Genève (Genebra) é a segunda maior cidade da Suíça (após Zurique), situada na margem oeste do lago Léman (Lac de Genève, Lac Léman, Genfersee ou Genfer See), junto ao local onde o rio Ródano se desvia para França.
Traços arqueológicos com 12.000 anos já atestavam a existência de uma população no local, onde hoje se situa Genève. Dirigida, durante a Idade Média, por um príncipe, acabou por ser englobada nos domínios da Casa de Sabóia, da qual se tornou independente em 1536. A partir de 1536, a história da cidade de Genève passa a estar associada com a história da Reforma Protestante no espaço cultural francófono. Genève ganhou então o cognome de "Roma protestante" ou "a cidade de Calvin".
Em vez de se unir a Savóia, que permanece associada ao catolicismo, Genève vai acabar por optar por orientar-se pelas outras cidades da confederação, entre as quais Berna, hoje capital da Suiça. 

Terra de asilo internacional, Genève tem recebido, através dos séculos, sucessivas ondas de refugiados que têm contribuído também para o seu desenvolvimento.
Hoje é uma cidade internacional, com mais de 40% de residentes estrangeiros, uma espécie de grande caldeirão, aberto a todas as culturas, de todas as origens... Além disso, Genève, tem também um enorme poder de integração, onde rapidamente os estrangeiros se sentem em casa.
Genève é uma das principais cidades da Suiça, que por estar no centro da Europa, é muito usada para negociações internacionais e para a realização de conferências e congressos de todo o mundo. Estas trocas constantes de ideias e interesses, contribui para o seu dinamismo, a sua abertura ao mundo e o seu enorme sentido cosmopolita.
As praias do lago de Genève atraem invasores há milénios e nos dias de hoje, visitantes de todo o mundo. A cidade é perfeita para ser explorada a pé ou de bicicleta e com facilidade podemos aventurarmo-nos pela cidade.
A melhor parte de qualquer dos itinerários da cidade, deve ser a visita às margens do lago de Genebra (Léman), com o seu famoso géiser artificial, o seu belo relógio de flores no Jardim Inglês, a Catedral de São Pedro, o Muro dos Reformadores, a Place Neuve e o local da criação das Nações Unidas.
O apego às tradições e a renovação constante, são basicamente a força da cidade. A cordial e bela cidade de Genève estende-se pela margem oeste do lago, emoldurada por altos montes cobertos de neve, criando um cenário espectacular por toda parte, para onde o olhar vaguear.

Fonte: Wikimedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário