Quando a Viagem Acaba...

Quando me aproximo do fim de qualquer viagem que faço, dou-me sempre conta que penso sempre no caminho de volta a casa, na viagem que acabo de fazer. Descobri qual é o problema mais grave de viajar muito. Acabo sempre por sentir que não vi tudo, ou que a experiência foi tão boa que acabo sempre por querer voltar.

Quero sempre voltar para praticamente todos os países que já visitei. porque houve pessoas que deixei para trás, porque houve cenários que não conheci, porque simplesmente foi maravilhoso, enfim, as desculpas para voltar são sempre imensas.

A recordação das primeiras viagens, quando nos atiramos de caras ao total desconhecido, querendo guardar avidamente tudo o que vimos, ou em registo fotográfico ou filme. Em qualquer viagem os primeiros dias da aventura, põem-nos cheios de energias para gastar...

Recordo sempre com muita saudade, as vezes que fomos bem tratados, com a indiferença natural de quem não sabe a história do outro. Há algo que para mim é grandioso e que satisfaz imensas das minhas dúvidas, pois quando comunicamos com as pessoas dos países visitados, o trocar as primeiras impressões relativamente a lugares e sua história, ou termos simplesmente uma conversa breve e comum, acaba por ser simplesmente normal, bastando que nos entendam.

Nesses momentos em que cada um não tem a ideia da história do outro, dá origem a momentos de sublime entendimento. E se formos a pensar bem, nestas alturas, nem nós próprios temos uma ideia bem concreta da nossa história, porque a esquecemos também naquele momento...

"Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver sómente!
Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsea de o conseguir!
Viajar assim é viagem
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu"

Fernando Pessoa

Nenhum comentário: