Na praia de Rimini





A chegada a Rimini já de noite, levou-nos de imediato para a área de serviço de autocaravanas, num parque no centro da cidade, situado a dois quarteirões de distância da praia, numa rua paralela à marginal. Essa noite foi de descanso e ficámos ao fresco no jardim ao lado da área de serviço. No dia seguinte pretendíamos fazer praia durante todo o dia e foi o que fizemos. Depois de acordarmos pegámos nas bicicletas e fomos até à praia.


Rimini, muitas vezes referida como a capital do turismo balnear italiano e vida noturna, é um dos resorts mais populares da Itália e um dos maiores da Europa. Na praia o areal é enorme, nivelado e limpo e tem quilómetros de extensão. A cidade é o ponto de partida para os 14,4 quilômetros de costa com praias públicas e privadas, bares, clubes e restaurantes.


A maioria do areal é concessionado, no entanto há muitas áreas destinadas a quem quiser estender uma toalha, que são livres. As áreas concessionadas pertencem a cafés ou restaurantes e alugam chapéus e espreguiçadeiras como nas zonas concessionadas do Algarve. A diferença está no espaçamento que é maior e como o número de áreas concessionadas é grande, nunca estão cheias, o que nos deixa em maior sossego. Adorei a experiência!…

Em Rimini, há 250 estabelecimentos de praia, todos bem equipados e regularmente renovados, onde os chapéus dão um colorido especial à praia. A filosofia é passar a vida na praia, dia e noite. Começam de madrugada, com o hábito de caminhar ao longo da borda da água e terminam bem de noite, já depois do jantar, com os pés descalços na areia.
Pode-se fazer qualquer coisa na praia, desde ter aulas de yoga, cursos de bordado, competições de castelos de areia ou fazer corrida ou caminhada. Durante o dia os estabelecimentos de praia organizam muitos tipos de eventos, para adultos e crianças. Para resumir, a ênfase está na diversão durante todo o Verão.

O melhor de tudo é que as actividades desportivas, em conjunto com várias instalações, chuveiros quentes, vestiários, jornais, jogos, entretenimento, parques infantis... na praia são todos gratuitos. Tudo está incluído no preço da diária do guarda-sol e espreguiçadeira, que é cerca de 20 a 30 euros por pessoa/dia. Uma vantagem para os turistas, é que não há taxa de entrada para o acesso à praia. No entanto, só se pode estender a toalha nas zonas destinadas para o efeito.
No nosso caso colocámos as bicicletas a guardar na área destinada ao Destacamento Aeroportuário, pois por sorte o senhor que tomava conta da área era um português casado com uma brasileira e que simpaticamente nos recomendou uma área bastante sossegada, como era nosso desejo.

É indispensável tomar um banho no mar de Rimini, no Adriático, onde a temperatura da água ronda os 20ºC, entre os meses de Junho e Setembro. É um mar muito salgado, onde boiar é fácil, nadar não cansa e onde apetece estar durante muito tempo, pois nunca esfriamos.
Fonte: http://goitaly.about.com/od/rimini/p/rimini.htm / http://www.visit-rimini.com

Nenhum comentário: