Depois de sairmos da planície aos pés de Assisi, seguimos pela E45 a caminho de Rimini acompanhando o vale do Tevere Fiume. Em Sansepolcro, deixámos a E45 e seguimos pela P258 que nos levaria mais rapidamente até Rimini. No entanto antes de chegarmos a Rimini, queríamos fazer uma paragem no pequeno país independente de San Marino, que nos ficava no caminho. Pelo caminho acompanhou-nos durante alguns quilómetros a planície umbria. Em Sansepolcro, um antigo feudo da Ordem monástica do Camaldolesi, uma cidade interessante e agradável localizada nas planícies do vale do rio Tibre (Tevere) e na fronteira entre a Umbria e da região das Marcas, virámos em direcção Este.
A partir de Sansepolcro a paisagem é de montanha. Primeiro a estrada acompanha um profundo vale no sopé de altas montanhas. Depois começámos a subir até atingirmos os cumes das montanhas, que nos iam acompanhando pelo caminho. Lá em baixo o rio Tevere corre espraiando-se entre colinas, numa paisagem ondulada e cativante. Lá em cima o ar é puro, o silêncio impera e a paisagem deslumbra, obrigando por vezes a paragens obrigatórias, para melhor se desfrutar das vistas.
Esta região montanhosa encontrada no nosso caminho pertence à Reserva Natural dell’ Alpe di Luna. A Reserva Natural abrange uma grande área englobando a bacia dos Alpe della Luna, vale do rio Tibre e parte da região das Marcas. É constituída principalmente por uma floresta de grande porte onde em altitudes mais elevadas, a madeira de faia domina, enquanto em altitudes mais baixas existem bosques de carvalhos. No entanto, a grande singularidade dos Alpe della Luna (Alpes da Lua) está no seu grande isolamento, que mantem nesta área um estado quase selvagem.Descemos os Alpe della Luna e novamente em planície chegámos a San Marino, um pequeno país localizado num enclave no centro da Itália. Este pequeno estado situado em território montanhoso, está incrustado no Monte Titano, uma ramificação oriental dos Apeninos e faz a divisão entre as regiões de Emília-Romana e das Marcas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário