Bilbao


A chegada a Bilbao fez-se já pela noitinha, e fomos direito ao hotel Barceló que estava previamente reservado por 2 noites, e que por sorte se encontrava perto do Museu Guggenheim, e com vista sobre o rio Nervión.
O local escolhido para o jantar, foi uma taberna típica de Bilbao, que nos foi indicada por um simpático motorista de táxi, que nos levou até à sua porta. As iguarias servidas, foram desde entradas de carnes frias variadas e nacos grossos de saborosa carne de vaca grelhada na chapa, acompanhados por espargos e cogumelos laminados também grelhados. Uma delícia...

Depois de uma bela passeata nocturna, pela calma e convidativa cidade de Bilbao, fomos para o hotel afim de dormir o sono dos justos, uma vez que a viagem até à cidade e a passeata nocturna nos deixou exaustos. No dia seguinte foi o dia para iniciarmos as visitas aos locais mais emblemáticos da cidade.

Bilbao tornou-se num dos locais obrigatórios nos roteiros culturais e gastronómicos de Espanha. Para além do Museu Guggenheim, a cidade tem ainda muito para oferecer a todos os que a visitam. A parte velha de Bilbao (Casco Viejo) é o coração da cidade.
Bilbao é uma cidade onde o moderno e o antigo se conjugam em perfeita harmonia. Situada na margem direita do rio Nervión, entre a ponte de San Antón e a Igreja de San Nicolás, as suas ruas contam a história de "Botxo", nome pelo qual os habitantes designam a cidade.
Apesar da localização próxima da costa do Adriatico, a área turisticamente mais atractiva, está compreendida entre o histórico bairro "El Casco Viejo" na margem direita, onde estão erguidas a Catedral e demais edificações de significativo valor patrimonial e pela metrópole moderna delineada entre as "plazas" de Ensanche e Indautxú na margem esquerda, o núcleo comercial/empresarial e a oferta lúdico-cultural.

A foz do rio Nervión, comunica com o mar Cantábrico, situado a 11 km de Bilbao, onde se encontra o porto vincadamente industrial, de cujos malefícios pode atestar o seu leito, indiscriminadamente poluído. No entanto a próxima presença do mar não retira desse facto especial proveito, visto a morfologia do terreno ocultar visualmente a presença do mar, e de igual forma este pouca influência directa exercer na cidade, à parte do conhecimento geográfico prévio do visitante.
Junto à ponte de San Antón está o Mercado da Ribeira, um dos maiores da Europa, famoso pelas seus coloridos e luminosos vitrais. Seguindo pela margem direita do rio encontra-se o Teatro Arriaga, um edifício neoclássico cuja fachada é inspirada na Ópera de Paris. A grandeza do seu interior conjuga-se com a qualidade da sua programação. Vale a pena visitá-lo, não só pelos seus espectáculos, mas também pela possibilidade de contemplar o próprio edifício.

A partir daqui, inicia-se o Arenal, uma zona de passeio pedonal ladeado de árvores e que serve de cenário a vários festejos. Ainda deste lado do rio, e um pouco mais à frente, encontra-se a Universidade de Desto, de onde poderá ter a melhor vista do Museu Guggenheim, do outro lado do rio.

Entre os registos arquitectónicos da Bilbao ambiciosamente futurista, que projecta mundialmente a cidade, é marcante a existência, desde 1997, do Museu Guggenheim, segundo a prodigiosa imaginação do arquitecto internacional Frank O'Gehry, que se encontra "à beira-rio plantado", e já secundado por outras construções adequadas à temática geometricamente futurista, como sejam o Palacio de Congresos y de la Musica, frontalmente arborizado e com muitas esculturas em metal, ou uma das pontes de travessia do rio Nervión, desenhada pelo também famoso arquitecto Santiago Calatrava (o pai da "Gare do Oriente", do nosso Parque das Nações).

No entanto a coqueluche, arriscava até dizer a mascote da cidade, de seu nome "Puppy" é uma escultura de um cão, feita em florida vegetação, da autoria do escultor Jeff Koons que se assume como simpática sentinela do Museu Guggenheim.
Os 700 anos de história de Bilbao refletem-se nos edifícios e construções da zona antiga da cidade, que encantam os visitantes. O “Casco Viejo” é Monumento Histórico-Artístico e constitui a referência para reconstruir a história da cidade desde as suas origens. Nele se encontra a Catedral de Santiago, o Museu Arqueológico, Etnológico e Histórico de Biscaia e o reformado Teatro Arriaga.

O Centro urbano constitui um exemplo da melhor arquitectura do século XX, com edifícios que são a sede, há um século, das principais instituições e empresas de Bilbao, formando um destacado conjunto arquitectónico realizado pelos melhores arquitectos locais de cada época. Bilbao foi declarada Património Histórico e Artístico Nacional em 1972. Actualmente reúne dezenas de restaurantes e centenas de bares. Um exemplo disso mesmo é a Plaza Nueva com várias esplanadas onde é possível saborear as típicas tapas.

Cidade portuária, Bilbao aparece integrada no litoral costeiro e é servida por várias praias. Curiosamente, a partir de qualquer ponto do centro urbano é possível chegar rapidamente até à montanha o que faz esquecer de imediato a agitação da cidade. Bilbao continua a ser alvo de várias intervenções arquitectónicas, e sempre que se visita a cidade, são encontradas interessantes mudanças aos mais diversos níveis e é sem dúvida enriquecedor conhecer e observar de perto essas mudanças.

Fonte: http://fotos.euroresidentes.com/ / Wikipédia.org

Nenhum comentário: