Visita a Florença - 3º Dia (Parte III)


Na Piazza del Duomo, fizemos uma paragem numa esplanada para descansarmos. Depois uma caminhada até à margem direita do rio Arno, onde entre a Ponte Vecchio e a Ponte S. Trinitá assistimos ao pôr-do-sol.

Florença é o lugar mais encantador do mundo, especialmente quando o rio Arno fica dourado à luz do poente e por isso, quem a visita, tem que gozar pelo menos uma vez, a partida do Sol junto das suas margens.

Já anoitecia e rapidamente o apetite chegou. Resolvemos caminhar até à Piazza della Republica, para ali jantarmos e passarmos algumas horas da noite. Pelo caminho as ruas escuras, com pizzarias e geladarias, sempre com turistas e muitos jovens caminhantes.

Depois no final de uma rua deparou-se-nos a Loggia del Mercato Nuovo, popularmente conhecida como a Loggia del Porcellino, que é um edifício aberto que abriga durante o dia um mercado de rua. É assim chamado para distingui-lo do Mercato Vecchio, localizado na área da actual Piazza della Repubblica.

Este mercado foi construído em meados do séc. XVI no centro da cidade, a poucos passos da Ponte Vecchio e que inicialmente, era destinado à venda de bens de luxo e de tecidos de seda. Hoje é um mercado destinado ao turismo, onde são vendidos durante o dia, artigos de couro e souvenirs.

O ponto focal do mercado é a Fontana del Porcellino (Fonte do leitão), na verdade uma cópia em bronze de um javali por Pietro Tacca, do séc. XVI. O original pode ser encontrado no Palazzo Pitti.

A tradição popular diz que esfregar o nariz no nariz de porquito, traz fortuna, por isso ao longo do tempo, a estátua foi adquirindo um certo brilho nesse local. A tradição incentiva os visitantes a colocarem uma moeda na boca do porco, após esfregarem o seu nariz. Também segundo a tradição, o desejo será concedido se a moeda cair através da grelha para onde a água cai. A inclinação da grelha é de tal forma, que a maioria das moedas cai lá dentro...

Depois a chegada à grande Piazza della Reppublica, no centro de Florença, em estilo neoclássico. É um lugar central e animado, onde as pessoas se encontram e se espalham pelas esplanadas dos seus inúmeros cafés e restaurantes.

Vale realmente a pena passar por esta animada praça, no fim da tarde ou à noite. Esta praça, no coração da cidade foi ao longo do tempo, uma área que sempre manteve a sua função como um local de encontro, começando por acomodar o mercado, definindo o espaço público destinado ao comércio, perto dos espaços complementares nas proximidades, a Piazza del Duomo para assuntos políticos e Piazza del Comune, agora Piazza della Signoria, para os assuntos políticos e civis.

Hoje a Piazza della Repubblica é um lugar vivo, onde se encontram artistas de rua e exposições improvisadas, bem como o local de encontro de homens de cultura e escritores famosos, nalguns cafés da praça, como o Caffè Gilli, o Paszkowski, o Caffè Giubbe Rosse e o Caffè Gambrinus.

O nosso jantar decorreu no histórico Caffè/Ristorante Gilli, cheio de turistas e onde se degustou boa comida italiana. Aqueles que entram no caffè Gilli são imediatamente envolvidos no encanto dos seus dois séculos e meio da história.

O seu estilo Liberty, do início do séc. XX, com paredes cor de marfim, lustres de vidro de Murano, frescos no tecto, arcadas interiores, com um comprido e bonito balcão do bar com uma enorme oferta, bem como a sua refrescante esplanada, que oferece uma boa e variada ementa com produtos da Toscana, fazem com que os momentos ali passados sejam verdadeiramente inesquecíveis.

Fonte: Wikipédia / http://www.worldlingo.com

Nenhum comentário: