enorme edifício gótico com muros de 5 a 5,5 m de espessura, que foi construído no séc. XIV, entre 1335 e 1364 e fez da cidade de Avignon a capital do mundo cristão.
A cidade dos Papas revela-se a Picasso em 1914. A sua história e os seus numerosos museus embalam-na artisticamente. Uma suave história de Picasso com a Provença é iniciada em 1912, sob o charme estival de Sorgues (cidade vizinha de Avignon), na companhia do seu amigo Braque, que com ele criou o cubismo.
A cidade de Avignon é também sinónimo de festival de arte, que ocorre todos os anos nas últimas três semanas de Julho. A cidade é nestas semanas, palco anual de um importante festival de teatro, realizado desde 1947.
O seu imenso Palácio gótico e o seu festival anual, fazem desta cidade, uma cidade verdadeiramente inesquecível.
Nestes dias na cidade encontra-se cheia de visitantes, cheia de panfletos publicitários relativos aos grupos de teatro presentes no festival, os estacionamentos e o tráfego de Avinhão ficam saturados, a cidade fica muito movimentada e conduzir em Avinhão nesta altura, é uma experiência caótica.