Naquele dia queríamos visitar o Duomo, a catedral de Florença que tínhamos nos dias anteriores, encontrado fechada em várias circunstâncias e por motivos vários.
 Ali apanhamos a urbana até à Piazza San Marcos, na zona norte do centro histórico da cidade, que é dominada pela Basílica de San Marco, outrora ligada e pertencente ao complexo do Convento de San Marco.
 Neste mosteiro, viveram e trabalharam muitos dos mais importantes representantes da espiritualidade e da cultura do séc. XV, como Cosimo, o Velho, Santo António de Lisboa, o Beato Angelico, Fra Bartolomeo, Tommaso Caccini, conhecido por ter processado Galileu Galilei e Girolamo Savonarola, que pregava contra a decadência da moral e que acabou enforcado e depois queimado na Piazza della Signoria.
Esta Basílica deve a sua aparência actual, à reconstrução de um convento medieval anterior, realizada pelo arquitecto Michelozzo, sob encomenda de Cosimo, o Velho, entre 1436 e 1446.
 Três anos depois de se tornar propriedade do Estado em 1866, tornou-se sede de um museu que abriga obras de muitos nomes sonantes da arte renascentista, incluindo o ciclo de frescos mundialmente famosos do Beato Angelico, possuindo também muitos de seus trabalhos em madeira.
Perto da Piazza San Marco, na entrada da Via Battisti, fica situado um palácio, hoje com uma fachada vermelho-alaranjada, que já abrigou a antiga Câmara de Estudos e que hoje abriga os escritórios centrais da Reitoria da Universidade de Florença.
Ali perto, mesmo em frente, no canto oposto da entrada da Via C. Battisti, encontra-se a Galleria dell’Accademia, com arcadas e que reuniu os pintores e artistas de Florença, bem como o antigo Hospital de San Mateo.

A Galleria dell’Accademia é nem mais nem menos a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, ou simplesmente Galeria da Academia, criada em 1784 pelo grão-duque Pietro Leopoldo, é a mais antiga escola de belas-artes do mundo.
 
Ali bem perto desta Piazza San Marco encontra-se também o Giardino dei Semplici, o terceiro mais antigo Jardim Botânico do mundo, depois do Jardim Botânico de Pisa e do Jardim Botânico de Pádua .
Fonte: Wikipédia / http://tuscany_travel_guide/florence.san.marco
Assim sendo, caminhamos até à Piazza della Signoria e após a compra dos bilhetes iniciámos a visita ao palácio.
Este palácio foi inicialmente, a sede da casa das autoridades máximas da cidade de Florença, sendo provisoriamente utilizada pela família grã-ducal até 1540, quando Cosimo I de Medici mudou a residência para o recém adquirido Palazzo Pitti, sendo nessa época que o palácio tomou o nome de "velho". 
O primeiro pátio, ao qual se acede ao interior do palácio, é feito pelo portão principal da Piazza della Signoria e foi projectado em 1453, por Michelozzo.
No primeiro andar encontramos o grandioso Salone dei Cinquecento (Salão de 500), um trabalho de Cronaca (1495) e que foi utilizado para as assembleias do Conselho Geral do Povo, após as reformas do Estado, provocadas por Girolamo Savonarola.
A visita continua nos quartos no primeiro andar, cada um dedicado a uma personalidade da família Medici (Cosimo, o Velho, Lorenzo, Leão X), todos com frescos maravilhosos.
A visita continua percorrendo as salas oficiais, como a Sala de Audiência e a Câmara Lily com sumptuosos tetos, cuja decoração e portas remontam ao séc. XV. A secção final dos apartamentos é monumental e preserva a colecção Loeser, doada à cidade de Florença, pelo crítico de arte americano Charles Loeser, que morreu em 1928. A colecção inclui pinturas e esculturas da escola toscana desde o séc. XIV ao séc. XVI, com obras de Tino da Camaino, Berruguete, Rustici, Bronzino e Cellini.
 
 
 
Depois a chegada à grande Piazza della Reppublica, no centro de Florença, em estilo neoclássico. É um lugar central e animado, onde as pessoas se encontram e se espalham pelas esplanadas dos seus inúmeros cafés e restaurantes.
 
 
As especulações sobre a sua vida deram origem a vários mitos que foram propagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar os factos reais da ficção.
Durante o seu exílio Dante escreveu duas obras importantes em latim, “De Vulgari Eloquentia”, onde defende a língua italiana, e “Convivio”, obra incompleta, onde pretendia resumir todo o conhecimento da época em 15 livros, mas apenas os quatro primeiros foram concluídos. Escreveu também um tratado, “De Monarchia”, onde defendia a total separação entre a Igreja e o Estado.
A Piazza della Republica está localizada no centro da cidade e ocupa um lugar muito importante na história romana. Nos tempos antigos, o local onde a Piazza della Republica está situada, foi ocupado pelo Fórum Romano, que foi demolido, em 1865.
No interior desta Igreja encontramos um quadro, representando o celebre encontro de Dante com a sua amada Beatrice e tumbas da sua família. Também ali se encontra o túmulo de Beatrice, mas dizem não ser verdadeiro. Acredita-se no entanto, que os restos mortais de Beatrice estejam no túmulo da família do seu marido, Simone Bardi, no interior da Igreja Santa Croce. 
 
 
No século IX, já ali existia um pequeno oratório de Santa Maria delle Vigne. Em 1049, foi sobre ele construída uma pequena igreja, com o nome de Santa Maria Novella, que foi concedida em 1221 aos frades dominicanos.
Por isso mesmo, as ruas de Florença são a todo o momento, sinónimas de cultura. Em cada esquina respira-se arte e em todas as ruas, há algo para ver. Encontramos sempre pessoas com mapas e guias da cidade nas mãos e claro, também ouvimos todos os tipos de sotaques e idiomas.
Assim sendo e partindo da Piazza Santa Maria Novella, fomos pela Via del Sole até ao Palazzo Strozzi (Palácio Strozzi), na zona central de Florença. Este é um dos mais notáveis edifícios da fase inicial da Renascença italiana.
Autêntica obra-prima da arquitectura civil florentina do Renascimento, foi construído, entre 1489 e 1538, para a família Strozzi, uma das mais importantes linhagens florentinas, tradicionalmente hostil à facção dos Médici e que manteve este palácio na sua posse até 1907, ano em que foi legado ao Estado italiano. O projecto do edifício é do arquitecto Benedetto da Maiano, que o projectou por encomenda de Filippo Strozzi.
A Piazza Strozzi foi usada durante todo o Renascimento como lugar de feira para venda de alimentos, uma ocupação que deixava diariamente muitos dejectos e que não agradava aos Strozzi. Uma placa ali colocada em 1762 pelos "Otto di Balia e di Guardia", (os precursores do corpo da policía municipal) na esquina da praça, proíbe o comércio de melancias, fruta e sucata, sob pena de severas multas.