Brienz, um vilarejo encantado

O vilarejo de Brienz estende-se ao longo da margem do lago Brienzersee, apoiado por pastagens verdejantes salpicadas de árvores de fruto. Está localizado no meio das montanhas num lugar simples e encantador no extremo leste do lago de cor azul turquesa.

O Brienzersee, ou Lake Brienz, é uma das principais atracções da cidade. É um lago cristalino, cercado por montanhas arborizadas por todos os lados e que dão à região uma ambiência selvagem e sombria que contrasta fortemente com a sofisticada atmosfera de Brienz e de outras cidades situadas nas margens do lago.
Brienz é a povoação mais procurada pelos habitantes de Berna para passar as suas férias de Verão. O turismo tem sido há já algum tempo uma forma de vida, para esta região da Suíça e é já uma parte integrante na cultura desta região, desde que os britânicos e os alemães começaram a fazer turismo ali, a meio do século XIX.
Brienz tem sido habitada durante a maior parte do tempo ao longo de um milhar de anos. A igreja local remonta ao século XII, e algumas das casas da cidade e hotéis foram construídos por volta de 1600.
A parte mais romântica de Brienz, é provavelmente, o Brunngasse, uma rua que foi premiada por ser a «rua mais bonita da Europa», como é conhecida no estrangeiro. A maioria das casas desta rua datam do século XVIII e estão decoradas com esculturas em madeira.

O vilarejo de Brienz é o centro artesanal dos trabalhos de escultura em talha de madeira Oberland e é nesta vila que se pode encontrar a Kantonale Schnitzerschule Brienz, a Escola de escultura em madeira, que merece uma visita.

Brienz, é assim conhecida como a "aldeia de escultura" e tem uma longa tradição no processamento de madeira e até hoje produz trabalhos artesanais de escultura e também violinos. Exemplos desta arte, na forma de figuras ou letreiros, estão espalhados pela vila inteira.

Numa colina encontra-se a igreja, que possui um altar em talha esculpido de 1517. Também em Brienze se podem encontrar, diversas lojas com trabalhos em talha de madeira e lojas de violinos e as escolas destas artes, que se encontram abertas aos visitantes.

Poucas mudanças foram operadas nos últimos 100 anos. A velha fábrica de talha em madeira Huggler, ainda continua no mundo dos negócios. Os visitantes continuam a desfrutar de belas caminhadas e excursões no lago, os ferries a vapor e o comboio continuam a transportar turistas, como o têm feito desde 1892.

Mesmo os chalés modernos foram construídos com uma arquitectura idêntica à tradicional, característica das casas de um ou dois séculos atrás, com os tradicionais telhados salientes e pesadas varandas de madeira.

Esta vila acolhedora é um bom ponto de partida, para alugar um barco e fazer um passeio no tranquilo lago azul turquesa, ou apanhar um elegante barco a vapor e fazer um cruzeiro com paragens nas pequenas cidades, vilas e aldeias, situadas nas margens do lago BrienzerSee.

Também podemos apanhar o funicular (inaugurado em 1879), e subir pela encosta rochosa e escarpada em quatro minutos, até a uma zona em altitude, onde se pode caminhar 20 minutos para ver no total, sete quedas de água a cerca de 278m de altura.

Perto de Brienz podemos ainda visitar o Freilichtmuseum, na localidade próxima de Ballenberg. É um museu ao ar livre, com cerca de 80 casas típicas e edifícios agrícolas que datam do século XVI ao XIX, vindos de toda a Suíça e que se encontram espalhadas por uma grande área de pastagens.

Neste museu, o artesanato tradicional é demonstrado por artesãos vestidos com trajes típicos, que ali trabalham durante a temporada de Verão, que vai de meados de Abril ao mês de Outubro.

No entanto não se deve passar por Brienz, sem se mergulhar nas gélidas águas do lago, o que resulta numa experiência única. Recomenda-se ainda, uma caminhada ao longo da calçada do lago, passando pelos pequenos portos, com barcos de recreio, um passeio revigorante, calmo e refrescante...

Nenhum comentário: