A Cidade de Nápoles

Chegámos ao porto de Nápoles às 12h00, do dia 6 de Abril. O porto fica próximo do centro da cidade. Para se chegar lá, tem apenas que se precorrer uma distância de cerca de 15 min. a pé.
A cidade de Nápoles, localiza-se na baia com o mesmo nome, no mar Tirreno. É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É também um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e Herculano, as ilhas de Capri e Ischia. O seu centro histórico foi declarado património mundial pela UNESCO.
Nápoles, (Napoli em italiano) é uma comuna italiana do sul de Itália, da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 1.000.000 habitantes e com cerca de 4.400.000 habitantes na região metropolitana (que compreende áreas na província de Caserta, Avellino e Salerno.) Nápoles é a terceira cidade da Itália após Roma e Milão e tem a segunda maior região metropolitana após a de Milão. Estende-se por uma área de 117 km2, de densidade populacional 8.490 h/km2. É conhecida mundialmente por ser a terra natal da pizza.
A baía de Nápoles, musa inspiradora de numerosos artistas (Virgílio, nos seus belíssimos poemas), evocando sempre a imagem da luminosa cidade, do bandolim e da sua lua. Apesar da realidade Napolitana, ter o seu lado obscuro, devido à Camorra, máfia napolitana, que a alegria e o entusiasmo típico dos napolitanos, soube sempre atenuar. Com cerca de 3000 anos de história movimentada, a antiga civilização que se desenvolveu no litoral do Golfo de Nápoles, sempre se dedicou à actividade mercantil, exportando os produtos do Mediterrâneo Ocidental para os mercados do Oriente.

Nenhum comentário: