Visita a Roma - 4º Dia, Parte I




No último dia de visita a Roma, saímos por volta das onze horas do parque de campismo e tomámos novamente o comboio desde a Stazione Due Ponti, perto do parque de campismo, até à Stazione Roma Viterbo. Dali apanhámos o metro e saímos na Piazza del Popolo, para a visitarmos mais atentamente. Estava calor e por todo o lado se encontravam turistas.

A Piazza del Popolo, já várias vezes visitada por nós de autocarro turístico, é uma das mais belas praças históricas de Roma e por isso não queríamos passar pela cidade sem a pisarmos. A praça está situada onde noutros tempos se encontrava a porta norte das muralhas aurelianas, bem no começo da Via Flaminia. Trata-se de um imenso espaço oval, presidido ao centro por um grande obelisco egípcio, (Obelisco Flaminio) rodeado na base por 4 pequenas fontes. Esse obelisco, com 24 metros de altura, comemora a conquista do Egipto por Augusto, em 10 a.C.. Está dedicado a Ramses II e em 1589, foi levado do Circo Massimo (onde esteve desde o ano 10 a.C.) e colocado nesta praça.

Quando se chega a esta praça, logo se vê a Porta del Popolo, que se assemelha a um arco triunfal, projectada nos anos 1500 por Nanni di Baccio Bigio, discípulo de Michelangelo, e completada pelo génio Gian Lorenzo Bernini, no século seguinte. A Porta del Popolo foi outrora a entrada de Roma pela Via Flaminia, a estrada que conduz ao mar Adriático.
A praça actual, em estilo neoclássico, é um ponto de encontro frequente para os romanos e conta com diversas cafetarias e lojas. Essa praça, que pode acolher até 30.000 pessoas, é um lugar ideal e por isso muito usado, para a realização de concertos ao ar livre e eventos políticos.

Nos dois lados da Piazza del Popolo, podemos encontrar e visitar as suas famosas igrejas gémeas. A que primeiro visitámos foi a Chiesa di Santa Maria dei Marcoli e depois a Chiesa di Santa Maria di Montesanto, sua gémea. Além destas duas ainda ali se encontra a Chiesa di Santa Maria del Popolo, um tesouro arquitectónico e artístico. As igrejas gémeas foram desenhadas por Carlo Rainaldi e encomendadas pelo Papa Alexandre VII, em 1658 e construídas em estilo neoclássico. A Chiesa di Santa Maria del Popolo também visitada por nós, é uma igreja renascentista encomendada pelo Papa Sisto IV em 1472. A Capela Chigi foi desenhada por Rafael e em ambos os lados do altar estão esculturas feitas por Lorenzetto e Bernini. No séc. XIX, Giuseppe Valadier transformou a fachada de Santa Maria del Popolo, em estilo neoclássico, para a integrar com os outros edifícios da praça.

A partir da Piazza del Popolo, iniciam-se as duas principais ruas do comércio no centro histórico da cidade, a Via del Corso e a Via del Babuino, que desemboca na Piazza di Spagna. Estas duas ruas, juntamente com as suas travessas, como Via della Croce, a Via dei Condotti e a Via Frattina, formam o quadrilátero dos sonhos de consumo em Roma. Todas as grandes marcas estão ali representadas e as suas lojas estão situadas entre alguns dos prédios mais charmosos da cidade.


Fonte: http://www.gothereguide.com / Wikipédia.org

Visita a Roma - 3º Dia, Parte III




Após a segunda visita ao Vaticano, o entardecer já se fazia adivinhar e como nos sentíamos cansados, resolvemos apanhar novamente o autocarro turístico a fim de apreciar a cidade ao cair da noite.


Na verdade, toda a cidade é um belíssimo museu e basta um bom passeio de autocarro pela cidade para ver lugares incríveis, como as margens do rio, as fontes, muralhas, ruínas, palácios, e há momentos em que não se sabe para onde olhar.


O cair da noite é especial na Cidade Eterna, onde somos envolvidos numa atmosfera mágica, com os seus magníficos monumentos, palácios renascentistas e barrocos, bem como as suas praças iluminadas, que deixam a cidade, na minha opinião, mais atraente do que durante o dia.


Nunca fui muito noctívaga e sempre preferi o dia à noite, mas tenho que admitir que Roma à noite é muito mais bonita e tranquila, e se hoje me perguntassem qual o melhor ponto turístico de Roma, diria que é sobretudo toda a cidade, à noite.

Visita a Roma - 3º Dia, Parte II




Após a visita ao Museu do Vaticano, com o magnífico final na Capela Sistina, fomos mais uma vez até à Basílica de San Pietro, pois a última visita tinha sido interrompida por um início de missa, que de certo modo nos quebrou o encantamento de deambular pela basílica sem pressas nem impedimentos.


Ao entrarmos na Piazza di San Pietro, não devemos esquecer que estamos a pisar a mais nobre praça de Roma, onde somos envolvidos pelo no abraço da sua poderosa colunata dupla. Sobem-se os degraus amplos e suaves, atravessa-se o pórtico sombrio e entra-se lentamente na basílica.

A entrada é sempre inexplicavelmente acolhedora! Tudo ali é imenso, mas numa proporção tão perfeita que nos dá a sensação de repente, de tudo não ser tão grande como realmente é. Os querubins que seguram as pias de água benta parecem delicadamente pequenos, até chegarmos perto e vermos que são maiores que nós próprios. As esculturas dos santos têm três vezes a nossa altura e a pena na mão de São Mateus, tem cerca de 2 metros de comprimento. Esta é realmente a maior de todas as igrejas cristãs do Mundo, com cerca de 200 metros de comprimento e um passeio por ela é muito empolgante, pois encontramos num só lugar uma enorme mistura de história, arte, lenda e religiosidade.

Na grande nave a luz diminui rapidamente e já não se podem divisar os detalhes das esculturas, das inscrições em bronze, dos mosaicos e pormenores. É ali que os raios de luz provenientes do exterior tomam a devida importância, dando ao interior da basílica a sua áurea de lugar único e etéreo.
As sombras generosas envolvem-nos e se tivermos a sorte de ali assistir a uma homiliada, a música e os cânticos elevam-nos ao transcendente envolvendo tudo à nossa volta, inclusive o rosto terno e resignado da Madonna di Pietà de Michelangelo.

Em suma, a Basílica de San Pietro é grandiosa não só pelas suas dimensões dantescas, mas também por todas as obras de arte e os tesouros que abriga, demonstrando a todo o momento toda a opulência do catolicismo, num conjunto espectacular, onde os túmulos papais não são um espectáculo à parte.
Mesmo com o movimento intenso de turistas, tudo se pode ver com tranquilidade, mesmo próximos das obras mais populares, como a Pietà de Michelangelo. No entanto é pena o burburinho de fundo, que nos faz por vezes querer não estar num lugar sagrado e de oração, assemelhando-se mais a um museu.

O Vaticano é um lugar único e inclusive tem um correio independente, além de um singular exército formado pela guarda suíça, um corpo militar criado em França, no séc. XV, com lindos uniformes coloridos de inspiração renascentista, o que torna a visita bastante peculiar, também no sentido não-religioso.
Fonte: http://www.starnews2001.com.br / http://www.eujafui.com.br

Visita a Roma - 3º Dia, Parte I









O quarto dia em Roma e terceiro de visita à cidade, foi iniciado no parque de campismo Flaminio Village, o parque escolhido por nós durante a nossa estadia na cidade. Com óptimas instalações e longe do bulício da cidade este parque é o lugar ideal para quem como nós ali quer permanecer 5 ou 6 dias.


Naquele dia pretendíamos iniciar a visita novamente pela Cidade do Vaticano, para visitarmos o Museu do Vaticano e a Capela Sistina. Assim embarcámos novamente na Stazione Due Ponti, mas com um rumo diferente, uma vez que queríamos sair na Stazione Roma Viterbo, situada na Piazzale Flaminio, junto à Estação de Metro mais próxima da Cidade do Vaticano.

Dali ao Vaticano são poucos minutos de metro e sai-se a cerca de 200 metros da Piazza San Pietro. Antes de entrarmos na praça, vira-se à direita e caminha-se cerca de 500 metros até à entrada do Museu da Vaticano, que se encontrava como de costume cheio de gente.


O Museu do Vaticano abriga um enorme acervo, incluindo obras de arte das antigas civilizações egípcia, grega e romana e esculturas e quadros deslumbrantes executados pelos mais renomados mestres medievais e renascentistas.


Na realidade o Museu do Vaticano é um conjunto de vários museus, formando uma série enorme de exposições em centenas de salas e salões, que contêm uma colecção original e exclusiva de obras de arte de todo o mundo.


Ali encontramos esculturas, mosaicos, altos e baixos-relevos, objectos de bronze, cerâmica, inúmeros objectos encontrados em escavações arqueológicas, livros antigos, incluindo as primeiras impressões e manuscritos, tapeçarias e pinturas, trabalhos de pintura grega e romana, mapas antigos… O início do museu está destinado à colecção de estatuária, reunida pelo Papa Júlio II (1503 - 1513). Na verdade, a maioria do seu acervo deve-se aos Papas, Clemente XIV (1769 - 1774) e Pio VI (1775 - 1799). Os seus seguidores começaram a construir as exposições especializadas.


O Museu do Vaticano inclui o Museu Etrusco com achados arqueológicos, o Museu Egípcio, com artefactos do antigo Egipto, o Museu Etnológico Missionário, a Biblioteca do Vaticano, onde se encontram 60 000 manuscritos, o Museu Sacro, que foi originalmente parte da Biblioteca do Vaticano, o Museu Histórico, Pio IX, o Museu Cristão, o Museu das Carruagens, a Galeria Pinacoteca e o Museu de Arte Contemporânea com temas religiosos. Entre os mais famosos se incluem, a Capela Sistina, a galeria superior, onde há castiçais, tapeçarias e mapas, a Sala da Imaculada Conceição e muito mais…Os corredores estão repletos de ornamentos, quadros, tapeçarias sumptuosas e incontáveis obras de arte. A visita culmina com a entrada na Capela Sistina, decorada com grande quantidade de frescos de Michelangelo.


Os efeitos de profundidade, a riqueza das cores e a multiplicidade dos detalhes são de tirar o fôlego. A melhor parte fica no tecto, mas os atentos guardas do local não permitem que os visitantes tirem muitas fotos, nem que se sentem ou se deitem para melhor apreciar a obra, o que é uma pena!...

Na realização desta grandiosa obra concorreram amor e ódio, pois Michelangelo teria pintado este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor, que um pintor.

Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho do Papa Sisto IV de pintar o tecto da Capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma, o mausoléu do Papa. Mas, dedicou-se à tarefa e fê-lo com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras-primas de seus antecessores.


Os frescos no tecto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, e que o mesmo ainda encontraria forças para retornar ao local, duas décadas depois, e pintar na parede do altar, sacrificando, inclusive, alguns frescos de Perugino, o “extraordinário espectáculo” do Juízo Final, entre 1535 e 1541, já sob o pontificado de Paulo III.

Fonte: http://www.eujafui.com.br / Wikipédia.org


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Visita a Roma - 2º Dia, Parte VIII





Após o jantar, seguimos novamente à aventura da descoberta das ruas de Roma. Há quem diga que nas ruas da Cidade Eterna, fadas sem asas dotadas de espíritos naturalmente femininos, as ninfas, renascem para envolver os simples mortais, nas mais hilariantes experiências. Este mito em vez de afugentar os turistas provoca um sentimento oposto, que se adivinha ao observar a enorme quantidade de pessoas que deambulam pelas ruas da cidade, onde todos se inebriam sem quaisquer medos, como que procurando avidamente pelas mais insólitas aventuras.
A partir da Fontana di Travi, seguimos pela curta Via dei Sabini até atingirmos a Piazza Colonna. É uma praça rectangular, onde encontramos vários palácios e a pequena Chiesa de Santi Bartolomeo e Alessandro dei Bergamaschi (1731-1735). É lá que encontramos o Palazzo Chigi do lado Norte, um banco do governo italiano, o Palazzo Colonna do lado leste é hoje ocupado pela Galleria Colonna, um bonito centro comercial e o lado Sul é ocupado pelo flanco do Palazzo Ferraioli, antiga estação de correios do Papa, e ainda o Palazzo Wedekind (1838), do lado Oeste, a sede histórica do jornal Il Tempo.

Esta é uma praça de grande importância na cidade de Roma (já anteriormente visitada por nós de autocarro turístico), e deve o seu nome a uma coluna que se encontra no centro da praça, conhecida como a Coluna de Aureliano, que comemora as campanhas militares do Imperador Marcus Aurelius contra as tribos germânicas e os sármatas, povos nómadas que viviam perto do Mar Negro.


A Coluna Aureliano está colocada no centro da praça, em cima de um grande pedestal rectangular e é formada por 28 blocos de mármore de Carrara. Ela é decorada com altos-relevos realizados em bandas em espiral, que retratam vários eventos durante as campanhas imperiais no Norte. A parte inferior mostra a campanha contra as tribos germânicas entre 169 e 173 d.C. e a parte superior mostra a campanha contra os sármatas entre 174 e 176 d.C..

Entrámos na Galleria Colonna, para a visitarmos e saimos já na praça vizinha, a Piazza di Montecitorio. Esta é uma praça vizinha da Piazza Colonna, onde se encontra o Palazzo Montecitorio, um edifício de 1871, que é a sede da Câmara dos Deputados da República Italiana, que se encontrava fortemente guardado por policia e soldados.
A Piazza di Montecitorio foi iniciada por Bernini no séc. XVII e no meio da praça destaca-se um obelisco trazido do Egipto, pelo Imperador Augusto e ali instalado para servir como um enorme relógio de sol.


A partir da Piazza di Montecitorio, encaminhamo-nos para a Piazza Navona, através de várias ruas e ruelas da cidade, um pouco ao acaso, sem rumo certo, mas com o sentido de orientação apurado de tal forma, que quase sem darmos por isso, chegámos sem dificuldade à praça, que se encontrava cheia de turistas e artistas de rua.

Pelo caminho passámos pela Gelateria Giolitti, uma das geladarias mais famosas de Roma. Foi inaugurada em 1900 e desde essa altura tem sido um local de encontro de artistas, turistas e políticos, pois encontra-se numa rua perto do Palazzo di Montecitorio, o Parlamento italiano. O seu mais famoso "gelatto" é a Taça Olímpia, preenchido com zabaione (um gelado feito com ovos e fortificado com vinho Marsala), e com os sabores de avelã e chocolate. É delicioso!...


A Piazza Navona é uma das mais célebres e famosas e indiscutivelmente uma das mais belas praças de Roma. Grande e animada com muitos artistas e pintores de rua, muitas esplanadas, restaurantes e casas nocturnas, apresenta três magníficas fontes e a bonita Igreja barroca de Sant'Agnese em Agone.
A principal atracção da Piazza Navona são sem dúvida as suas três fontes. A fonte central e maior é a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e foi construída entre 1647 e 1651, a pedido do Papa Inocêncio X. As duas outras fontes na praça são a Fontana di Nettuno (Fonte de Neptuno), na extremidade Norte e a Fontana del Moro (Fonte Mouro), no extremo Sul.


A praça foi construída sobre o antigo Estádio de Domiciano, construído pelo Imperador Domiciano em 86 d.C., denominado entre os italianos de Campomarzio, em virtude da natureza rude e esforçada dos exercícios, com manejo de armas e desportos atléticos que aí se realizavam. Daí a forma longa e oval da praça.


Esse estádio da Roma Antiga era conhecido como “Circus Agonalis” (Arena de Competição). Acredita-se que ao longo do tempo, o nome foi sendo alterado para “em agone”, mais tarde para “Navone” e finalmente, “Navona”.

Fonte: http://www.aviewoncities.com / Wikipédia.org

Visita a Roma - 2º Dia, Parte VII




Depois do descanso na Piazza Venezia, no centro de Roma, enveredámos pelas ruas da cidade, na procura orientada das suas fontanas e praças mais famosas. Tomamos por isso, em primeiro lugar, a direcção da Fontana de Trevi, a maior e mais famosa fonte de Roma, e possivelmente a mais bela do mundo.

Pela Via del Corso seguimos para Norte, passando pela Chiesa di S. Marcello al Corso, com uma bela fachada, situada numa pequena piazzetta lateral à Via del Corso. Um pouco mais à frente virámos à direita, pela Via dell’ Umiltà, uma rua cheia de movimento turístico e com muitos restaurantes e artistas de rua.


Uns metros à frente e aparece-nos do lado esquerdo o Tempio di Adriano (Templo de Adriano), mandado erigir pelo Imperador Augusto em homenagem ao Imperador Adriano. Com suas elegantes 11 colunas coríntias, este templo está situado na Piazza di Pietra, que deve seu nome à presença das ruínas de um edifício da antiga região do Campo Marzio.


O Templo de Adriano era um “octastilo períptero” (uma das tipologias arquitectónicas de maior relevo na Antiga Grécia, idêntico ao Partenon de Atenas), com oito colunas na frente e 13 colunas nas laterais. Hoje existem apenas 11 colunas coríntias, com 15 metros de altura, incorporadas num edifício do século XVII.

Mais à frente virámos à esquerda e já perto do final da Via San Vincenzo, ao longe espreita a chiesa dei Santi Anastasio e Vincenzo e eis-nos chegados à Fontana di Trevi. Ela é muito mais do que uma fonte ou um chafariz, é um monumento à beleza e à grandeza de um povo!...
A noite empresta um clima especial e sofisticado à fonte, onde somos recebidos por uma enorme multidão, que conversa, gesticula, tira fotos e atira moedas para a fonte, numa tradição criada pelo filme "Three Coins in the Fountain", que em português recebeu o título de "A Fonte dos Desejos", cujo mito criado é garantir o retorno a Roma, a quem atirar uma moeda para a fonte. Porém, se se for solteiro(a), a tradição também diz que, se deitar duas moedas, encontrará a sua outra metade da laranja em Roma!...

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Toda construída em resplandecente mármore branco com esculturas magníficas, foi projectada por Nicole Salvi e construída em 1735. Encontra-se situada na encruzilhada de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.Na Fontana di Trevi respira-se uma atmosfera especial e para além do glamour provocado pela presença constante de centenas de turistas de todo o Mundo, os mais calmos podem alhear-se da multidão e contemplar a magnífica fonte e a sua bela estatuária, como a magnífica estátua do Deus Neptuno, representado sobre um carro em forma de concha e puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema.

Depois foi chegada a hora de jantar, no Ristorante Allegro Pachino, mesmo ali ao lado.

Fonte: http://dreamguides.edreams.pt / http://www.viabrturismo.com.br

Visita a Roma - 2º Dia, Parte VI





Do lado direito da Via del Teatro di Marcello, observa-se o Capitólio. O Monte Capitólio (Campidoglio), ou Monte Capitolino, é mais uma das famosas sete colinas de Roma. Trata-se de uma colina mais baixa, com dois picos separados por uma depressão e um local transbordante de história.

Era um local facilmente defensável, com uma alta escarpa excepto no lado virado para o Monte Quirinal. Segundo a lenda, os Sabinos conseguiram conquistar a colina, trepando a rocha Tarpeia (onde os criminosos eram jogados). Quando os Gauleses invadiram Roma, em 390 a. C., o Monte Capitolino foi a única zona da cidade que não foi capturada.

O Monte Capitolino é referido inúmeras vezes durante a história de Roma. Era dali que os generais triunfantes podiam contemplar a cidade pela qual lutavam; foi ali que os Sabinos, entraram dentro da cidade, com a ajuda da infame Virgem Vestal, Tarpeia, filha de Spurius Tarpeius, que foi o primeiro a morrer atirado pela rocha que tomou o seu nome.

Ali foram assassinados muitos criminosos políticos, atirados pela encosta da colina, para caírem nas afiadas Rochas Tarpeianas, mais abaixo. Quando Júlio César sofreu um acidente durante uma das batalhas do seu Triunfo (que segundo as crenças da época, indicava claramente a ira dos deuses, com um castigo sobre Roma, pelas suas acções durante as guerras civis), aproximou-se da colina em direcção ao templo de Júpitar em joelhos, na tentativa de subverter as infelizes premonições, o que não conseguiu, uma vez que César seria assassinado seis meses depois. Foi também nele que Brutus e os outros assassinos de César, se refugiaram dentro do Templo de Júpiter após o assassinato.


No lado do pico do Sul, ou Capitolium, entre o Fórum Romano e o Campus Martius (Campo Marzio), erguia-se o templo da Tríade Capitolina, dos deuses Júpiter, a sua companheira Juno e a filha de ambos, Minerva, iniciado pelo último rei de Roma, Tarquínio, o Soberbo, e considerado um dos maiores e mais belos templos da antiga cidade de Roma.

No lado do Norte, a partir do séc. IV a. C. levantava-se o templo de Juno Moneta, no actual local da Chiesa de Santa Maria in Aracoeli. No pequeno vale entre ambos, hoje ocupado pela Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio), ficava o Asylum, um santuário que a lenda faz recuar aos tempos de Rómulo e que oferecia refúgio aos perseguidos. Do lado Leste, o Tabularium, ficava o arquivo estatal romano e no sopé da colina, no local da actual Chiesa de Giuseppe del Falegnami, existiu a Prisão Mamertina, onde provavelmente estiveram detidos os apóstolos de Jesus Cristo, Pedro e Paulo.



Da estrada observa-se lá em cima, a Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio), desenhada por Michelangelo e servida por uma bela escadaria (Escadaria da Cordonata), com uma imponente estátua de Marco Aurélio no centro.




A Piazza del Campidoglio continua a ser importante, pois é lá que se encontra o Palazzo Senatorio (Palácio dos Senadores) que é a sede oficial do prefeito da cidade, a Chiesa de Santa Maria in Aracoeli, adjacente à praça, bem como o Palazzo Conservatori (Palácio dos Conservadores) e o Pallazzo Nuovo (Palácio Novo), que alberga o Museu Capitolino, um museu de escultura, onde se encontram muitas obras famosas.

Depois chega-se novamente à Piazza Venezia, onde parámos para numa esplanada serem saboreados mais uma vez, os excelentes "gelattos" italianos, para depois de um longo descanso, caminharmos pelas ruas da cidade eterna, na procura e natural encontro de algumas das suas belas “fontanas” e praças seculares.


Fonte: http://dreamguides.edreams.pt / Wikipédia. Org