Dante Alighieri (1265 - 1321)

Dante Alighieri (Florença, 1 Junho de 1265 — Ravenna, 13 ou 14 de Setembro de 1321), foi um escritor, poeta e político florentino. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como “il sommo poeta” ("o sumo poeta").
Seu nome, segundo o testemunho do filho Jacopo Alighieri, era um diminutivo do seu verdadeiro nome, "Durante", que nos documentos, era seguido de "Alaghieri" o nome da família, que segundo alguns biógrafos era de nobre ascendência.

Foi muito mais do que apenas um literato, numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.

Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal, era extensível aos seus filhos, foi afastado dos seus parentes e sobre ele recaia uma pena de morte, se voltasse a Florença. Apesar dessa condição, o seu amor incondicional pelo saber e a sua capacidade visionária, transformaram-no no mais importante pensador de sua época.

Sua mãe morreu quando era ainda criança e seu pai, quando tinha apenas dezoito anos. Pouco se sabe sobre a vida de Dante e a maior parte das informações sobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições.

As especulações sobre a sua vida deram origem a vários mitos que foram propagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar os factos reais da ficção.

No entanto é nas suas obras que podemos encontrar muita informação, como na “La Vita Nuova” (Vida Nova) e na “La Divina Commedia” (A Divina Comédia). Na sua obra, Vida Nova, Dante fala de seu amor platónico por Beatriz (provavelmente Beatrice Portinari), que encontrara pela primeira vez quando ambos tinham 9 anos e que só voltaria a ver 9 anos mais tarde, em 1283. Há quem diga, no entanto, que Dante a viu uma única vez, nunca tendo falado com ela. No entanto não há elementos biográficos que comprovem o que quer que seja.

Nos tempos de Dante, o casamento era motivado principalmente por alianças políticas entre famílias. Desde os 12 anos, Dante já sabia que deveria casar-se com uma menina da família Donati. A própria Beatriz casou-se em 1287, com o banqueiro Simone dei Bardi e isto, aparentemente, não mudou a forma como Dante encarava o seu amor por ela. Provavelmente em 1285, Dante casou-se com Gemma Donati, com quem teve pelo menos três filhos. Uma filha de Dante tornou-se freira e escolheu o nome de Beatrice.

Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica e filosofia de Brunetto Latini, um famoso poeta que escrevia em italiano e não em latim, como era comum entre os nobres, tendo também beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti, ambos mencionados na sua obra.

Pouco se sabe sobre sua educação. Segundo alguns biógrafos, é possível que tenha estudado na Universidade de Bologna, onde provavelmente esteve em 1285. Na obra “La Vita Nuova”, seu primeiro trabalho literário de importância, iniciado pouco depois da morte de Beatriz, Dante narra a história do seu amor por Beatriz, na forma de sonetos e canções complementadas por comentários em prosa.

Durante o seu exílio Dante escreveu duas obras importantes em latim, “De Vulgari Eloquentia”, onde defende a língua italiana, e “Convivio”, obra incompleta, onde pretendia resumir todo o conhecimento da época em 15 livros, mas apenas os quatro primeiros foram concluídos. Escreveu também um tratado, “De Monarchia”, onde defendia a total separação entre a Igreja e o Estado.

A Divina Comédia (poema épico e teológico com 100 cantos, divididos em 3 livros, "Inferno", "Purgatório" e "Paraíso"), consumiu os últimos 14 anos da sua vida e estes escritos durariam até à sua morte, em 1321, que ocorreu pouco tempo após a conclusão da última parte, “Paraíso”. O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem, no Paraíso.
Cinco anos antes de sua morte, foi convidado pelo governo de Florença a retornar à cidade. Mas os termos impostos eram humilhantes, semelhantes àqueles que eram reservados a criminosos perdoados e Dante rejeitou o convite, respondendo que só retornaria se recebesse a honra e dignidade que merecia. Continuou em Ravenna, onde morreu e foi sepultado com honras.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities / Wikipédia

Nenhum comentário: