Visita a Florença - 3º Dia (Parte II)


A partir do Palazzo Strozzi, tomámos a Via degli Strozzi até encontrarmos a Piazza della Republica.

A Piazza della Republica está localizada no centro da cidade e ocupa um lugar muito importante na história romana. Nos tempos antigos, o local onde a Piazza della Republica está situada, foi ocupado pelo Fórum Romano, que foi demolido, em 1865.

Na era medieval, era o maior centro de venda e troca de mercadorias, realizando-se ali, um mercado fervilhante de actividade. Nas imediações encontrava-se, o Bairro Judeu e muitas igrejas.
No séc. XVIII, esta praça foi testemunha de uma nova renovação, numa área densamente povoada, quando a decisão de limpar a praça foi feita pelo conselho municipal. Como resultado, muitas casas, oficinas e igrejas foram demolidas. Em alguns museus da cidade algumas pinturas da época testemunham como esta praça era outrora.

Nos dias de hoje a Piazza della Republica, é um dos marcos mais importantes da cidade. É uma praça rodeada por majestosas arcadas que contribuem para aumentar ainda mais a sua aparência já em si espectacular.

Piazza della Republica encontra-se sempre repleta de turistas, artistas de rua e vendedores. Ocasionalmente a praça apresenta exposições improvisadas nas laterais da praça. Ali também se encontram alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade, servidos de boas e frescas esplanadas. Ainda ali se encontra a Edison, a maior livraria da cidade e a Riccordi uma excelente loja de música.

Depois enveredámos pela Via del Corso, virando na segunda rua à direita, em direcção à Casa Museu de Dante Alighieri. Esta antiga casa, fica situada na Via Margherita, numa peque praceta junto da Igreja Santa Margherita, também conhecida como Igreja de Dante.
No interior desta Igreja encontramos um quadro, representando o celebre encontro de Dante com a sua amada Beatrice e tumbas da sua família. Também ali se encontra o túmulo de Beatrice, mas dizem não ser verdadeiro. Acredita-se no entanto, que os restos mortais de Beatrice estejam no túmulo da família do seu marido, Simone Bardi, no interior da Igreja Santa Croce.
Ali perto, numa rua atrás da Igreja Santa Margherita, encontra-se o Bargello, o segundo principal museu da cidade, dono de um impressionante acervo de Donatellos, Michelangelos, Giambolognas e Cellinis.

Dali seguimos por ruelas estreitas até à Piazza del Duomo, mas como era domingo todos os monumentos estavam fechados e não podemos entrar no Duomo, pelo que tivemos que deixar esta visita para o dia seguinte, antes de deixarmos a cidade, a caminho de Siena.

Fonte: http://www.travel-to-florence.com / http://passioneperviaggio.blogspot.com

Nenhum comentário: