Após a saída de Guadalupe tomamos a direcção de Cáceres e Trujillo, que são outras duas magníficas cidades medievais da Extremadura. Como saímos ao final da tarde de Guadalupe resolvemos que o jantar seria em Trujillo, por quem numa viagem anterior nos apaixonámos, pelo que não queríamos passar por lá, sem novamente visitar a cidade e a sua bela Plaza Mayor.
Do ponto de vista urbanístico, um dos aspectos que mais admiro nas cidades espanholas são as suas Praças Maiores. Elas são o elemento fundamental de qualquer cidade espanhola. "A Plaza Mayor, porticada, cerrada ao trânsito, concebida como uma sala de visitas e de regozijos populares, é uma criação tipicamente espanhola" (O. Ribeiro, in Opúsculos).
A planta da praça não tem uma forma quadrangular perfeita, como acontece com a maioria das praças espanholas. A irregularidade dá uma sensação de amplitude e o contraste dos edifícios dá-lhe um encanto único.
O seu centro histórico, para além dos edifícios modernos, conserva várias igrejas e casas pitorescas na Plaza Mayor, bem como nas ruas adjacentes. Esta praça está ladeada por belos palácios e mansões, destacando-se a estátua equestre de Pizarro no seu centro. Aqui destacam-se os belos palácios de Marqués de la Conquista (1560) e de Orellana-Pizarro (séc. XVI).
Trujillo, é célebre por ser o "berço de conquistadores" do Novo Mundo, como Francisco Pizarro, descobridor do Peru, bem como de outros exploradores do continente americano. O seu irmão mandou edificar o Palácio do Marquês da Conquista, financiado com as riquezas do Novo Mundo.
A bela Igreja de Santa Maria Maior, com os túmulos das grandes famílias medievais de Trujillo, merece uma visita ao seu interior. Também não se deve perder a visita ao Palácio Orellana-Pizarro, do séc. XVI, construído sob as ordens de Francisco de Orellana, explorador do Rio Amazonas e do Equador.
No ponto mais elevado de Trujillo, temos o castelo do séc. XIII, que foi anteriormente uma fortaleza árabe. Do alto deste castelo pode observar-se um cenário muito belo. As paisagens são fantásticas e servem para arregalar e limpar a vista, fazendo esquecer todo e qualquer pensamento menos alegre...
* Mais sobre Trujillo em : Trujillo, uma cidade mágica
Nenhum comentário:
Postar um comentário