Zurique



Saímos de Berna já de noite e por isso decidimos ir até Zurique pela auto-estrada, porque de noite todos os gatos são pardos…

Surpreendeu-nos no caminho a quantidade de promiscuidade homossexual nas estações de serviço a caminho de Zurique e como já chegámos tarde à cidade, também nos surpreendeu a enorme quantidade de prostituição à entrada da cidade.

As cidades da Suíça junto aos lagos assemelham-se muito, em especial nas marginais junto dos lagos. À noite ainda mais se assemelham, em especial pela beleza da reflexão das cidades nos seus lagos.

A cidade é muito bonita à noite, apetecendo ficar e vaguear pela cidade iluminada. Junto ao rio, na rua que delimita o bairro antigo, também poderemos encontrar uma série de bons cafés e nos pequenos hotéis também se pode encontrar um bom piano bar. Este bairro é delimitado pelas traseiras da estação de comboio e pela margem do lago Zurique e estende-se pela encosta da montanha.

O lugar escolhido para a pernoita, foi um largo e sossegado parque de estacionamento junto do lago, onde a presença constante da policia se fazia sentir. Um local que na manhã seguinte se revelou muito concorrido pelos habitantes de Zurique para aí fazerem praia, nos pontões de embarque para barcos de recreio.

Zurique é a maior cidade da Suíça e que teve sempre um papel fundamental na sua história. A cidade situa-se no nordeste do país, no cantão alemão e é palco de um grande fervor cultural, com um ambiente cosmopolita e com muitas outras características das grandes cidades europeias.


Acredita-se que a origem do nome advém das línguas celtas, talvez da palavra Turus, até pelo facto dos Celtas terem colonizado aquela área pelo menos desde o ano 500 a.C. O nome atribuído à cidade pelos Romanos era Turicum.

A cidade foi destruída no século V pelos alamanos. Converteu-se em cidade imperial em 1218, entrando na Confederação Helvética em 1351 e obtendo grande importância, graças à aquisição de numerosos condados vizinhos e à grande prosperidade do seu artesanato têxtil.

Ulrico Zuínglio, introduziu a reforma protestante em Zurique a partir de 1519 e a cidade e o cantão foram governados pela rica burguesia protestante até à reforma liberal de 1830.

Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa. A alta finança e os grandes bancos suíços, tão importantes para a economia nacional, estão sediados em Zurique.

O caudaloso rio Limmat que se junta ao lago de Zurique, divide a cidade em duas metades. A parte oriental conhecida como Niederdorf, inclui a majestosa Catedral Grossmünster do século XIII, e tem muitos cafés e pequenas lojas.

A metade ocidental é a mais antiga da cidade e concentra-se à volta da Lindenhof, a plataforma que oferece uma excelente vista da cidade. Ali perto fica a igreja medieval, a Fraumünsterkirche com bonitos vitrais de Marc Chagall e a Städtische Verwaltung (Câmara Municipal).

Bahnhofstrasse é a ampla rua que vai dar à Estação Central e tem a fama de ser uma das ruas de comércio mais elegantes da Europa com várias joalharias e boutiques de grande classe.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: