3º Dia - Braga - "A Cidade dos Arcebispos"


Braga é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. No tempo dos romanos era designada como Bracara Augusta e conta com mais de 2000 anos de História como cidade. É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica.

O astrónomo e geógrafo grego Claudius Ptolemeu (c. 85 – c. 165), em meados do século II, referiu na sua obra - "Geografia" (8 v.) -, que a cidade de Bracara Augusta era anterior à Invasão Romana da Península Ibérica. A recente pesquisa arqueológica, conduzida pela Universidade do Minho, identificou uma cerca defensiva com planta poligonal, reforçada por torreões de planta semicircular, que remonta ao século III.
Assim a ocupação humana da região onde se integra o município de Braga remonta a milhares de anos, estando documentada a partir do período megalítico. Na época correspondente à Idade do Ferro, desenvolveu-se a denominada cultura castreja, característica do povo brácaro que ocupava estrategicamente sítios fortificados nos pontos altos do relevo.

O processo de romanização iniciou-se por volta do ano 200 a.C., consolidando-se a partir dos primórdios da nossa era, com a fundação da primeira cidade, Bracara Augusta. A partir do século V, as invasões bárbaras (Suevos e Visigodos), trouxeram à região profunda conturbação que se prolongou com os Árabes até finais do século VIII, só se iniciando o processo reorganizativo nos finais do século seguinte.

Sofrendo com os focos de conflito e destruição devidos às invasões francesas e lutas liberais, Braga ganha nova vida em meados do século passado com a vinda do dinheiro e o gosto dos brasileiros (emigrantes portugueses regressados do Brasil), verificando-se então na cidade algumas "melhorias" a nível de infra-estruturas e equipamentos.
O período pós-revolução (25 de Abril) traduziu-se num enorme crescimento a todos os níveis (demográfico, económico, cultural e urbanístico), convertendo-se Braga na terceira cidade do País. Braga é assim uma cidade jovem que no ano 2000 comemorou seu bimilenário.

A cidade tem muitos topónimos, devido a vários factos que foram ocorrendo através dos tempos. Assim temos: A "Cidade dos Arcebispos", porque durante séculos o seu Arcebispado foi o mais importante da Península Ibérica e ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas. A "Cidade Romana", porque no tempo dos romanos era a maior e mais importante cidade situada no território que mais tarde constituiu o território português. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e perfeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.

A "Roma Portuguesa", porque no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É ainda considerada, como o maior centro de estudos religiosos em Portugal. A "Cidade Barroca", porque durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.

A cidade é também conhecida por "Capital do Minho" ou o "Coração do Minho", por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga. É também chamada de a "Cidade dos Três Sacro-Montes", por ter três santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Nossa Senhora do Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).

A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.

Braga, como o resto do Minho tem uma gastronomia riquíssima. O bacalhau assume-se como o prato de peixe favorito, a cidade é famosa pelas suas inúmeras receitas de bacalhau (bacalhau à Narcisa, bacalhau à Minhota, bacalhau à moda de Braga...). O arroz de pato, as papas de sarrabulho com rojões, a tripa enfarinhada, os farinhotes, os enchidos de sangue, o cabrito à moda de Braga, as frigideiras do cantinho ou da, os rojões à moda do Minho, o frango "pica no chão", o vinho verde, e como sobremesas, o pudim Abade de Priscos, o toucinho do céu, o bolo rei escangalhado, fidalguinhos, pederneiras, suplícios, paciências, entre muitos outros, fazem de Braga uma cidade de sabores.

A Caminho de Braga

Ao final da tarde do dia 24 e depois de comprarmos um belíssimo cosido à transmontana, para se jantar mais tarde, que nos foi cedido gentilmente pelo Restaurante "Falta de Ar" de Montalegre, que recomendamos, partimos rumo a Braga, porque segundo as informações meteorológicas, nessa noite iria cair um nevão.
No caminho e até ser noite fomos parando pelo caminho para ver vários locais de interesse turístico, entre as quais a Barragem de Pisões ou do Alto Rabagão, que é alimentada pelo rio Rabagão, que foi concluída em 1964, têm uma altura de 94m e um comprimento de coroamento de 1.897 metros, fazendo uma enorme albufeira.

Algumas aldeias por que passámos como Cervos que nos oferece uma arquitectura muito característica das aldeias transmontanas, com casas em pedra antiga onde podemos apreciar as sacadas trabalhadas, solares de família e os antigos espigueiros tão característicos da zona, tal como o forno comum da aldeia utilizado ainda pelas poucas famílias da localidade.

Em seguida mergulhamos de um momento para o outro dentro da serra em direcção a Braga. A estrada que nos guia, convida a reduzir a velocidade e a apreciar as vistas que desde logo se tornam panorâmicas. Embora já noite a Barragem de Venda-a-Nova faz adivinhar paisagens de enorme beleza, dando-nos a certeza de em breve lá voltarmos.

Por vezes a estrada oferecia-nos zonas de miradouro a pequenas vilas e aldeias lá em baixo e passados mais alguns quilómetros chegámos a Braga, onde num escaparate de estacionamento, jantámos o famoso e saboroso cosido à transmontana, (com carnes só de fumeiro), em pleno centro da cidade.

Após o jantar resolvemos passear por todo o centro da cidade, sob chuva e vento refrescantes, sendo um verdadeiro prazer percorrer a Rua Direita, contornar a Sé de Braga e visitar algumas das suas praças mais emblemáticas. Depois a bordo novamente da nossa autocaravana rumámos ao Sameiro onde pernoitámos virados para o Santuário de Nossa Senhora, mais uma vez debaixo de chuva, muito granizo e vento forte. Uma verdadeira delícia...

2ºDia - Montalegre a Capital do Barroso

Chegados às 21h00 a Montalegre e estacionada a autocaravana no parque em frente da rodoviária da vila, que ficava num alto a ver a vila, fomos a pé até um pouco mais abaixo, junto à zona destinada à Feira do Fumeiro, evento que neste fim-de-semana decorria na vila, afim de procurarmos uma tasquinha onde jantar.

Quando lá chegámos, verificámos que não existiam as tasquinhas anunciádas pela Câmara Municipal de Montalegre no seu site, mas sim dois pseudo-restaurantes (um explorado pelos bombeiros e o outro pelos escoteiros), onde não estavam a ser servidos os anunciados "cosido à transmontana" e a "feijoada à transmontana". Apenas se podia petiscar alheira, chouriço e entrecosto assados, acompanhados com arroz de grelos, tipo "unidos venceremos".

Depois de se petiscar um pouco de todo este cardápio, tentámos dar uma volta pela simpática vila de Montalegre, mas o frio estava de rachar, pelo que se voltou para a caravana que estava quentinha e por isso muito mais comfortável que a rua.

Depois de dormirmos um sono descansado, embora a noite tivesse decorrido sob vento e chuva fortes, quando acordámos já a feira fervilhava de actividade. A XVIII Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, cartaz vivido em Montalegre de 22 a 25 do mês de Janeiro, foi o evento que nos chamou ao Norte do País neste final de semana.

Quem por lá passou por certo observou imagens singulares e até insólitas que ficam na memória de todos. Por entre um enorme leque de "flashes", podemos reter imagens diferentes que caracterizam este evento que arrasta mais de 50 mil pessoas à Capital do Barroso.

Esta feira com um número bastante grande de produtores de fumeiro da Terra Fria Barrosã, cada um deles com um pequeno espaço, onde com simpatia e entusiasmo vendiam os seus produtos, com iguarias que vão desde o presunto, as chouriças e as alheiras, o chouriço de sangue ou sangueira, a farinheira, a barriga, o pé e a cabeça de porco fumado, salpicão, entre outras, revelando a riqueza do que é na realidade uma festa do povo. A alegria da Feira do Fumeiro revela bem o porquê de ser já conhecida como o "S. João das Chouriças".

Paulo Portas parece que tal como nós, não resistiu a uma visita à feira do fumeiro, tendo-se cruzado connosco umas duas vezes, acompanhado por alguns elementos da sua J, aproveitando a ocasião para angariar votos por terras conservadoras. Quanto a nós, depois da compra de vários quilos de várias destas iguarias, e depois de as termos deixado na caravana, fomos dar uma boa passeata pela vila afim de a conhecermos melhor e visitarmos as suas zonas mais emblemáticas.

Montalegre é uma vila transmontana, sede de concelho, que se situa na linda região das terras altas de Barroso, que incluem as serras do Gerês, do Larouco e do Barroso, e formam uma zona natural de serras, carvalhais, rios e ribeiros com zonas áridas mas ao mesmo tempo aconchegante.

Devido ao seu longo isolamento ainda se encontram na zona do Barroso costumes que vêm desde os mais remotos séculos, já desaparecidos noutras regiões, mas tão bem mantidos nesta zona. Parte do concelho de Montalegre está inserido no importante Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Um pouco por toda a região encontram-se vestígios arqueológicos que mostram uma presença humana já desde os tempos pré-históricos, de facto no local onde se encontra a vila de Montalegre, é provável que tenha existido um povoado castrejo pré-histórico que, mais tarde, teria dado lugar a um povoado de vocação agro-pastoril.

Por Montalegre habitaram Lusitanos, Celtas, Visigodos, Suevos e, claro, Romanos, que deixaram um importante património arqueológico, tendo sido posteriormente uma terra importante na Idade Média, dado a sua localização estratégica. Montalegre conta, pois, com uma interessante história e um património rico.

Caracterizada pelo seu imponente castelo que a vigia dia e noite do alto vai, segundo a lenda, buscar o seu nome à história do fidalgo que com as suas comitivas por aquelas paragens passavam e nas aldeias entravam, pilhavam e se abasteciam de tudo um pouco sem prestar as devidas contas.

Os barrosões exigiram então, junto do alcaide do castelo que se pagassem as dívidas e fosse feita justiça e o fidalgo que comandava os assaltantes foi preso até que todas as contas fossem saldadas. A família socorreu o preso e pagou tudo o que o fidalgo devia e este, avisado para não voltar, foi ordenado que montasse o seu cavalo e desaparecesse. Em jeito de despedida e ironia montou o cavalo e proferiu as palavras já tão conhecidas por aqueles lados, "Monto e monto alegre!".

O seu castelo do século XIV, com a sua imponente Torre de Menagem com 27 metros de altura, que foi provavelmente o terceiro castelo a ser construído nesta localidade, a Capela da Misericórdia, e toda a arquitectura rural granítica atestam o valor patrimonial de Montalegre.

Todo o concelho de Montalegre respira este ambiente histórico e pitoresco, como as Igrejas Românicas de São Vicente de Chã e de Viade e as várias casas senhoriais espalhadas pela região, que tão bem têm sido mantidas, muitas delas hoje em dia transformadas em unidades de alojamento turístico de qualidade.


A Rua Direita, que aponta ao Castelo, é ponto de passagem obrigatório numa deambulação pela vila, mas não menos obrigatório é subir-se e assomar-se aos miradouros da Corujeira e de Santa Catarina, às ameias da Torre de Menagem do Castelo, aos adros das igrejas Nova e Velha e, com olho de pássaro, abranger espacidões circundantes que contemplam o Vale do Cávado, os contrafortes da Serra do Larouco, os limites da Galiza, povoados, terrenos de cultivo e bosques do reino da serenidade.

Uma das aldeias a não perder é Pitões das Júnias, bem no Parque Nacional da Peneda-Gerês, e o seu Mosteiro de Santa Maria das Júnias (séculos IX e XI), que tem conseguido manter ao longo dos séculos a sua pequena população e o aspecto medieval, de construções em pedra, sendo um dos principais atractivos turísticos desta região nos meses de Verão.

Santa Marta de Penaguião

Ao final da tarde do dia 23, sexta-feira, partimos do Peso da Régua a caminho de Santa Marta de Penaguião, que fica a cerca de 10 Km, afim de visitar como é nosso costume a guarnecida loja da Cooperativa Agrícola de Santa Marta, a laborar desde 1959, para se fazer a habitual compra de vinho de mesa, vinho do porto vintage e vinho generoso.

As Caves Santa Marta estão situadas na Região Demarcada do Douro, aquela que é a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, desde o ano de 1756, resultado da responsabilidade e mestria do Marquês de Pombal, o 1º Ministro de D. José I.

Fomos atendidos com a simpatia e simplicidade habitual das gentes do norte, por duas senhoras da loja, que ficaram encantadas com o meu vulgar chapéu, e um dos representantes da Cooperativa que nos deu a ajuda necessária à escolha dos vinhos das melhores colheitas. Após a saída da Adega Cooperativa, rumámos a Montalegre debaixo de muita chuva, granizo e vento forte, que nos acompanharam até ao destino com a persistência habitual numa boa noite de Inverno.

Santa Marta de Penaguião é uma bonita Vila, sede de concelho, da região Norte do País, situada na fantástica Região Demarcada do Douro e muito afamada pela sua Adega Cooperativa, produtora de muitos apreciados vinhos, caracterizada pela natureza envolvente de campos de vinha a perder de vista, disposta em socalcos. Aqui, tal com no resto da região do Douro, o homem a golpes de força desmedida moldou a montanha xistosa em milhentos calços, transformando-a num admirável anfiteatro.

Santa Marta de Penaguião apresenta vestígios de ocupação humana bem remotos, com algumas fortificações castrejas por todo o território concelhio, como em Fontes, Lobrigos, Cumieira, Louredo e Medrões. Apesar de alguns documentos referirem a vida municipal de Santa Marta de Penaguião, foi sem dúvida a criação da Região Demarcada do Douro, em 1756, que mais contribuiu para o desenvolvimento deste concelho, conferindo uma riqueza até aí nunca vista.

A vila está rodeada de uma paisagem magnífica, caracterizada pelos socalcos cultivados, pela imensa vinha, e pelo Rio Corgo, que confere uma beleza única ao conjunto, enriquecido com o património arquitectónico da vila, como a Igreja Paroquial com uma original torre sineira, o Pelourinho da vila ou os muitos Moinhos de água existentes por toda a região, uns comunitários, outros domésticos, símbolo da importância dos muitos cursos de água aqui existentes e da manutenção agrícola que se mantém ao longo dos anos.

O rio Corgo, um dos mais importantes afluentes do rio Douro, forma no concelho de Santa Marta de Penaguião, que atravessa, uma zona de fortes declives e de grande beleza, conhecida por "encostas do Corgo", local afamado pelos excelentes vinhos aí produzidos.

De destaque são também os Marcos Graníticos da Demarcação da Região do Douro efectuada em 1756, e que tanto alterou o rumo destas terras. Marco da importância económica que os férteis solos da região e a criação da Região Demarcada do Douro possibilitaram a Santa Marta de Penaguião, encontram-se por toda a região diversos Solares e Casas Senhoriais, mormente dos séculos XVII e XVIII, como o Solar dos Pinheiros ou a Quinta do Bertelo.

As tradições de Santa Marta de Penaguião estão, elas próprias, muito ligadas á viticultura, como se pode observar no interessante Artesanato da região, nomeadamente em técnicas ligadas à cestaria e á tanoaria, bem como a tapeçaria, rendas e bordados que eram utilizados para servir doces e o Vinho do Porto.

"Barão de Forrester, Razão e Sentimento, uma História do Douro (1831 - 1861)"

A melhor das surpresas para nós, foi a presença de uma exposição sobre um homem impar para a região do Douro Vinhateiro, o Barão de Forrester, de seu nome, Joseph James Forrester. Já por várias vezes tinha ouvido falar e lido sobre a excepcional mas curta vida deste escocês notável, que pelo Douro se apaixonou, e que nele morreu, mas desconhecia parte da sua vida e até de alguma da sua enorme cultura, realmente versátil para a sua época. Foi por isso com muitíssimo prazer e interesse que visitei a exposição de homenagem a este homem do Douro.

A exposição no Museu do Douro intitulada "Barão de Forrester, Razão e Sentimento, uma História do Douro (1831 - 1861)", estava composta por uma mostra apresentada em onze núcleos: A chegada de Joseph James Forrester ao Porto; o Cerco do Porto e as lutas liberais; As origens do escocês e uma das suas primeiras obras de pintura retratando o Porto Marítimo de Hull, sua cidade natal; Forrester e a comunidade inglesa na cidade do Porto; Um jantar na Régua e a problemática da adulteração dos vinhos; As amizades electivas de Forrester, que ele retratou sem excepção; A obra pictórica de Forrester durante o Romantismo; Forrester um amador de fotografia em Portugal; Exposições Universais de 1851 e 1855; A morte do Barão de Forrester; Bibliografia do Barão; A ligação de Forrester à cartografia do Douro, um trabalho absolutamente notável.

Nesta exposição tomei o real conhecimento, do muito que deve o Vinho do Porto a Joseph James Forrester. Em 1844 publicou "Uma palavra ou duas sobre o Vinho do Porto", obra em que declarou guerra a todos aqueles que adulteravam o vinho, o que lhe granjeou muitos inimigos. Foi também um estudioso do oídio da vinha (Oidium tuckeri), e foi um exímio cartografo tendo desenhado notáveis mapas do Vale do Douro. Foi ainda poeta, desenhista e aguarelista.

Joseph James Forrester nasceu na Escócia a 21 de Maio de 1809 e morreu misteriosamente no rio Douro em 12 de Maio de 1861.Veio muito novo viver para o Porto, para a casa de um tio, negociante muito abastado, que comprava as pipas de vinho do Porto por dez mil réis e depois as vendia na Inglaterra por mais de setenta. Educou o sobrinho para lhe continuar o negócio, mas ao jovem aconteceu algo de belo e imprevisível: apaixonou-se pelo rio Douro.

A compra e venda da produção dos lavradores eram para ele apenas um pretexto para viver no rio. Tal era a paixão fluvial, que mandou construir um barco do estilo rabelo, para aí poder permanecer por longos períodos e receber os seus amigos e pessoas importantes da época, aos quais oferecia jantares esplêndidos. Conta a história que este barco, de tão requintado e luxuoso que era, impressionou na época, não só pela magnífica tripulação rigorosamente uniformizada, mas também por já dispor de magnificas condições, tais como: cozinha, sala de jantar, leitos e retrete.

Acompanhado pelos mais valentes marinheiros, o barão navegava desde o Porto até Barca de Alva, ficando horas e horas ancorado no fundo do rio, a desenhar os pormenores das margens, as encostas a descer em catarata até ás arribas rochosas, os cachões sinuosos que a água fazia entre as valeiras, e redigia notas para os seus trabalhos sobre o Douro.

A coroa de glória a que aspirava, conseguiu completá-la: o Mapa do Douro, um minucioso levantamento reduzido a um desenho de três metros de comprido e 68 cm de largo, nunca o tendo comercializado, mas sim oferecido a quem se mostrasse interessado, independentemente da classe social a que pertencesse. Nunca um rio português tinha sido estudado com tanto amor, tanto rigor científico, tanta despreocupação material. Este trabalho esplendoroso, adicionado aos vários mapas da região demarcada, fez com que o rei D. Pedro V, em 1855, lhe concede-se o título de Barão, o que constituiu um feito inédito até então, conseguido por um estrangeiro.

Em Maio de 1861, o Barão de Forrester foi visitar D. Antónia Adelaide Ferreira, a uma das de mais de meia centena de quintas de que a famosa Ferreirinha era proprietária: A Quinta do Vesúvio. Esta quinta, situada na Horta de Numão, entre a Pesqueira e Foz Côa, e que contém dentro dos seus muros sete montes e trinta vales, era uma das propriedades preferidas de D. Antónia.Ali a detentora de uma das maiores fortunas do Douro primava em receber as suas visitas, debaixo de uma frondosa palmeira que ainda hoje lá existe. Ao instalar-se o Barão no Vesúvio, aumentou assim o número de visitantes que já ali se encontravam, a saber, a filha de D. Antónia, o genro (o jovem Conde de Azambuja) e ainda o juiz de direito da comarca, que apreciava muito não se sabe se a quinta, se o famoso vinho, se a Ferreirinha.

D. Adelaide, ao ver-se ladeada de toda esta gente, e talvez um pouco saturada de tantas visitas, decide anunciar a sua partida no dia seguinte para a Régua. O barão disponibiliza-se de imediato para a acompanhar, ao que recebeu resposta negativa da proprietária, alegando que o mesmo não tinha lá o seu barco. Num gesto de galanteio e contra resposta, o barão fez questão de a acompanhar, porque era conhecedor do percurso e seria o governador do barco da enérgica Senhora.

Separava-os da "Princesa do Douro" (Cidade da Régua), a distância de cinquenta e seis quilómetros e haviam que passar pela pior garganta do curso: o Cachão da Valeira. Era este o local que mais impressionava o barão, e que por ele foi desenhado várias vezes. Foi precisamente aí que a tragédia caiu sobre os viajantes.

Os remadoures não puderam evitar a força da corrente, o barco afundou-se e todos os ocupantes foram atirados para as águas revoltosas do rio. As grandes saias de balão que então se usavam seriam motivo de salvação das senhoras. Os cavalheiros tiveram outra sorte. Desapareceram dois criados de D. Adelaide, e os cadáveres encontraram-se dias depois nas imediações da Régua. Até um caixote com pratas que a Ferreirinha levava para a Quinta de Travassos em Loureiro, veio a aparecer longe, entalado na roda de uma azenha.

Só do Barão não houve mais notícias. Vieram mergulhadores, na esperança de encontrar o corpo, sendo todas as tentativas infrutíferas. O Barão, que sempre usava um grande cinto de cabedal atulhado de libras de ouro, tinha nesse dia calçado grandes botas pretas, que chegavam ao cimo da anca, e segundo se consta tudo aquilo era ouro escondido.

O Barão de Forrester desapareceria para sempre, nas profundezas deste rio, amante sôfrego, que o abraçou para sempre e o não deixou mais partir. Sentida e merecida homenagem a este amante do Douro Vinhateiro e do seu rio.

Sílvia Hestnes Ferreira, um Mundo de Abstracção

A pintura de Sílvia Hestnes Ferreira também se encontrava exposta no Museu do Douro, e foi com agrado que observei o seu trabalho cheio de cor e simbolismos. Além da pintura Sílvia Hestnes dedica-se também ao desenho, à escultura e à escrita. A pintura, o desenho e a escultura são para a artista, tanto experimentação como anotação.

Sobre a sua obra Philippe Cyroulnik (Director of Centre d'Art Contemporain, Montbéliard), diz: "Algumas das suas notas escritas, deslocam-se do texto ao desenho. Como a vida tem os seus nós, as suas alegrias e a sua gravidade, os materiais e as formas, os traços e as cores remetem por vezes a um sentimento do mundo ou a uma maneira de o experimentar. Eles são aqui o território duma translação que entrelaça as ligações entre o vivido e o imaginário, o sensível e o pensamento. (...)"
A sua obra, à medida das palavras e ao longo dos desenhos e outros trabalhos, convida-nos a um vai e vem subtil e perturbador entre o mundo e os objectos, entre as formas e os sentidos. Sílvia Hestnes conduz-nos da extremidade da pena e das suas mãos a deixar-nos invadir pela sua maneira de sentir e ressentir. Ela faz-nos entrar num universo onde o sorriso tem também a cor da melancolia e a tristeza a voz da felicidade de um dia.

Sílvia Hestnes Ferreira, ao escrever sobre o seu trabalho acrescenta: "(...) O meu trabalho em objectos/esculturas começou por ser a recolha de materiais diversos e de cores – cores sob a forma de pigmentos puros espalhados sobre tiras de papel. Os objectos/esculturas surgiram dos materiais como são na origem, segundo jogos de formas, de recortes, ou então segundo ideias iniciais, reformuladas ou sonhadas. (...) Há uma ligação entre os objectos/esculturas e os desenhos-pinturas. Uma passagem que é feita pela fotografia e a memória. E então desencadeiam-se as coisas. Uma ideia que se exprime pode desenvolver-se, alastrar-se, crescer e materializar-se de todas as maneiras de que falei até agora. Assim há uma continuidade. Mas essa continuidade é logo quebrada quando há repetição. Tento, pois, ensaiar diferentes tópicos, encontrar variantes, imaginar e construir."

Dessa imaginação e construção resulta um trabalho sem dúvida muito agradável, levando-nos para um Mundo imaginário e ao mesmo tempo real, a partir das formas e dos sentidos captados pelo observador.

Tito Roboredo, Um Corpo na Primavera

De 20 de Dezembro a 1 de Fevereiro de 2009, podemos observar a excepcional pintura de Tito Roboredo na sede do Museu do Douro no Peso da Régua. O Museu do Douro ao expor a obra de Tito Roboredo, veio dar a conhecer ao público interessado em pintura, a obra praticamente desconhecida deste pintor.

O pintor ultrapassou as fronteiras agrestes da sua terra natal, Mêda que, na simplicidade da sua beleza e das vivências das suas gentes, influenciou em grande parte a sua obra. Primeiro, os lugares familiares são importantes nas narrativas do passado do artista. Os lugares entre Alto Douro e Beira Alta, a Quinta do Barrocal, as propriedades agrícolas, a caça, a adega onde, durante as férias, fazia vinho com os irmãos, os montes, expressão que habitualmente usava para se referir a esses lugares da infância a que voltava.

A obra de Tito Roboredo apresenta uma composição intrincada e muito densa, uma figuração complexa, onde se detectam seres que geram muitos outros seres, planos que se sobrepõem, numa demanda incessante e obscura que se agudiza para entender o que se afigura como uma relação entre diferentes mundos. A sua pintura, não é uma pintura fácil, pelo contrário, força o espectador a uma procura de sentido.

A sua obra integra plenamente a figuração e a abstracção, pela via de uma sensibilidade absolutamente surreal. Não é fácil encontrar-lhe parentescos próximos na grande família da pintura portuguesa saída dos meados do século XX. Mas, se quiséssemos procurá-los, talvez fosse algures nesse intervalo entre mundo concreto e onírico, entre real e fantástico. E assim, iniciar-se-ia essa difícil leitura de formas que se diluem nos fundos, de fundos onde se geram formas, de nebulosas que engendram figuras. Enfim um estilo e uma pintura realmente conseguida. Adorei... Pena as câmaras não poderem ser usadas.

A exposição sobre "Tito Roboredo (1934-1980). Um Corpo na Primavera", deu uma imagem completa do trabalho que este pintor realizou ao longo dos vinte e cinco anos da sua carreira. Esta exposição contou com cerca de 90 obras do pintor, que teve como principal objectivo consolidar o conhecimento sobre o período agitado da prática artística que foram as décadas de 60 e de 70, bem como para definir com rigor o posicionamento do artista nesse período.

Tito Roboredo nasceu na Mêda em 4 de Junho de 1934 e, cinco anos depois, a família muda-se para Leça da Palmeira. Em 1955 inicia os estudos de Desenho e Pintura na Academia Alvarez, em 1958 inscreve-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), onde frequenta o Curso Geral de Pintura e participa na III Exposição da Academia Alvarez.

Em 1960 frequenta o Curso Geral de Escultura e, entre este ano e 1968, participa em seis edições das Exposições Magnas da ESBAP. Em 1963 conclui o Curso Geral de Pintura, um ano depois viaja para França e Inglaterra e casa com Madalena Von Hafe.

Em 1965 conclui o Curso Complementar de Pintura com a classificação de 20 valores e ocupa um lugar de professor eventual no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, e colabora com o Teatro Experimental do Porto fazendo a cenografia para a peça "O Guiché" de Jean Tardieu, com encenação de João Guedes.

Em 1966 é convidado para segundo Assistente do 5º Grupo (pintura) da ESBAP, em 1971 presta provas públicas para professor Agregado do 7º Grupo (desenho), em 1974 é suspenso da actividade de professor e três anos mais tarde é readmitido na ESBAP. Morre no Porto a 23 de Outubro de 1980...

1º Dia - Peso da Régua

No dia 22 de Janeiro, após o almoço partimos a caminho do norte, com uma breve paragem na "Campilusa", afim de se fazerem algumas correcções necessárias ao pleno funcionamento da nossa autocaravana. Após a compra de Leitão da Bairrada num restaurante vizinho da Campilusa, partimos para pararmos mais tarde em Penacova, em zona alta a ver a vila e seu vale, para jantar o saboroso leitão.

Depois de percorridos muitos quilómetros, parámos na cidade de Peso da Régua, onde passámos a noite de 22 para 23 de Janeiro. Estacionada a autocaravana em frente da Marina da cidade e a ver o Douro, a pernoita foi repousante e o acordar reconfortante, pela beleza da paisagem observada.

Aqui nesta zona privilegiada onde pernoitámos, fica o cais fluvial de Peso da Régua de onde partem e chegam muitos dos famosos Cruzeiros que cruzam o seu bonito rio, possuindo igualmente várias infra-estruturas de lazer como uma área pedonal, campos de ténis, piscinas e equipamentos para pesca, lojas de artesanato, restaurantes e bares.

Foi precisamente no bar junto à Marina, o "Bar do Cais", que depois do banho matinal foi tomado o pequeno almoço, que nos serviu de almoço por a hora já ser tardia. O vento forte que se fazia sentir e alguma chuva, encurtou o passeio que pertendíamos fazer pela área pedonal junto ao rio Douro.
O Museu do Douro foi o local escolhido por nós para passarmos a tarde do dia 23, na cidade da Régua. O Museu que reconverteu a antiga sede da Casa da Real Companhia Velha, tinha sido inaugurado pelo Primeiro-ministro José Sócrates, no passado dia 20 de Dezembro, como um projecto de desenvolvimento regional âncora, para o Alto Douro Vinhateiro.
Esta estrutura tinha como principal exposição uma homenagem ao Homem que ajudou a construir a paisagem vinhateira do Alto Douro, designada por "Barão de Forrester, Razão e Sentimento, uma História do Douro (1831 - 1861)". Além desta exposição ainda podemos ver uma excelente exposição do artista plástico Tito Roboredo (1934 - 1980), intitulada «Tito Roboredo. Um corpo na Primavera» e outra da artista plástica Sílvia Hestnes Ferreira.

Peso da Régua, visitada por nós tantas vezes, também conhecida apenas por “Régua”, é uma cidade sede de concelho, junto ao Rio Douro, conhecida por ser a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto. Não existem certezas das origens da localidade, mas pensa-se aqui ter existido uma casa Romana denominada “Villa Reguela”, que teria dado o nome à cidade.

O Peso da Régua desde sempre deu a conhecer ao Mundo a grandeza dos homens que a criaram. O sacrifício, a coragem e a paixão de um povo que esculpiu, com mestria, um berço de prodigiosa beleza. A região distingue-se das imediatas não pela topografia do terreno, ou pelos cursos de água ou até pelo património artístico, mas sim pela modelação que o homem operou nela ao longo de vários séculos, visando a sua utilização agrícola e a melhoria da sua qualidade de vida.

O produto por excelência da região é o vinho (generoso ou licoroso e de vinho de mesa), introduzido na Idade Média pelas comunidades cistercienses, como aconteceu, aliás, com outras zonas demarcadas de produção vitivinícola, nomeadamente a do Dão. A qualidade do produto duriense era já reconhecida na Europa no século XVI, surgindo a denominação “Vinho do Porto” num documento de 1675, onde se refere a sua exportação para a Holanda.
Da riqueza patrimonial do concelho destacam-se as muitas casas senhoriais, pequenos palacetes e grandes quintas rurais dos “senhores do vinho”, muitas delas abertas ao público, demonstrando a riqueza que esta produção trouxe à terra, mas também outros monumentos, como a Igreja Matriz de S. Faustino, construída no local onde outrora existiu a capela do Espírito Santo, a Capela do Senhor do Cruzeiro do século XVIII, a Igreja do Asilo Vasques Osório, as Capelas do Espírito Santo, a de Nossa Senhora do Desterro, a de São João ou a de Nossa Senhora da Boa Morte, entre tantos outros.

As paisagens naturais da região são, pois, lindíssimas e especiais, estando o Alto Douro classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, provendo panoramas espectaculares tanto observados do próprio Rio Douro, ou no alto, nos muitos miradouros da zona, destacando-se o de São Leonardo e o de Santo António do Loureiro.

Fim-de-Semana em Trás-os-Montes e Alto Douro


Para o fim de semana de 22, 23, 24 e 25 de Janeiro de 2009, escolhemos a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma das regiões de Portugal com maior número de emigrantes e uma das que mais sofre com o despovoamento. O seu isolamento secular permitiu porém a sobrevivência de tradições culturais que marcam a identidade portuguesa.

No entanto a sua beleza natural, que é objecto "fetiche" do cinema português, é razão mais que suficiente para a visitarmos muitas vezes, sendo já um hábito nosso quase todos os anos, mais que não seja para escapar do bulício diário e aproveitar toda a calma profunda desta excepcional região, para refazer energias.

O seu relevo é caracterizado por terrenos planos a Este, vales junto ao Rio Douro e zonas montanhosas a Oeste, tendo como rochas predominantes, o granito, o xisto e o quartzo. As suas principais produções agrícolas são a amendoeira, que em Fevereiro se encontra em flor, e a vinha, sendo de realçar a cultura do vinho do Porto, até porque esta foi a primeira região demarcada de vinhos do mundo, "região demarcada do vinho do Porto".

Culturalmente é uma região rica em dialectos como por exemplo o sendinês, o gualdramilês e o riodonorês. É também nesta região que se fala o mirandês, oficializado como língua em 1989.

Aqui também se pode encontrar uma cozinha rica e deliciosa. Como as "alheiras" que se fazem por toda a região, particularmente populares no Inverno, o "cosido à transmontana" só com carnes de fumeiro e a "feijoada à transmontana" de Vila Real ou pela muito famosa "bola de carne" de Lamego. Se por lá se passa devemos provar os excelentes presuntos e perdizes do Pinhel e as enguias e trutas do Sabugal. O cabrito cozido no forno com arroz sobre o molho da carne e as "morcelas" que são muito típicos das zonas baixas da região das montanhas. E não se pode esquecer de colocar no topo da lista, os vinhos mais populares da região, como os do Porto da província do Alto Douro.