Dali ao Vaticano são poucos minutos de metro e sai-se a cerca de 200 metros da Piazza San Pietro. Antes de entrarmos na praça, vira-se à direita e caminha-se cerca de 500 metros até à entrada do Museu da Vaticano, que se encontrava como de costume cheio de gente.
O Museu do Vaticano abriga um enorme acervo, incluindo obras de arte das antigas civilizações egípcia, grega e romana e esculturas e quadros deslumbrantes executados pelos mais renomados mestres medievais e renascentistas.
Na realidade o Museu do Vaticano é um conjunto de vários museus, formando uma série enorme de exposições em centenas de salas e salões, que contêm uma colecção original e exclusiva de obras de arte de todo o mundo.
Ali encontramos esculturas, mosaicos, altos e baixos-relevos, objectos de bronze, cerâmica, inúmeros objectos encontrados em escavações arqueológicas, livros antigos, incluindo as primeiras impressões e manuscritos, tapeçarias e pinturas, trabalhos de pintura grega e romana, mapas antigos… O início do museu está destinado à colecção de estatuária, reunida pelo Papa Júlio II (1503 - 1513). Na verdade, a maioria do seu acervo deve-se aos Papas, Clemente XIV (1769 - 1774) e Pio VI (1775 - 1799). Os seus seguidores começaram a construir as exposições especializadas.
O Museu do Vaticano inclui o Museu Etrusco com achados arqueológicos, o Museu Egípcio, com artefactos do antigo Egipto, o Museu Etnológico Missionário, a Biblioteca do Vaticano, onde se encontram 60 000 manuscritos, o Museu Sacro, que foi originalmente parte da Biblioteca do Vaticano, o Museu Histórico, Pio IX, o Museu Cristão, o Museu das Carruagens, a Galeria Pinacoteca e o Museu de Arte Contemporânea com temas religiosos. Entre os mais famosos se incluem, a Capela Sistina, a galeria superior, onde há castiçais, tapeçarias e mapas, a Sala da Imaculada Conceição e muito mais…Os corredores estão repletos de ornamentos, quadros, tapeçarias sumptuosas e incontáveis obras de arte. A visita culmina com a entrada na Capela Sistina, decorada com grande quantidade de frescos de Michelangelo.
Os efeitos de profundidade, a riqueza das cores e a multiplicidade dos detalhes são de tirar o fôlego. A melhor parte fica no tecto, mas os atentos guardas do local não permitem que os visitantes tirem muitas fotos, nem que se sentem ou se deitem para melhor apreciar a obra, o que é uma pena!...
Na realização desta grandiosa obra concorreram amor e ódio, pois Michelangelo teria pintado este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor, que um pintor.Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho do Papa Sisto IV de pintar o tecto da Capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma, o mausoléu do Papa. Mas, dedicou-se à tarefa e fê-lo com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras-primas de seus antecessores.
Os frescos no tecto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, e que o mesmo ainda encontraria forças para retornar ao local, duas décadas depois, e pintar na parede do altar, sacrificando, inclusive, alguns frescos de Perugino, o “extraordinário espectáculo” do Juízo Final, entre 1535 e 1541, já sob o pontificado de Paulo III.
Fonte: http://www.eujafui.com.br / Wikipédia.org
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