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Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V
Parte VI
Visita a Assisi - Parte VIII

A Porciúncula (la Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assisi, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, actualmente contida dentro de uma igreja muito maior, a Basílica de Santa Maria degli Anjeli, que foi construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.
É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana, pois foi ali que morreu Francesco de Assisi. Foi ali também que o jovem Francesco compreendeu a sua vocação e renunciou ao mundo para viver na pobreza e entre os pobres, dando origem ao movimento franciscano. O local onde se encontra a Basílica, é hoje uma pequena cidade, muito diferente do local ermo onde Francesco de Assisi, se refugiava para rezar e acolher os doentes e pobres.

Na Igrejinha Porciúncula aconteceram vários eventos importantes que marcaram a vida de San Francesco:
- Foi ali que ele recebeu do Senhor a primeira mensagem para servir a Igreja.
- Foi ali que San Francesco fundou a Ordem dos Franciscanos e dali partiram os primeiros frades, enviados por Francesco para anunciar a paz.
- Foi ali que San Francesco num domingo do ano de 1211, consagrou Santa Chiara (Santa Clara) à Virgem Maria.
- Foi ali que San Francesco recebeu do Senhor a promessa extraordinária que todas as pessoas, através de todos os séculos, que fossem confessar-se na Porciúncula, receberiam a graça do Senhor. Esse evento é conhecido como "O Perdão de Assisi". De facto, uma grande parte da Basílica é destinada a confissões do pecado. E é muito interessante, porque ali todos se podem confessar em diversas línguas. Existem padres disponíveis para isso.
- E finalmente, foi ali, que San Francesco faleceu, no dia 3 de Outubro de 1226.

Quando chegámos à enorme Basílica, o lugar estava cheio de turistas, peregrinos e vários grupos de jovens escuteiros. Em redor da Basílica muitas eram as barracas de artigos religiosos, como é aliás hábito nos lugares de peregrinação.
Não se pode falar da Basílica sem contar a história da Capelinha ou “Chiezzeta Porziuncula”, pois de todos os lugares onde viveu San Francesco este é o mais ligado à memória do Santo, do seu apostolado e da sua vida. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges. A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por San Francesco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "recuperar a sua Igreja".

Em 1200 a “Porziuncula” era uma igrejinha humilde e solitária, dedicada a Virgem Assunta e estava rodeada de mato num estado de completo abandono. Foi então que Francesco a restaurou com as suas próprias mãos, e onde segundo a lenda no dia 24 de Fevereiro de 1208, recebeu em sonho no interior da capelinha a palavra de Jesus: "Vai e anuncia a todos que o Reino dos Céus está próximo, não procureis nem ouro, nem prata. O que gratuitamente receber, gratuitamente deve doar aos outros".
Depois da morte de San Francesco em 1226, os frades construíram várias pequenas cabanas ao redor da Porciúncula. Em 1230 um refeitório e alguns edifícios adjacentes foram adicionados. No decorrer do tempo pórticos e acomodações para os frades foram adicionados também em redor da Porciúncula. Algumas fundações destas edificações foram descobertas durante escavações sob o piso da basílica entre 1967 e 1969.

Com o passar do tempo, grande número de peregrinos vinham reunir-se em Assisi para receber o "Perdão de Assisi" e o pequeno espaço da Porciúncula tornou-se completamente inadequado para abrigar todos esses peregrinos. Cresceu por isso a necessidade de construir uma igreja maior incorporando a Porciúncula.
Os edifícios em torno do santuário foram retirados por ordem do Papa Pio V, excepto a Porciúmcula e a Capela do Transito, a célula em que San Francesco viveu os últimos dias de sua vida. Tinha sido outrora uma pequena cabana que serviu como primitiva enfermaria para os doentes.

A construção da Basílica começou em 25 de Março de 1569. Esta igreja majestosa, a sétima maior igreja cristã, foi projectada em estilo barroco, por dois arquitectos famosos, Galeazzo Alessi e Viggnola.
O visitante peregrino que cruza o limiar da grande Basílica de Santa Maria degli Angeli, sente-se imediatamente atraído para a pequena igreja romanesca, que é também o coração espiritual do santuário inteiro. A Porciúncula é uma parte da alma que vem de longe, onde Francesco despertou para a nostalgia do paraíso e para a santidade, e nela uma força maior faz-nos ajoelhar e rezar.

Simone Weil, um filósofo judeu, sensível e fascinado por Cristo, visitou o lugar e escreveu sobre a Porciúncula: "Enquanto eu estava sozinho na pequena capela românica de Santa Maria degli Angeli, um lugar incomparável de pureza, em que Francesco rezou muitas vezes, algo mais forte do que eu, me obrigou, pela primeira vez na minha vida, a me ajoelhar”. (autobiografia espiritual)
O interior da Basílica é simples e elegante, com apenas algumas decorações, em contraste com a decoração das capelas laterais. As capelas laterais foram decoradas por grandes artistas de vários períodos e a nave e corredores foram reconstruídos em estilo dórico neoclássico por Luigi Poletti. Mantém na abside do coro preciosas esculturas em madeira, esculpidas por frades franciscanos, a partir de 1689, possuindo baixos-relevos de E. Manfrini no altar.

Para quem se ajoelha no limiar da Porciúncula, pode observar uma pequena frase escrita na porta, "locus sanctus hic est", que quer dizer, “este lugar é santo”. Se olharmos para cima da porta leste, então podem ler-se as palavras na parte superior da porta: "AHCE vitae aeternae", que quer dizer “para aqui entrar na vida eterna”. Palavras que segundo a crença devem ser levadas a sério, porque elas fazem alusão ao mistério contido neste lugar, imbuído da emoção de Francesco de Assisi.
Fonte: Wikipédia.org / http://www.noticiasdabota.com / http://www.porziuncola.eu/
Visita a Assisi - Parte VII


O pintor e ceramista Luciano Busti, nascido em Assisi, completou seus estudos de arte em Perugia, sendo graduado em pintura pela Academia de Belas Artes "Pietro Vannucci".
Depois já no caminho de regresso pelas ruas estreitas e escuras, observam-se costumes antigos com os moradores sentados às portas de suas casas à conversa com seus vizinhos, para se refrescarem na noite quente que se fazia sentir. Os altos e incríveis edifícios medievais construídos em pedra e apinhados em ruas estreitas saúdavam-nos à nossa passagem. Um verdadeiro cenário de sonhos!... Ainda imbuídos da memória de São Francisco, percorrem-se os últimos metros que nos separam da Porta Cappuccini. Mesmo pequena, não nos podemos esquecer que esta cidade da Umbria é considerada a segunda mais importante cidade santa da Itália, ficando somente atrás de Roma.
A subida foi cansativa e o apetite já se fazia sentir. Lá em cima já no parque de campismo, fomos directos ao restaurante, onde degustamos como entradas (antipasti) as famosas bruschettas de tomate ou anchovas regadas com azeite, o Tagliatelle al ragu (pasta) e Alla griglia prime rib di manzo, grossas costeletas de vaca grelhadas na brasa (primo plato), seguidas do natural e fresco tiramisu.

A Existência como Doença
No entanto o ser humano sempre foi um ser sofrido, e actualmente isso parece estar a ser levado mais em conta, com os livros de auto-ajuda.
Será que a existência se torna uma doença?
A não perder!...
Parte I
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Parte III
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Parte V
Visita a Assisi - Parte VI

Vindos da Basílica de San Francesco, optámos por caminhar, no passeio de regresso, pela Via San Francesco, os 600 metros que nos separavam da Piazza del Comune. Imediatamente à esquerda fica a Loggia dei Maestri Comacini, a casa que no séc. XV, pertencia aos mestres construtores que se encontravam a trabalhar na área de Assis.
Um pouco mais à frente do mesmo lado da Loggia dei Maestri Comacini, destaca-se a fachada barroca do Palazzo Giacobetti, mandado construir por Giacomo Giorgetti, no séc. XVII. Com uma varanda central enorme, suportada por mísulas, este é hoje a sede da Pinacoteca Comunale (Biblioteca Municipal) e encerra os arquivos do Sacro Convento, os arquivos da cidade e os arquivos notariais.

Do mesmo lado da rua, uns metros à frente, a meio da Via San Francesco fica o Oratorio dei Pellegrini, uma pequena capela construída em 1432 pela Irmandade de San Giacomo e Sant'Antonio, que também funcionou como um hospital adjacente para os peregrinos que chegavam à cidade. O fresco já desbotado na fachada retrata Cristo Ressuscitado, um trabalho de Matteo da Gualdo (1468).
Esta capela está localizada num local onde é fácil não notar a sua presença, no entanto, o seu interior silencioso encerra magníficos frescos. A parede do altar é também pintada com um fresco de Matteo da Gualdo, enquanto as cenas retratando San Giacomo e Santo António são obra de Pier Antonio Mezzastris (1471). San Giacomo e Sant'Ansano na parede interior da fachada são atribuídos a Andrea d'Assis. Foi originalmente a igreja de um albergue que acolhia os peregrinos a caminho de Roma, que queriam prestar homenagem aos restos mortais de San Francesco.
Um pouco mais à frente do lado esquerdo, encontramos um antigo e bonito edifício com sete arcos, que formam o pórtico de Monte Frumentario, um hospital antigo e lugar de descanso para os peregrinos, construído em 1267.
Depois os 200 m até chegar ao Foro Romano à entrada da Piazza del Comune, são feitos através da Via A. Fortini e Via Pórtica. A meio da Via A. Fortini do lado direito, encontrámos no nº 1 da Piazzetta Verdi, o Teatro Metastasio, onde decorria um musical sobre a vida de Santa Chiara de Assisi, escrito e dirigido por Carlo Tedeschi, intitulado "Chiara di Dio". Pelo caminho até chegarmos à Piazza del Comune, observam-se lojas de artesanato e lojas gourmet com produtos da Úmbria, escadarias que pararam no tempo e varandas medievais tão bem preservadas, que a todo o momento esperamos que a elas assolem personagens vestidos com trajes da época.
A pouca luz própria do início da noite, ainda nos ajuda mais à criação de imagens e pensamentos ligados aqueles lugares cheios de histórias para contar, que nem a própria história guardou, por serem tantos os acontecimentos ali passados ao longo dos séculos. Fonte: http://www.assisionline.com / http://www.wikideep.it/cat/chiese-di-assisi
São Francisco de Assis (1182 - 1226)
Dante Alighieri

Assisi era uma pequena cidade integrada no território do Ducado de Spoleto, quando nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como San Francesco de Assisi (Assisi, 5 de Julho de 1182 – 3 de Outubro de 1226).
Filho de Pedro de Bernardone, um abastado comerciante de tecidos que ia buscar a França e de Pica Bourlemont, de Florença (naquela altura pertença de França). Pedro de Bernardone além de rico comerciante era também dono de diversas propriedades rurais. Sua esposa dedicava-se aos seus afazeres domésticos ajudada pelas empregadas. Vibrava por nobres ideais, pela fé cristã, a beleza, a poesia, a natureza... Pedro Bernardone era um fanático pelo poder. Não trabalhava para viver, vivia para trabalhar.
Quando nasceu, seu pai, estava em França a negócios, quando o filho nasceu e quando voltou rebaptizou-o com o nome de Francesco, isto é, "francês". Francesco cresceu desfrutando de muito luxo. O futuro fundador da Ordem dos Frades Menores passou a infância na cidade natal e sua primeira juventude foi alegre e despreocupada. Cordial, expansivo e de uma vitalidade exuberante, destacava-se entre seus jovens companheiros e estudante ajudava o pai na loja que possuía.Sonhou com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o “status” que a sua condição exigia, e aos vinte anos, alistou-se como cavaleiro no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, até que partiu para lutar na guerra entre Assisi e Perúgia.
Decide ser guerreiro e tornar-se cavaleiro, no entanto cai enfermo a caminho de Spoleto, pelo que necessitou de longo repouso. É nesse momento que inicia a transformação de sua vida. Retorna a Assisi, afasta-se do luxo e de seus antigos companheiros e busca lugares para meditar e orar.
Francesco de Assisi abandonou tudo, riquezas, ambições, orgulho, e até a roupa que usava, para desposar a “Senhora Pobreza” e repropor ao mundo, em perfeita alegria, o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra a sociedade burguesa da época.Já inteiramente mudado, passou um dia pela Igreja de São Damião, abandonada e quase em ruínas. Conta a lenda, que Francesco, levado pelo Espírito, entrou para rezar e ajoelhou-se devotamente diante do crucifixo. Ali terá sido tocado por uma sensação insólita, sentindo-se transformado. Pouco depois, a imagem do Crucificado mexeu os lábios e falou com ele. Chamando-o pelo nome, disse: “Francesco, vai e repara a minha casa que, como vês, está em ruinas”.
Após a renúncia definitiva aos bens paternos, aos 25 anos, Francesco deu início à sua vida religiosa. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, cuja ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III, renovando o catolicismo de seu tempo.
Santa Chiara (Santa Clara), sua dilecta amiga, fundou também a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida, nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. Este capítulo da vida do Santo é caracterizado por intensa pregação e incessantes viagens missionárias, para levar aos homens frequentemente armados uns contra os outros, a mensagem evangélica de Paz e Bem.Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Jesus Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.
Sua atitude foi também original quando afirmou a Bondade e a Maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres e quando amou todas as criaturas chamando-as de seus irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das primeiras forças que levaram à formação da filosofia da Renascença.
Em 1220, voltou a Assisi após ter-se aventurado numa viagem à Terra Santa, à Síria e ao Egipto, redigindo a Segunda Regra, aprovada pelo Papa Honório III. Já debilitado fisicamente pelas duras penitências, entrou na última etapa de sua vida, acabando por morrer em 1226, na sua terra natal. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer (em 1228), e por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono da ecologia, pois dedicou a sua vida à ideia de uma irmandade que integrasse todos os homens, a natureza e os animais. De qualquer forma, a sua posição como um dos grandes santos da Cristandade, firmou-se quando ainda era vivo e permanece até hoje inabalada.
Fonte: Wikipédia.org / http://www.angelfire.com/