Visita a Roma - 2º Dia, Parte VII




Depois do descanso na Piazza Venezia, no centro de Roma, enveredámos pelas ruas da cidade, na procura orientada das suas fontanas e praças mais famosas. Tomamos por isso, em primeiro lugar, a direcção da Fontana de Trevi, a maior e mais famosa fonte de Roma, e possivelmente a mais bela do mundo.

Pela Via del Corso seguimos para Norte, passando pela Chiesa di S. Marcello al Corso, com uma bela fachada, situada numa pequena piazzetta lateral à Via del Corso. Um pouco mais à frente virámos à direita, pela Via dell’ Umiltà, uma rua cheia de movimento turístico e com muitos restaurantes e artistas de rua.


Uns metros à frente e aparece-nos do lado esquerdo o Tempio di Adriano (Templo de Adriano), mandado erigir pelo Imperador Augusto em homenagem ao Imperador Adriano. Com suas elegantes 11 colunas coríntias, este templo está situado na Piazza di Pietra, que deve seu nome à presença das ruínas de um edifício da antiga região do Campo Marzio.


O Templo de Adriano era um “octastilo períptero” (uma das tipologias arquitectónicas de maior relevo na Antiga Grécia, idêntico ao Partenon de Atenas), com oito colunas na frente e 13 colunas nas laterais. Hoje existem apenas 11 colunas coríntias, com 15 metros de altura, incorporadas num edifício do século XVII.

Mais à frente virámos à esquerda e já perto do final da Via San Vincenzo, ao longe espreita a chiesa dei Santi Anastasio e Vincenzo e eis-nos chegados à Fontana di Trevi. Ela é muito mais do que uma fonte ou um chafariz, é um monumento à beleza e à grandeza de um povo!...
A noite empresta um clima especial e sofisticado à fonte, onde somos recebidos por uma enorme multidão, que conversa, gesticula, tira fotos e atira moedas para a fonte, numa tradição criada pelo filme "Three Coins in the Fountain", que em português recebeu o título de "A Fonte dos Desejos", cujo mito criado é garantir o retorno a Roma, a quem atirar uma moeda para a fonte. Porém, se se for solteiro(a), a tradição também diz que, se deitar duas moedas, encontrará a sua outra metade da laranja em Roma!...

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Toda construída em resplandecente mármore branco com esculturas magníficas, foi projectada por Nicole Salvi e construída em 1735. Encontra-se situada na encruzilhada de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.Na Fontana di Trevi respira-se uma atmosfera especial e para além do glamour provocado pela presença constante de centenas de turistas de todo o Mundo, os mais calmos podem alhear-se da multidão e contemplar a magnífica fonte e a sua bela estatuária, como a magnífica estátua do Deus Neptuno, representado sobre um carro em forma de concha e puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema.

Depois foi chegada a hora de jantar, no Ristorante Allegro Pachino, mesmo ali ao lado.

Fonte: http://dreamguides.edreams.pt / http://www.viabrturismo.com.br

Nenhum comentário: