Visita a Florença - 4º Dia (Parte I)


No quinto e último dia em Florença, saímos do Parque de Campismo Michelangelo em definitivo e fomos em direcção à cidade, onde procurámos encontrar um bom lugar para deixarmos a autocaravana e apanharmos uma urbana para o centro da cidade.

Naquele dia queríamos visitar o Duomo, a catedral de Florença que tínhamos nos dias anteriores, encontrado fechada em várias circunstâncias e por motivos vários.

Encontrámos um bom lugar para deixarmos a autocaravana, num parque de estacionamento perto da Estação Ferroviária de Campo di Marte, situada a alguns quilómetros do centro histórico de Florença, a poucos metros do Estádio Artemio Franchi.

Ali apanhamos a urbana até à Piazza San Marcos, na zona norte do centro histórico da cidade, que é dominada pela Basílica de San Marco, outrora ligada e pertencente ao complexo do Convento de San Marco.

A Basílica de San Marco é uma das igrejas da cidade velha, que fazia originalmente parte do grande complexo do Convento de San Marco, que hoje abriga o Museo Nazionale di San Marco. No centro da praça encontra-se a estátua do General Manfredo Fanti.

Neste mosteiro, viveram e trabalharam muitos dos mais importantes representantes da espiritualidade e da cultura do séc. XV, como Cosimo, o Velho, Santo António de Lisboa, o Beato Angelico, Fra Bartolomeo, Tommaso Caccini, conhecido por ter processado Galileu Galilei e Girolamo Savonarola, que pregava contra a decadência da moral e que acabou enforcado e depois queimado na Piazza della Signoria.

Esta Basílica deve a sua aparência actual, à reconstrução de um convento medieval anterior, realizada pelo arquitecto Michelozzo, sob encomenda de Cosimo, o Velho, entre 1436 e 1446.

Três anos depois de se tornar propriedade do Estado em 1866, tornou-se sede de um museu que abriga obras de muitos nomes sonantes da arte renascentista, incluindo o ciclo de frescos mundialmente famosos do Beato Angelico, possuindo também muitos de seus trabalhos em madeira.

Ao Convento de San Marco está também ligado um episódio que envolveu directamente Galileu Galilei. Em 1615, um frade dominicano do convento, Niccolò Lorini, denunciou Galileu à Inquisição, entregando uma cópia de uma carta, em que o matemático defendia a validade das teorias de Copérnico, acusando Galileu de blasfémia, por fazer “duvidosas e insolentes” afirmações.

Perto da Piazza San Marco, na entrada da Via Battisti, fica situado um palácio, hoje com uma fachada vermelho-alaranjada, que já abrigou a antiga Câmara de Estudos e que hoje abriga os escritórios centrais da Reitoria da Universidade de Florença.

Ali perto, mesmo em frente, no canto oposto da entrada da Via C. Battisti, encontra-se a Galleria dell’Accademia, com arcadas e que reuniu os pintores e artistas de Florença, bem como o antigo Hospital de San Mateo.

A Galleria dell’Accademia é nem mais nem menos a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, ou simplesmente Galeria da Academia, criada em 1784 pelo grão-duque Pietro Leopoldo, é a mais antiga escola de belas-artes do mundo.

Hoje é um importante museu de Florença, dedicado à preservação de um rico conjunto de obras de arte de fins do gótico até o final do século XIX. Ali se encontra a maioria da estatuária e outras esculturas, que imortalizaram muitos dos nomes sonantes da renascença italiana. Nela se encontram diversas esculturas de Michelangelo, entre as quais o famosíssimo David.

Ali bem perto desta Piazza San Marco encontra-se também o Giardino dei Semplici, o terceiro mais antigo Jardim Botânico do mundo, depois do Jardim Botânico de Pisa e do Jardim Botânico de Pádua .

Fonte: Wikipédia / http://tuscany_travel_guide/florence.san.marco

Nenhum comentário: