Fim-de-Semana em Trás-os-Montes e Alto Douro


Para o fim de semana de 22, 23, 24 e 25 de Janeiro de 2009, escolhemos a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma das regiões de Portugal com maior número de emigrantes e uma das que mais sofre com o despovoamento. O seu isolamento secular permitiu porém a sobrevivência de tradições culturais que marcam a identidade portuguesa.

No entanto a sua beleza natural, que é objecto "fetiche" do cinema português, é razão mais que suficiente para a visitarmos muitas vezes, sendo já um hábito nosso quase todos os anos, mais que não seja para escapar do bulício diário e aproveitar toda a calma profunda desta excepcional região, para refazer energias.

O seu relevo é caracterizado por terrenos planos a Este, vales junto ao Rio Douro e zonas montanhosas a Oeste, tendo como rochas predominantes, o granito, o xisto e o quartzo. As suas principais produções agrícolas são a amendoeira, que em Fevereiro se encontra em flor, e a vinha, sendo de realçar a cultura do vinho do Porto, até porque esta foi a primeira região demarcada de vinhos do mundo, "região demarcada do vinho do Porto".

Culturalmente é uma região rica em dialectos como por exemplo o sendinês, o gualdramilês e o riodonorês. É também nesta região que se fala o mirandês, oficializado como língua em 1989.

Aqui também se pode encontrar uma cozinha rica e deliciosa. Como as "alheiras" que se fazem por toda a região, particularmente populares no Inverno, o "cosido à transmontana" só com carnes de fumeiro e a "feijoada à transmontana" de Vila Real ou pela muito famosa "bola de carne" de Lamego. Se por lá se passa devemos provar os excelentes presuntos e perdizes do Pinhel e as enguias e trutas do Sabugal. O cabrito cozido no forno com arroz sobre o molho da carne e as "morcelas" que são muito típicos das zonas baixas da região das montanhas. E não se pode esquecer de colocar no topo da lista, os vinhos mais populares da região, como os do Porto da província do Alto Douro.

Nenhum comentário: