San Marino




San Marino é um pequeno país localizado num enclave no centro da península itálica. Está situado entre as regiões de Emília-Romana e Marcas e até à independência de Nauru (pequena república situada numa ilha da Oceânia) em 1968, San Marino era o menor estado republicano do mundo. O seu território é montanhoso e incrustado no Monte Titano, uma ramificação oriental dos Apeninos. Segundo a tradição, São Marinus deixou a ilha de Rab, na actual Croácia, então uma colónia romana e foi em 257, para a cidade de Rimini como pedreiro, quando o futuro Imperador Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução das muralhas da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas libúrnianos.

Após a perseguição de Diocleciano aos sermões cristãos, San Marinus fugiu para o vizinho Monte Titano, onde construiu uma pequena igreja e fundou o que hoje é a cidade e o estado de San Marino. A data oficial de fundação da República é 3 de Setembro 301. A República de San Marino é a mais antiga república do mundo, regida também pela mais velha constituição. Teve desde sempre, em especial devido ao isolamento geográfico, conseguido manter-se independente, apesar da rivalidade das antigas cidades-estado italianas, das Guerras Napoleónicas, da Unificação da Itália, ou das duas Guerras Mundiais.

A pouca distância da Riviera Adriática, San Marino abrange 55 hectares, incluindo o Monte Titano no cimo do qual existe o centro histórico da cidade, que remonta à fundação da República como uma cidade-estado no séc. XIII. San Marino é uma república livre desde a Idade Média.A chegada a San Marino foi realizada no final da tarde e depois de deixarmos a autocaravana bem estacionada em local com vigilância, dirigimo-nos ao teleférico que nos lavaria até ao cento histórico, uma cidadela amuralhada situada no Pico de la Rocca (749 m), onde se encontra o ponto mais alto do país e que é um autêntico centro comercial ao ar livre.

Chegados ao cume do Monte Titano, a vista é deslumbrante estendendo-se em todas as direcções. A oeste podemos contemplar as montanhas até à fronteira com a Toscana, a este até à costa do Mar Adriático e a norte e sul até aos Apeninos.O antigo centro histórico ainda hoje habitado, tem preservando todas as suas funções institucionais, e graças à sua posição no topo do Monte Titano, a antiga cidade não foi afectada pelas transformações urbanas ocorridas a partir do advento da era industrial e assim se tem mantido até aos dias de hoje.

O centro da cidade inclui muralhas, torres de fortificação, portas e baluartes, uma basílica neoclássica, conventos e o Palazzo Publico do séc. XIX, bem como o Teatro Titano, do séc. XVIII. Nas ruas as lojas de todo o tipo fazem o encanto dos turistas e demais compradores.A pequena cidade antiga é um verdadeiro paraíso de compras, pois sendo uma zona franca, apresenta oportunidades que não podem ser perdidas para todos os "viciados em compras". Graças a uma carga mais leve de impostos, em muitos casos, é de facto mais conveniente fazer compras na República de San Marino do que no resto da Itália. As melhores "pechinchas" para aqueles que gostam de compras são: roupas, sapatos, perfumes e cosméticos, produtos homeopáticos, dispositivos electrónicos, instrumentos musicais (novos e usados) e gasolina.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.sanmarinosite.com

Nenhum comentário: