Lucerne a cidade maravilhosa

O lugar escolhido para as pernoitas e para o estacionamento da nossa AC em Lucerne, foi um recatado e silencioso parque de estacionamento perto da AS da cidade, que se encontrava superlotada e que se situava perto do Verkehrshaus, o famoso museu dos Transportes da cidade que fica na periferia da cidade.
As deslocações para a cidade foram feitas de bicicleta, o que nos proporcionou passeios de autêntico prazer pelas magníficas margens do lago dos Quatro Cantões. No entanto essas deslocações podem também ser feitas por barco, uma vez que a zona é servida por um ancoradouro com ponto de paragem para os elegantes barcos suíços que cruzam os lagos e que nos levam até à Cidade Velha de Lucerne.
Lucerna está idealmente situada no coração histórico e paisagístico do País e é inquestionavelmente uma das cidades mais encantadoras da Europa e quanto a mim, a mais bonita cidade Suíça.

Lucerna também tem o mérito adicional de estar no regaço de algumas das mais deslumbrantes montanhas suíças e a sua fama como estância turística é mantida de ano para ano, por uma escolha incrível de atracções e actividades.

A cidade está localizada nas pitorescas margens do Lago dos Quatro Cantões ou Lago de Lucerne e é cercada por uma paisagem alpina verdadeiramente idílica. Um agradável passeio pelas margens do lago, onde o vento se faz sentir ameno e a visita à encantadora Cidade Antiga, que atravessou séculos de história, são absolutamente imperdíveis.

Assim a cidade tem um lugar notável no extremo noroeste do lago de Lucerna, onde o rio Reuss retoma o seu curso. Gozando de uma revigorante vista para a montanha, cruzeiros no lago e a sua pitoresca zona antiga, Lucerne, Luzern ou Lucerna é uma das cidades turisticamente mais fortes da Europa.

Outrora uma simples vila de pescadores, esta encantadora cidade é atravessada pelo rio Reuss, na borda ocidental do Lago Lucerna e é hoje uma excelente base para muitas excursões na Suíça montanhosa.

A fundação da cidade de Lucerne perde-se na história. O nome da cidade provavelmente deriva da palavra celta “lozzeria”, que significa "uma solução em terreno pantanoso", que é como Lucerne se encontrava em meados do século oitavo, quando ali só existia um pequeno mosteiro beneditino, sob o controle da Abadia alsaciana de Murbach.
Quando a rainha Vitória chegou a Lucerne para umas férias em Agosto de 1868, a cidade já era sobejamente conhecida. O turismo é no entanto hoje, a principal fonte de rendimento da cidade, que mesmo assim tem conseguido manter todo o seu encanto.

Embora seja uma cidade relativamente pequena, para a conhecermos bem, é necessário pelo menos um par de dias, para se explorar a cidade e se poder visitar alguns dos seus museus de grande qualidade.

O museu Picasso e o Verkehrshaus, o seu impressionante Museu dos Transportes, são imperdíveis. Imperdível também, é o caminhar sobre as muralhas medievais ou mesmo explorar as ruas de paralelepípedos, com pátios e jardins escondidos, não esquecendo o refrescante, revigorante e saboroso passeio pelas margens do lago.

As margens do rio estão cheias de praças medievais, com igrejas e capelas, bem como casas seculares, decoradas exteriormente com lindos frescos com figuras e flores.

O centro de Lucerna é uma zona pedonal, com muitas ruas empedradas, cercada por casas, lojas e hotéis com fachadas pintados em estilo medieval ou simplesmente decorados com flores. Acima da cidade velha, estendem-se as muralhas da cidade original, de onde se pode admirar o esplendor e a variedade da paisagem.

A cidade possui uma vivacidade que desmente a sua idade e uma das suas principais atracções é sem dúvida a passagem para a outra margem, do rio Reuss pela famosa ponte medieval, a “Ponte da Capela” (Kapellbrücke), que constitui a trave mestra da paisagem urbana de Lucerne e é considerada, uma das mais antigas pontes de madeira cobertas na Europa, construída no século XIV.
Mas Lucerne não é uma peça de museu. A cidade possui muitos jovens, tem muitos cafés e nos finais de semana a sua avenida principal, a Pilatusstrasse, enche-se de jovens e de pessoas de todas as idades.

Um passeio bicicleta pelas margens do seu belo lago, a subida até ao monte Pilatus que se eleva acima da cidade, a sua fabulosa arquitectura medieval ou mesmo a actual arquitectura contemporânea, ou pela sua vida nocturna, a cidade tem o condão de deixar quem a visita absolutamente fascinado...

Fonte: Travel Guide/myswitzerland.com

Nenhum comentário: